domingo, 9 de novembro de 2008

Eduardo Campos lança Programa Governo Presente em Santo Amaro


Aproximadamente 500 crianças e jovens de Santo Amaro lotaram a tenda armada na Praça 11 de julho para o lançamento do programa Governo Presente, na manhã desta sexta-feira (07). O projeto visa incluir socialmente moradores do bairro de todas as idades através de ações integradas de oito secretarias estaduais. A festa contou com a apresentação de grupos culturais e foi encerrada em grande estilo com uma aula-espetáculo do secretário de Cultura, o escritor Ariano Suassuna.

O bairro de quase 30 mil habitantes foi escolhido por apresentar um dos mais altos índices de criminalidade verificados na Região Metropolitana do Recife. Em breve, o Governo Presente será estendido a outras 11 comunidades de características semelhantes.

Embora o lançamento oficial do programa tenha sido feito hoje, profissionais do Governo “mergulharam” em Santo Amaro há quatro meses para debater com a comunidade o modelo e as ações que melhor se encaixavam no perfil da comunidade. “Ficaram definidas ações nas áreas de educação, cultura, segurança pública, esportes, juventude, saúde, qualificação profissional e outras, que visam melhorar os indicadores sociais dessas 12 áreas”, explicou o governador Eduardo Campos, ao lado da primeira dama, Renata Campos.

Trinta e três ações serão desenvolvidas no bairro de forma simultânea. São campanhas educativas, projetos de alfabetização e elevação de escolaridade de jovens e adultos, emissão de carteiras de trabalho, identidade e certidão de nascimento. Além disso, serão oferecidas oficinas culturais e de capacitação profissional. A emissão de documentos já começa a partir de amanhã, na Praça 11 de Julho. A tenda continuará armada com atrações musicais, circenses, e de dança, até domingo (09).

Para abrigar as ações, o Governo vai utilizar locais já conhecidos da comunidade como escolas, igrejas, associações de moradores e o Centro da Juventude. “É o Estado chegando perto dos que mais precisam. Nosso objetivo é envolver as prefeituras, como aqui já envolvemos a de Recife. Creio que, com isso, a gente vai reduzir os índices de violência do Estado de maneira expressiva e construir a cidadania de grande parte da população que mora nessas áreas”, ressaltou Eduardo Campos. “Não queremos reinventar a roda, é muito mais a reafirmação do governo em fazer chegar a mudança aos que mais precisam”, pontuou o secretário de Articulação Social, Waldemar Borges.

Para Eduardo Campos, esse conjunto de ações pode resgatar a auto-estima da população, diminuindo as desigualdades e combatendo a violência com inteligência. “Santo Amaro é um símbolo da resistência do povo do Recife. Um bairro cheio de contrastes e dividido ao meio por uma de nossas principais avenidas, a Agamenon Magalhães. Precisamos vencer a violência sem usar a violência, e sim resgatando a paz, com emprego, escola, cultura e respeito para as pessoas terem orgulho de dizer de onde são. Vamos fazer o que parece impossível aos olhos dos desanimados, dos que não conhecem a força de nosso povo”, concluiu.

Estiveram presentes ao lançamento do programa os secretários de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim, de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio e de Juventude e Emprego, Pedro Mendes. O secretário de Cultura, Ariano Suassuna, após a abertura do evento, apresentou sua aula-espetáculo, O Castelo, a Cadência e a Cantoria. Da Casa Militar, estava o coronel Mário Cavalcanti, e, da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a presidente Luciana Azevedo.

Nenhum comentário: