Trinta e uma cidades brasileiras, sendo 11 capitais, escolhem neste domingo (26) os prefeitos que administrarão suas cidades pelos próximos quatro anos. Em 30 delas, há segundo turno; em uma, Benedito Leite (MA), onde eleitores destruíram urnas no dia 5 de outubro, as eleições tinham sido canceladas. No total, são 27.166.643 eleitores de volta às urnas, que estarão abertas das 8h às 17h.
A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que sejam conhecidos os resultados das eleições até as 20h, três horas após o fim da votação. Se você tem dúvida onde é o seu local de votação, digite o número do seu título de eleitor no site do TSE, clicando aqui . Para quem não tem o número do título, o site oferece uma busca pelo nome do eleitor.
Como votar sem título - Quem perdeu o título, poderá votar apenas com a carteira de identidade ou com documento com fotografia. Para saber onde votar é preciso conhecer os números da zona e da seção eleitoral, que constam no título. Se você não se lembra deles, deve procurar antes da eleição o seu cartório eleitoral.
Como justificar o voto - O formulário de justificativa para os eleitores que estiverem fora da cidade onde votam está disponível na página do TSE e também será distribuído nos locais de votação no dia da eleição.
A justificativa é gratuita e o formulário deve ser entregue, no dia da eleição, das 8h às 17h, em qualquer seção eleitoral ou em postos de justificativa montados pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Para justificar, o eleitor deve apresentar o título de eleitor ou documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista). Nesse caso é necessário que o eleitor tenha o número de seu título para preenchimento do formulário. Quem não tem o número deve procurar o seu cartório eleitoral.
Vinte segundos para votar - Serão usadas 77 mil urnas eletrônicas na votação em todo o país. O TSE estima que, em média, cada eleitor levará 20 segundos na cabine de votação. Para votar, os eleitores precisam apertar três teclas: os dois algarismos que compõem o número do candidato e, em seguida, a tecla confirma. É importante olhar a foto do candidato para certificar que o voto foi para o escolhido.
Caso o eleitor decida votar em branco, deve apertar a tecla branca, para em seguida confirmar o voto na tecla verde. A opção "corrige" serve para que o eleitor faça alguma mudança antes de confirmar o voto. A Justiça Eleitoral recomenda aos eleitores que, caso necessário, levem os números anotados para facilitar a votação.
Entre as capitais, haverá segundo turno no Rio de Janeiro, onde a disputa entre Fernando Gabeira (PV/PSDB/PPS) e Eduardo Paes (PMDB/PP/PSL/PTB) está acirrada, e em Belo Horizonte, onde Márcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB) disputam a eleição voto a voto.
Salvador (BA), São Paulo, Manaus (AM), Macapá (AP), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) também escolhem seus novos administradores.
No Estado do Rio, os eleitores ainda escolhem novo prefeito em Campos, onde a ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB) disputa a prefeitura com Arnaldo Vianna (PDT), e em Petrópolis, onde a disputa está entre Paulo Mustrangi (PT) e Ronaldo Medeiros (PSB).
As outras 17 cidades do interior em que haverá um novo pleito neste domingo são Anápolis (GO), Bauru (SP), Canoas (RS), Campina Grande (PB), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Pelotas (RS), Ponta Grossa (PR), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP) e Vila Velha (ES).
Prefeito e vereador - Além destas 30 cidades, que reúnem 21,09% do eleitorado apto a votar, o município de Benedito Leite, no Maranhão, realizará eleições para escolher o prefeito e vereadores. Isso porque o pleito do último dia 5 foi cancelado pela Justiça Eleitoral depois que várias urnas foram queimadas por eleitores. No local, 4.271 votantes são esperados nas 17 seções instaladas.
O município com o maior número de eleitores aptos a votar é São Paulo, onde 8.198.282 eleitores escolhem entre o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e a ex-prefeita e ex-ministra do Turismo Marta Suplicy (PT). Em seguida, vem o Rio, com 4.579.365 eleitores, Belo Horizonte, com 1.772.227, e Salvador, com 1.747.278. Ainda aparecem com mais de um milhão de eleitores as cidades de Manaus (1.056.277) e Porto Alegre (1.038.885).
Das cidades em que haverá segundo turno, as que têm o menor número de eleitores são Ponta Grossa (210.535), Anápolis (217.127) e Macapá (219.241).
Exército em quatro cidades - Quatro cidades, entre elas três capitais, recebem o reforço das tropas do Exército no segundo turno. O TSE determinou o envio de militares para Manaus, Belém, Campina Grande e Benedito Leite. No Rio, o TRE-RJ descartou o uso de tropas federais no segundo turno.
Da Agência O Globo