terça-feira, 4 de novembro de 2008
INOCÊNCIO OLIVEIRA DEFENDE AÇÕES PARA DESENVOLVER INTERIOR PERNAMBUCANO
O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) ressaltou na última sexta-feira, 31, em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, as ações que estão em curso em Pernambuco para a interiorização do desenvolvimento.
O Parlamentar ressaltou principalmente a atuação dos governos federal e estadual, que estão dotando o interior com uma rede completa de infra-estrutura. São estradas, abastecimento d’água, gasodutos, implantação de escolas técnicas e interiorização das universidades, centros tecnológicos, com o objetivo de oferecer condições e mão-de-obra qualificada para as novas empresas.
Para Inocêncio, interiorizar o desenvolvimento do Brasil é condição fundamental para diminuir a profunda disparidade de desenvolvimento. Em Pernambuco, o Deputado diz que o pressuposto precisa ser a valorização das ações administrativas fora do litoral, de Recife, e de sua região metropolitana. “Interiorizar o desenvolvimento sempre foi uma das minhas preocupações nos meus 34 anos de vida pública”, admitiu.
O Deputado destacou, entre outras obras, a duplicação da BR-104, considerada prioritária pelo governador Eduardo Campos e que recebeu emendas ao orçamento feitas por deputados, inclusive uma de sua autoria, no
valor de R$ 110 milhões. Quanto à educação, o deputado citou os pólos em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Palmares, Salgueiro, Petrolina, Carpina e Timbaubá. Quanto a Serra Talhada, sua terra natal, Inocêncio lembrou que lá já são oferecidos 25 cursos superiores.
Leia a íntegra do discurso do Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE)
O SR. INOCÊNCIO OLIVEIRA (PR-PE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Rômulo Gouveia, Sras. e Srs. Parlamentares presentes, senhoras e senhores, interiorizar o desenvolvimento do Brasil como um todo é condição fundamental para que o País possa ocupar seu importante território e fazer com que possamos diminuir a grande e tão profunda disparidade de desenvolvimento existente entre as diferentes regiões, Estados, Municípios, famílias e pessoas.
Em meu Estado, Pernambuco, interiorizar o desenvolvimento sempre foi uma das minhas preocupações nos meus 34 anos de vida pública e da minha ação parlamentar e política junto ao Governo do Estado e à União, partindo do pressuposto de que não poderíamos continuar a valorizar ações administrativas sobretudo no litoral, no Recife e na sua região metropolitana. Estaríamos assim repetindo a análise crítica de Frei Vicente do Salvador sobre a administração colonial portuguesa no Brasil, dizendo: arranhando o litoral como caranguejos.
Por essa razão quero congratular-me com o Governador Eduardo Campos, pelo seu plano estratégico de incentivar a formação de novos pólos econômicos no Estado, apoiado nos incentivos fiscais do ICMS e no reforço da infra-estrutura de estradas, abastecimento dágua, malha de gasodutos, implantação de escolas técnicas e interiorização das universidades, centros tecnológicos, com o objetivo nesse caso específico de oferecer mão-de-obra qualificada para as novas empresas.
Refiro-me especificamente ao pólo farmacêutico, com as fábricas da HEMOBRÁS, LAFEPE, Novartis e União Química Farmacêutica Nacional, localizando em Goiana, quando ontem recebemos o Prefeito Fenelon, primeiro Prefeito a ser reeleito naquele importante Município situado na Mata Norte do nosso Estado, cujos investimentos programados são de 1 bilhão e 100 milhões de reais, com geração prevista de 1.100 empregos diretos e mais de 3 mil empregos indiretos.
Quero referir-me também ao complexo Perdigão, fábrica de laticínios e embutidos em Bom Conselho, Garanhuns, região do agreste meridional, que tem Garanhuns como cidade pólo, com previsão de 950 empregos diretos; à fábrica da Sadia, de embutidos também, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, com investimento de 300 milhões de reais e a criação de 1.500 empregos diretos; e ao complexo da Netuno, para beneficiar pescados, com 800 empregos previstos e investimento de 100 milhões na Região do Baixo São Francisco, especificamente Belém do São Francisco, Itacuruba e Petrolândia.
Todos esses investimentos foram calculados a preços originais dos projetos, quando apresentados ao Governo Estadual e aos bancos oficiais financiadores, que deverão ser atualizados.
No sertão, temos de destacar o pólo gesseiro do Araripe, o pólo da ovino e da caprinocultura, baseado em Serra Talhada, minha terra natal, que vai fazer o ciclo completo do bode, inclusive a industrialização do couro já está em fase inicial de operação e com formação de tecnólogos, caro Deputado Rômulo Gouveia, e de pessoas habilitadas que podem gerar mais empregos e renda naquela importante região; o pólo da fruticultura e vinicultura, que é uma história de sucesso no São Francisco em âmbito nacional, e outros em prospecção: piscicultura, avicultura, expansão das bacias leiteiras no agreste, floricultura e turismo ecológico.
Prevê-se a recuperação da indústria de calçados, que foi florescente em Timbaúba, no norte do Estado, e o apoio do pólo têxtil e de confecções em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Para dizer da pujança desse pólo, só a cidade de Toritama produz 16% do jeans do Brasil, cerca de 2 milhões de peças por mês vezes 30 reais, são 60 milhões de vendas por mês, perfazendo um total de 720 milhões por ano. Isso sóa cidade de Toritama, sem falar em Santa Cruz do Capibaribe, que tem uma diversificação de tecidos hoje consumidos não só nos diferentes Estados do Brasil, mas também no exterior.
Quero esclarecer também que o Governador, para fortalecer esse pólo, deu prioridade à duplicação da BR-104, já tendo sido alocados por mim e por outros companheiros, como Wolney Queiroz e Eduardo da Fonte, cerca de 110 milhões de reais e a obra está orçada em 320 milhões de reais.
Quero referir-me também à duplicação da BR-408, que também vai fortalecer toda a mata norte do meu Estado, com investimento previsto de 300 milhões de reais e vai desde a intercessão da BR-232, até o Terminal Integrado dePassageiros — TPI, até São Lourenço da Mata, Paudalho, Carpina, o que vai incrementar o pólo sucroalcooleiro e o pólo ceramista, um dos mais pujantes do Estado de Pernambuco.
Quero falar também da BR-423, que liga São Caetano a Garanhuns, dentro do programa do Ministério dos Transportes, que tem à frente o competente Ministro Alfredo Nascimento, um dos mais corretos e melhores administradores que jápassaram por aquele Ministério e que recebe a ajuda também do Luiz Antônio Pagot, grande administrador público à frente do DNIT.
Pernambuco realiza o maior programa rodoviário de todo o Brasil. Foi feita uma pesquisa em âmbito nacional e constatou-se que Pernambuco tem as melhores estradas federais de todo o País, graças ao Ministro Alfredo e ao Presidente Lula — não fosse o Presidente Lula, o Ministro não faria nada disso.
O Governo possibilita a recuperação da malha rodoviária brasileira, bem como a integração de diferentes regiões, aproveitando a potencialidade de cada uma. Com isso, há ligação entre as pessoas e sobretudo escoamento a produção.
Quero referir-me aos pólos educacionais. Recife é um dos pólos mais importantes de educação superior do Brasil. Cito Caruaru, um pólo pujante, Garanhuns, Arcoverde e Palmares. Precisamos fazer um pólo na Mata Norte, em Carpina e Timbaubá. Quanto ao pólo de Serra Talhada, minha terra natal, lá já são oferecidos 25 cursos superiores — são 25 cursos superiores numa cidade do interior! Agradeço, de público, ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter criado em Serra Talhada um campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com 9 cursos superiores, num investimento inicial de 18 milhões de reais.
Também temos o pólo de Salgueiro, um pólo educacional superior, de Petrolina e tantos outros que estão sendo desenvolvidos em Pernambuco.
A estratégia do Governo do Estado é concentrar recursos em infra-estrutura que apoie aqueles pólos antes referidos, para obter maior potencial de resposta em termos de geração de renda e emprego.
Outrossim, não vamos esquecer a área da cultura. Com a expansão e a criação de museus e bibliotecas e a realização de festivais literários, o Estado sótem a lucrar, criando um clima para o surgimento de novas editoras e livrarias.
Sr. Presidente, Deputado Rômulo Gouveia, meus caros colegas Deputados, digo que Pernambuco está no caminho certo do desenvolvimento econômico, social e cultural.
Um abraço e muito obrigado a todos
Fonte: Jornal da Câmara
Juíza do TJPE ministrará palestra em Brasília sobre Juizado da Mulher
A juíza titular do Juizado da Mulher, Maria Thereza Paes, representará o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no Curso de Formação de Multiplicadores sobre Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha em Brasília. O evento é uma realização da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Justiça e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O curso será iniciado na próxima quarta-feira (5) e segue até sexta-feira (7).
A juíza ministrará uma palestra na sexta-feira (7) durante a manhã, apresentando o funcionamento do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Pernambuco. Magistrados e profissionais da área psicossocial compõem o público alvo do evento e receberão o primeiro curso de formação de formadores sobre conhecimentos, habilidades e aspectos operacionais da aplicação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
O ex-presidente do TJPE e, agora, ministro do STJ, Og Fernandes, apresentará a palestra “A lei Maria da Penha e o Superior Tribunal de Justiça” que dará início ao evento. Também participarão como palestrante a Subprocuradora-Geral da República, Ela Wiecko, o promotor do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Fausto Rodrigues Lima, a Secretária especial de políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, entre outros.
Lei Maria da Penha
Para celebrar os dois anos de existência da Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, os Correios lançam um selo comemorativo nesta quinta-feira (6). O evento ocorrerá às 10h30 no auditório da sede da OAB-PE, situada na Rua do Imperador, 235, no bairro de Santo Antônio.
O lançamento do selo terá a presença da biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que lutou 20 anos para condenar o ex-marido, que a deixou tetraplégica após constantes agressões. Seu nome, desde então, passou a ser um símbolo da luta contra a violência sofrida pelas mulheres no ambiente doméstico e batizou a Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher sancionada pelo presidente Lula no dia 7 de agosto.
A Lei Maria da Penha estipulou a criação, pelos tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, de um juizado especial em defesa da mulher no intuito de dar mais agilidade aos processos. As investigações também passaram a ser mais detalhadas, com depoimentos também de testemunhas. Antes, o crime de violência doméstica era considerado de “menor potencial ofensivo” e julgado nos juizados especiais criminais junto com causas como briga de vizinho e acidente de trânsito. A Lei também aumentou de um para três anos o tempo máximo de prisão. Pernambuco foi o estado pioneiro do Nordeste e o terceiro do Brasil a instalar um juizado da mulher.
A juíza ministrará uma palestra na sexta-feira (7) durante a manhã, apresentando o funcionamento do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Pernambuco. Magistrados e profissionais da área psicossocial compõem o público alvo do evento e receberão o primeiro curso de formação de formadores sobre conhecimentos, habilidades e aspectos operacionais da aplicação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
O ex-presidente do TJPE e, agora, ministro do STJ, Og Fernandes, apresentará a palestra “A lei Maria da Penha e o Superior Tribunal de Justiça” que dará início ao evento. Também participarão como palestrante a Subprocuradora-Geral da República, Ela Wiecko, o promotor do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Fausto Rodrigues Lima, a Secretária especial de políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, entre outros.
Lei Maria da Penha
Para celebrar os dois anos de existência da Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, os Correios lançam um selo comemorativo nesta quinta-feira (6). O evento ocorrerá às 10h30 no auditório da sede da OAB-PE, situada na Rua do Imperador, 235, no bairro de Santo Antônio.
O lançamento do selo terá a presença da biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que lutou 20 anos para condenar o ex-marido, que a deixou tetraplégica após constantes agressões. Seu nome, desde então, passou a ser um símbolo da luta contra a violência sofrida pelas mulheres no ambiente doméstico e batizou a Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher sancionada pelo presidente Lula no dia 7 de agosto.
A Lei Maria da Penha estipulou a criação, pelos tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, de um juizado especial em defesa da mulher no intuito de dar mais agilidade aos processos. As investigações também passaram a ser mais detalhadas, com depoimentos também de testemunhas. Antes, o crime de violência doméstica era considerado de “menor potencial ofensivo” e julgado nos juizados especiais criminais junto com causas como briga de vizinho e acidente de trânsito. A Lei também aumentou de um para três anos o tempo máximo de prisão. Pernambuco foi o estado pioneiro do Nordeste e o terceiro do Brasil a instalar um juizado da mulher.
TJPE solicita parecer do Procurador-Geral de Justiça sobre intervenção em Jaboatão dos Guararapes
O relator do processo sobre a intervenção em Jaboatão dos Guararapes, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, solicitou, nesta segunda-feira (3) parecer do Procurador Geral de Justiça, Paulo Varejão, sobre os documentos apresentados pelo município e também quanto à possível perda do objeto da representação que originou a ação.
Para auxiliar a elaboração do parecer da Procuradoria-Geral de Justiça, o desembargador remeteu cópia processo completo junto com a intimação, que terá o prazo improrrogável de cinco dias para ser atendida a partir do seu recebimento.
A intimação do Procurador-Geral para emitir parecer sobre os documentos apresentados e a possível perda do objeto da representação foi requerida pelo município de Jaboatão. O desembargador Adalberto Melo atendeu ao pedido em obediência aos princípios constitucionais que asseguram o contraditório e a ampla defesa em processo judicial criminal e civil ou em procedimento administrativo.
“O município, enquanto pessoa jurídica de direito público interno e seus agentes públicos municipais atingidos pela intervenção, tem o direito de exigir que a medida extrema se processe com obediência ao princípio do devido processo legal, pois nenhuma restrição a direitos poderá ser imposta, tanto no campo judicial quanto nos campos administrativos ou disciplinares, sem a necessária amplitude de defesa”, escreveu o desembargador em seu despacho.
Decorrido o prazo determinado pela intimação e com o parecer do Procurador-Geral, o desembargador Adalberto ainda não poderá levar o processo para a Corte Especial do TJPE, pois os processos de intervenção em município não podem ser julgados se não estiverem incluídos na pauta da sessão.
O processo só será julgado após o relator incluir o processo na pauta da Corte Especial, cuja sessão é realizada a cada segunda-feira no 1º andar do Palácio da Justiça, na sala de sessões cíveis. A Corte é composta por 15 desembargadores. Oito deles são os de maior Antigüidade e sete são eleitos pelo Tribunal Pleno do TJPE.
Tribunal Pleno aprova adicional por tempo de serviço para magistrados
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aprovou a autorização do pagamento de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) para magistrados em sessão do Tribunal Pleno realizada na tarde desta segunda-feira (03). A aprovação da ATS obedece à decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) proferida no dia 12 de agosto de 2008, em relação ao Pedido de Providência nº 1069.
De acordo com a decisão da CNJ, o valor mensal devido a titulo de ATS deve ser calculado segundo o percentual adquirido pelo magistrado no regime de vencimentos, no período de janeiro de 2005 a maio de 2006 com repercussão nas férias e na gratificação natalina. O valor da ATS ainda será limitado ao teto do referido período, aplicando-se a correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e também juros moratórios de meio por cento ao mês.
O pagamento da ATS aos magistrados pernambucanos ficará condicionado à disponibilidade financeira do Judiciário. “O pagamento do adicional ocorrerá se e quando houver disponibilidade financeira no Tribunal”, explicou o assessor especial da Presidência, juiz Jorge Américo. O magistrado ainda informou que a Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPE está estudando o impacto financeiro do pagamento da ATS no orçamento e esse valor será divulgado assim que a análise for concluída.
De acordo com a decisão da CNJ, o valor mensal devido a titulo de ATS deve ser calculado segundo o percentual adquirido pelo magistrado no regime de vencimentos, no período de janeiro de 2005 a maio de 2006 com repercussão nas férias e na gratificação natalina. O valor da ATS ainda será limitado ao teto do referido período, aplicando-se a correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e também juros moratórios de meio por cento ao mês.
O pagamento da ATS aos magistrados pernambucanos ficará condicionado à disponibilidade financeira do Judiciário. “O pagamento do adicional ocorrerá se e quando houver disponibilidade financeira no Tribunal”, explicou o assessor especial da Presidência, juiz Jorge Américo. O magistrado ainda informou que a Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPE está estudando o impacto financeiro do pagamento da ATS no orçamento e esse valor será divulgado assim que a análise for concluída.
TJPE discute prática da psicologia jurídica
Cerca de 20 psicólogos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) reuniram-se, na última sexta-feira (31), no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA). O encontro teve como objetivo discutir a prática da psicologia no âmbito dos Núcleos e Centros Psicossociais do TJPE.
Profissionais das Comarcas de Recife, Garanhuns, Caruaru e Olinda participaram da reunião. A iniciativa partiu das psicólogas Sônia Proto e Tânia Mossi, do Núcleo de Orientação e Fiscalização de Entidades (NOFE), e Edniede Silva, do Núcleo de Adoção e Estudos da Família (NAEF), das 1ª e 2ª Varas da Infância e Juventude, respectivamente.
De acordo com Edineide Silva, coordenadora do NAEF, o encontro demonstrou a necessidade de integrar os profissionais e sistematizar as demandas, conflitos e impasses vivenciados pela categoria. "As expectativas dos participantes é de fortalecimento dos profissionais e de suas intervenções através das reuniões", salientou. Para a psicóloga Sônia Proto, as discussões vão favorecer a compreensão da interface da psicologia com o direito e a qualificação do atendimento aos usuários.
A próxima reunião dos psicólogos ficou marcada para o próximo dia 12 de dezembro, no Centro Integrado da Criança e do Adolescente. Na oportunidade, acontecerá a apresentação dos núcleos psicossociais do Tribunal de Justiça e o levantamento das necessidades dos profissionais de psicologia. O momento será marcado também por atividades de confraternização da categoria.
João Lyra dá início às obras de escola técnica em Caruaru
Caruaru vai ganhar um campus da escola técnica federal no ano que vem. Nesta segunda-feira (03), o vice-governador João Lyra Neto, o diretor geral do Cefet-PE, Sérgio Gaudêncio e o prefeito da cidade, Manoel Teixeira, assinaram a ordem de serviço e o termo para liberação do terreno de 154 hectares que abrigará a escola, localizado na subida do Alto do Moura. Cerca de R$ 8 milhões estão sendo investidos para a construção da escola, que vai ocupar 10 hectares.
“O Cefet-Caruaru é um sonho de quase 20 anos dos caruaruenses. Houve um esforço do Governo do Estado e da gestão municipal para ele se concretizar. Isso vem fortalecer a região e ajudar na atração das grandes empresas, que só virão com essa mão-de-obra qualificada”, explicou João Lyra Neto.
Com investimentos da União de R$ 5 milhões já garantidos, e outros R$ 3 milhões do Tesouro Estadual, o Cefet-Caruaru ficará a cinco minutos do centro da cidade. O local já conta com toda a infra-estrutura viária necessária, bem como disponibilidade de transporte público e fornecimento de água graças a um convênio firmado entre governo e município, conforme lembrou João Lyra Neto.
O vice-governador ressaltou que essa unidade faz parte da meta do Governo Eduardo Campos de construir 12 escolas técnicas em Pernambuco. “São cinco do Governo Federal e sete estaduais, distribuídas em todas as microrregiões. Todas já estão em fase de construção ou prontas para iniciar. Elas são importantes para o desenvolvimento econômico do Estado, para que possamos gerar empregos e alcançarmos um maior equilíbrio social”, afirmou.
De acordo com Gaudêncio, as obras da nova unidade de ensino técnico terão começarão no primeiro trimestre de 2009. Até outubro de 2009, o prédio deve estar pronto. Segundo o diretor geral do Cefet-PE, a escola vai operar com 1.200 funcionários já em 2010 e deve oferecer cursos superiores. “Inicialmente serão cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Eletrônica e Mecatrônica, definidos na audiência pública que fizemos. Em 2010, estamos estudando a possibilidade de abrir um curso de engenharia eletrônica ou química”, observou Gaudêncio.
Além de Caruaru, receberão uma unidade do Cefet as cidades de Garanhuns e Afogados da Ingazeira. A escola já se faz presente no Recife, em Petrolina, e em Pesqueira. Em Ipojuca está em fase de construção. O evento aconteceu na sede da prefeitura e contou ainda com a presença do deputado Federal Wolney Queiroz e do prefeito eleito, José Queiroz.
Ariano Suassuna dará palestra para servidores do TJPE
O dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta, filósofo e grande defensor da cultura brasileira Ariano Suassuna será uma das atrações do evento comemorativo do Dia do Servidor. O evento, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), através da Gerência de Bem-Estar, acontecerá durante a tarde da próxima quarta-feira (5), no Fórum Rodolfo Aureliano. A abertura oficial será feita às 12h pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jones Figueirêdo.
A programação cultural será iniciada com apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, às12h30, no Hall Monumental, seguida de uma “Peleja do Frevo com o Forró”, com as participações da Orquestra Popular do Recife, de Maciel Salu e Banda, e do Balé Popular do Recife (13h). Às 14h, será apresentada a comédia teatral “A Carta de Morfeu” e, por fim, a palestra de Ariano Suassuna, prevista para às 15h. Essas duas últimas atrações ocorrerão no auditório.
A após as apresentações, será cortado um bolo e sorteado um aparelho de DVD entre os servidores que fizeram doações de filmes para a cinemateca.
Palestra
Um dos principais momentos da programação do Dia do Servidor será, sem dúvida, a palestra do fundador do Movimento Armorial. Ariano Suassuna, 81 anos, ficou nacional e internacionalmente conhecido principalmente por suas obras “Romance d’A Pedra do Reino” e “Auto da Compadecida”.
Também contribuem para aumentar sua fama as chamadas “aula-espetáculo”, que apresenta acompanhado de personagens e grupos que retratam elementos da cultura popular nordestina. Infelizmente não será uma dessas aulas que os servidores do TJPE terão, no dia 5 de novembro – data em que também se comemora o Dia Nacional da Cultura. Contudo, uma palestra do mestre Ariano Suassuna é sempre uma aula, pelo seu conteúdo, e é sempre um espetáculo, pelo colorido da sua prosa.
Ariano Suassuna dará palestra para servidores do TJPE
O dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta, filósofo e grande defensor da cultura brasileira Ariano Suassuna será uma das atrações do evento comemorativo do Dia do Servidor. O evento, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), através da Gerência de Bem-Estar, acontecerá durante a tarde da próxima quarta-feira (5), no Fórum Rodolfo Aureliano. A abertura oficial será feita às 12h pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jones Figueirêdo.
A programação cultural será iniciada com apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, às12h30, no Hall Monumental, seguida de uma “Peleja do Frevo com o Forró”, com as participações da Orquestra Popular do Recife, de Maciel Salu e Banda, e do Balé Popular do Recife (13h). Às 14h, será apresentada a comédia teatral “A Carta de Morfeu” e, por fim, a palestra de Ariano Suassuna, prevista para às 15h. Essas duas últimas atrações ocorrerão no auditório.
A após as apresentações, será cortado um bolo e sorteado um aparelho de DVD entre os servidores que fizeram doações de filmes para a cinemateca.
Palestra
Um dos principais momentos da programação do Dia do Servidor será, sem dúvida, a palestra do fundador do Movimento Armorial. Ariano Suassuna, 81 anos, ficou nacional e internacionalmente conhecido principalmente por suas obras “Romance d’A Pedra do Reino” e “Auto da Compadecida”.
Também contribuem para aumentar sua fama as chamadas “aula-espetáculo”, que apresenta acompanhado de personagens e grupos que retratam elementos da cultura popular nordestina. Infelizmente não será uma dessas aulas que os servidores do TJPE terão, no dia 5 de novembro – data em que também se comemora o Dia Nacional da Cultura. Contudo, uma palestra do mestre Ariano Suassuna é sempre uma aula, pelo seu conteúdo, e é sempre um espetáculo, pelo colorido da sua prosa.
A programação cultural será iniciada com apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, às12h30, no Hall Monumental, seguida de uma “Peleja do Frevo com o Forró”, com as participações da Orquestra Popular do Recife, de Maciel Salu e Banda, e do Balé Popular do Recife (13h). Às 14h, será apresentada a comédia teatral “A Carta de Morfeu” e, por fim, a palestra de Ariano Suassuna, prevista para às 15h. Essas duas últimas atrações ocorrerão no auditório.
A após as apresentações, será cortado um bolo e sorteado um aparelho de DVD entre os servidores que fizeram doações de filmes para a cinemateca.
Palestra
Um dos principais momentos da programação do Dia do Servidor será, sem dúvida, a palestra do fundador do Movimento Armorial. Ariano Suassuna, 81 anos, ficou nacional e internacionalmente conhecido principalmente por suas obras “Romance d’A Pedra do Reino” e “Auto da Compadecida”.
Também contribuem para aumentar sua fama as chamadas “aula-espetáculo”, que apresenta acompanhado de personagens e grupos que retratam elementos da cultura popular nordestina. Infelizmente não será uma dessas aulas que os servidores do TJPE terão, no dia 5 de novembro – data em que também se comemora o Dia Nacional da Cultura. Contudo, uma palestra do mestre Ariano Suassuna é sempre uma aula, pelo seu conteúdo, e é sempre um espetáculo, pelo colorido da sua prosa.
Pernambuco já conta com vôo direto para os Estados Unidos
Após 10 anos, Recife volta a ter um vôo direto para os Estados Unidos. Nesta segunda-feira (03), decolou do Recife o primeiro vôo da American Airlines em direção a Miami. Para marcar a data, o Governo de Pernambuco realizou uma festa no Aeroporto dos Guararapes, que contou com caboclos-de-lança e músicos da Casa da Rabeca que durante toda a temporada de verão irão receber os passageiros vindos de Miami como parte de divulgação do Carnaval 2009 que homenageará o Mestre Salustiano.
O governador Eduardo Campos, o secretário de Turismo Sílvio Costa Filho e o diretor comercial da AA no Brasil, Dílson Verçosa, e o cônsul dos Estados Unidos no Recife, Christopher Del Corso, estiveram no aeroporto para receber os passageiros vindos dos Estados Unidos e desejar uma boa viagem aos pernambucanos que embarcaram rumo a Miami. Também inauguraram uma loja de vendas de bilhetes da companhia americana, uma das maiores do mundo, presente em mais de 150 países.
Eduardo explicou que o objetivo do Governo é “transformar o aeroporto do Recife num grande ponto de convergência de rotas no Brasil” e mostrou-se otimista em relação ao aumento no número de turistas internacionais que desembarcam em Pernambuco. “Este vôo representa a possibilidade de um incremento de mais de 25% no número de turistas internacionais que chegam a Pernambuco. Também é uma forma de aproximar o Brasil dos Estados Unidos e de trazer muitos americanos para que conheçam a nossa cultura, as nossas praias, a nossa gastronomia e a nossa história”, disse o governador.
De janeiro a setembro deste ano, Pernambuco recebeu quase 80 mil turistas estrangeiros. Número 26,82% maior que o registrado no mesmo período no ano passado. Deste total, cerca de 12 mil são americanos. O secretário de Turismo mostrou otimismo em relação aos números para 2009: “Somente este vôo deve trazer 20 mil norte-americanos para Pernambuco no ano que vem, que vão deixar cerca de 40 milhões de dólares na nossa economia“, previu Sílvio Costa Filho.
O governador também frisou que com o vôo Recife-Miami os pernambucanos economizarão um tempo considerável para chegar aos Estados Unidos, pois não precisarão ir a outro estado para depois sobrevoar Pernambuco em direção aos EUA. Também lembrou que o vôo possibilita uma maior divulgação dos nossos produtos na América do Norte. “O movimento de cargas também vai beneficiar as exportações da nossa fruticultura, floricultura e do artesanato. Tudo isso vai chegar mais rápido ao mercado norte-americano”, afirmou o governador, que agradeceu o empenho do embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel e da ex-cônsul dos Estados Unidos no Recife, Diana Page, no esforço de consolidação da rota.
O vôo será diário, com 7h30 de duração até Miami, e fará o percurso Recife-Miami-Salvador-Recife. Quem vem de Miami para a capital pernambucana desembarca no Aeroporto dos Guararapes às 10h05. Já os pernambucanos que saem para os Estados Unidos embarcam às 11h35. A aeronave utilizada para o vôo é um Boeing 767-300, com 28 assentos na classe executiva e aproximadamente 200 na econômica.
Esmape e Fundação Getúlio Vargas realizam palestra
A Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), promove a palestra "Direito e Desenvolvimento", na próxima terça-feira (04/11). O evento acontece no auditório da Esmape e terá início às 19h30. Magistrados, professores e alunos da Escola e servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) podem participar.
A palestra será ministrada pelo doutor em Ciência Política e Presidente da Comissão de Avaliação Institucional da Direito GV, professor Leonardo Arquimimo de Carvalho. O encontro terá duração aproximada de uma hora.
A intenção do evento é debater o novo conceito de desenvolvimento. Antes, ele estava associado à idéia de crescimento econômico, mas hoje em dia, está também ligado à sustentabilidade ambiental, ampliação do acesso aos mercados, responsabilidade social, direitos humanos e democracia.
A nova realidade exigiu que o Direito sofresse mudanças porque ele é um instrumento indispensável para que este crescimento tenha um impacto positivo sobre o equilíbrio sócio-ambiental. O assunto também é tema do recém criado programa de Mestrado Acadêmico da Direito GV.
Os interessados em participar da palestra devem se inscrever até a próxima segunda-feira (03/11) através do telefone 3224.4298.
A palestra será ministrada pelo doutor em Ciência Política e Presidente da Comissão de Avaliação Institucional da Direito GV, professor Leonardo Arquimimo de Carvalho. O encontro terá duração aproximada de uma hora.
A intenção do evento é debater o novo conceito de desenvolvimento. Antes, ele estava associado à idéia de crescimento econômico, mas hoje em dia, está também ligado à sustentabilidade ambiental, ampliação do acesso aos mercados, responsabilidade social, direitos humanos e democracia.
A nova realidade exigiu que o Direito sofresse mudanças porque ele é um instrumento indispensável para que este crescimento tenha um impacto positivo sobre o equilíbrio sócio-ambiental. O assunto também é tema do recém criado programa de Mestrado Acadêmico da Direito GV.
Os interessados em participar da palestra devem se inscrever até a próxima segunda-feira (03/11) através do telefone 3224.4298.
Feira de saúde destaca papel da Comunicação no combate à dengue
O primeiro dia da 8ª Expoepi - Mostra Nacional de Experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, evento realizado em Brasília, foi marcado pela discussão sobre a importância da comunicação e mobilização social. A reunião, no Centro de Convenções Brasil 21, contou com a participação de 60 assessores de comunicação e técnicos da área de Saúde, e foi aberta pelo Secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.
Para exemplificar o processo de educação, comunicação e mobilização social foram apresentadas ações relativas ao combate à dengue. O Ministério da Saúde criou, por exemplo, um comitê de imprensa exclusivo para tratar do assunto. A necessidade se justifica pelo aumento do número de casos da doença em todo o País. Outro desafio é a mudança do padrão etário da doença, com o acometimento maior em crianças. Em 98, por exemplo, foram registrados 1,2 casos de dengue clássica para cada 100 mil habitantes com menos de um ano de idade no Brasil. Em 2008, já são 39,5 de casos para cada 100 mil/hab. O aumento do número de hospitalizações e óbitos também é fator de preocupação.
O trabalho do comitê de imprensa no combate à dengue, de acordo com Marcier Trombiere, assessor de comunicação do MS, envolve definição de estratégias de comunicação, produção de material educativo e informativo, convocação da imprensa, participação de reuniões semanais com a área técnica e articulação com os assessores de comunicação dos Estados. A mobilização das entidades civis, inclusive, dos órgãos de comunicação, foi destacado por ele como um grande apoio no processo de combate da dengue. "Até as novelas estão veiculando, através do diálogo dos atores, mensagens educativas", afirmou.
Para Gerson Penna, a comunicação é a ferramenta principal desse despertar da sociedade. "No caso da dengue, precisamos fazer a população entender que ela é o ator principal desse processo, e não o governo", disse. Penna destacou ainda a nova estratégia de comunicação com relação à Dengue, que não tem mais um Dia D de combate à doença, mas sim, um trabalho permanente de controle.
Museu do Estado recebe mostra do artista plástico Bernardo Pitanguy
Nesta quarta-feira (05), o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) recebe a mostra Harmonia e Movimento, do artista plástico carioca Bernardo Pintaguy. A exposição, que ocupa o Espaço Cícero Dias, reúne 20 pinturas abstratas, em óleo sobre tela, que revelam misticismo e espiritualidade em cores vibrantes. A exposição pode ser conferida até o dia 15 de novembro.
Filho do cirurgião Ivo Pitanguy, Bernardo teve seu primeiro contato com as artes ainda criança, aos sete anos de idade, quando começou a estudar pintura. Aos nove foi morar na Suíça, onde teve grande parte de sua formação escolar. Atualmente com 38 anos de idade, o carioca é um dos destaques da nova geração de pintores brasileiros. Pitanguy já expôs suas obras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo, e em Gstaad, na Suíça.
Em Harmonia e Movimento, promovida pela Sociedade dos Amigos do Mepe, que realiza encontros culturais na tentativa de estreitar o contato entre o Museu e a sociedade, é possível perceber um forte misticismo e espiritualidade, elementos constantes na vida pessoal do artista. Influenciada por pintores como Kandinski e Miró, a obra de Pitanguy é abstrata, mas conta com alguns desenhos e figuras justapostos. Rica em cores, sua produção ainda revela simbolismos, a exemplo da presença de elementos como o infinito e o número 3, vistos em muitos de seus quadros.
A abertura de Harmonia e Movimento está marcada para às 19h, só para convidados. A visitação vai de 6 a 15 de novembro. O Mepe fica na Av. Rui Barbosa, 960, no bairro das Graças. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das14 às 17h. Mais informações pelo telefone (81) 3427.0766
Serviço:
Abertura da exposição Harmonia e Movimento, de Bernardo Pintaguy
Data: 5 de novembro, às 19h
Visitação: De 6 a 15 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das 14 às 17h
Entrada: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)
Mais informações: (81) 3427.0766
Filho do cirurgião Ivo Pitanguy, Bernardo teve seu primeiro contato com as artes ainda criança, aos sete anos de idade, quando começou a estudar pintura. Aos nove foi morar na Suíça, onde teve grande parte de sua formação escolar. Atualmente com 38 anos de idade, o carioca é um dos destaques da nova geração de pintores brasileiros. Pitanguy já expôs suas obras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo, e em Gstaad, na Suíça.
Em Harmonia e Movimento, promovida pela Sociedade dos Amigos do Mepe, que realiza encontros culturais na tentativa de estreitar o contato entre o Museu e a sociedade, é possível perceber um forte misticismo e espiritualidade, elementos constantes na vida pessoal do artista. Influenciada por pintores como Kandinski e Miró, a obra de Pitanguy é abstrata, mas conta com alguns desenhos e figuras justapostos. Rica em cores, sua produção ainda revela simbolismos, a exemplo da presença de elementos como o infinito e o número 3, vistos em muitos de seus quadros.
A abertura de Harmonia e Movimento está marcada para às 19h, só para convidados. A visitação vai de 6 a 15 de novembro. O Mepe fica na Av. Rui Barbosa, 960, no bairro das Graças. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das14 às 17h. Mais informações pelo telefone (81) 3427.0766
Serviço:
Abertura da exposição Harmonia e Movimento, de Bernardo Pintaguy
Data: 5 de novembro, às 19h
Visitação: De 6 a 15 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das 14 às 17h
Entrada: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)
Mais informações: (81) 3427.0766
Secretária da Mulher abre debate sobre a Lei Maria da Penha
A Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, fará a abertura do debate sobre a Lei Maria da Penha promovido pela Revista Cláudia. O evento intitulado Fórum CLÁUDIA pela Mulher Brasileira tem como objetivo sensibilizar mulheres, políticos, entidades de direitos humanos e autoridades de segurança pública para que esse tipo de crime seja erradicado no nosso País.
O debate será mediado pela diretora da Revista, Marcia Neder, e terá como convidadas a socióloga Jacqueline Pitanguy, que presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Mulher e dirige a ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia); a biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes, ícone da luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher por ter conseguido a condenação do marido que tentou matá-la apelando para entidades internacionais após omissão do governo brasileiro; e Ana Paula Portella, criadora do projeto Observatório de Violência Contra a Mulher e coordenadora de pesquisas do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.
A Secretária Cristina Buarque falará, entre outros pontos, sobre os avanços com a Lei Maria da Penha, a recuperação da auto-estima da mulher agredida, a necessidade de aumentar as denúncias e as ações do Governo do Estado para coibir a violência contra a mulher em Pernambuco.
Além disso, serão discutidos temas como o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Doméstica, além da reiteração da necessidade de criar juizados especiais e de intensificar as campanhas para que os homens solidários, as amigas e os familiares de vítimas e também a mulher agredida rompam o silêncio e passem a denunciar o agressor.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope/Themis mostra que 83% dos entrevistados em 143 municípios brasileiros aprovam a Lei Maria da Penha. Mas, apenas 1% do total conhece o telefone 180, criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, em 2005, para dar orientação à mulher que precisa de socorro.
Serviço:
Evento: Fórum CLAUDIA pela Mulher Brasileira
Data: 5 de novembro de 2008
Hora: 18h30
Local: Arcádia Boa Viagem (Avenida Boa Viagem, 802, Recife)
O debate será mediado pela diretora da Revista, Marcia Neder, e terá como convidadas a socióloga Jacqueline Pitanguy, que presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Mulher e dirige a ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia); a biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes, ícone da luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher por ter conseguido a condenação do marido que tentou matá-la apelando para entidades internacionais após omissão do governo brasileiro; e Ana Paula Portella, criadora do projeto Observatório de Violência Contra a Mulher e coordenadora de pesquisas do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.
A Secretária Cristina Buarque falará, entre outros pontos, sobre os avanços com a Lei Maria da Penha, a recuperação da auto-estima da mulher agredida, a necessidade de aumentar as denúncias e as ações do Governo do Estado para coibir a violência contra a mulher em Pernambuco.
Além disso, serão discutidos temas como o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Doméstica, além da reiteração da necessidade de criar juizados especiais e de intensificar as campanhas para que os homens solidários, as amigas e os familiares de vítimas e também a mulher agredida rompam o silêncio e passem a denunciar o agressor.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope/Themis mostra que 83% dos entrevistados em 143 municípios brasileiros aprovam a Lei Maria da Penha. Mas, apenas 1% do total conhece o telefone 180, criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, em 2005, para dar orientação à mulher que precisa de socorro.
Serviço:
Evento: Fórum CLAUDIA pela Mulher Brasileira
Data: 5 de novembro de 2008
Hora: 18h30
Local: Arcádia Boa Viagem (Avenida Boa Viagem, 802, Recife)
IPA estimula a criação de Sistema Agroflorestais
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, participou do Encontro para Socialização dos Conhecimentos em Sistema Agroflorestais - SAFs. O evento, que aconteceu em Brasília, discutiu a importância das SAFs para agregação de valor em produtos de origem arbórea, gramínea, arbustiva e frutífera.
Segundo o extensionista do IPA, Josimar Gurgel, a grande vantagem das SAFs é poder cultivar várias espécies de uma só vez. Nela, é possível, por exemplo, consorciar plantas de alto porte, voltadas à exploração de madeira, como a Peca, com espécies frutíferas, com o cacaueiro, que, naturalmente, necessita de um sombreamento para o seu desenvolvimento normal. Otimizando o espaço, os sistemas agroflorestais tornam concretas as possibilidades de realização de um pólo multicultivo. Além disso, as já presentes possibilidades de beneficiamento, que também podem ser realizadas nas SAFs, podem até duplicar o valor do produto cultivado.
Na ocasião, foi lançado também o Manual Agroflorestal da Mata Atlântica, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Livro estimula a implantação de novas SAFs e dimensiona as etapas de criação de um sistema; que podem ser inseridos em quaisquer biomas. Nesse contexto, o IPA, junto aos agricultores, discutirá quais são as melhores formas para incorporar as SAFs em cada região. Para Gurgel, localidades específicas necessitam de planejamentos individuais, pois cada sistema leva em consideração condições climáticas singulares e cultivos preteridos por cada agricultor.
A reunião resultou, ainda, em discussão para elaboração de uma Rede Temática específica ligada aos sistemas agroflorestais, tendo em vista a importância da agricultura familiar para o país. O MDA ainda não oficializou a política dos SAFs, mas já está determinado que ela vai ser desenvolvida mediante demandas locais. Outro encontro sobre o tema já está marcado para abril de 2009, momento que será dado continuidade as ações referentes à nova rede temática. Atualmente, o IPA possui 12 redes temáticas, entre elas a de Agroindústria e a de Atividades Não Agrícolas.
Segundo o extensionista do IPA, Josimar Gurgel, a grande vantagem das SAFs é poder cultivar várias espécies de uma só vez. Nela, é possível, por exemplo, consorciar plantas de alto porte, voltadas à exploração de madeira, como a Peca, com espécies frutíferas, com o cacaueiro, que, naturalmente, necessita de um sombreamento para o seu desenvolvimento normal. Otimizando o espaço, os sistemas agroflorestais tornam concretas as possibilidades de realização de um pólo multicultivo. Além disso, as já presentes possibilidades de beneficiamento, que também podem ser realizadas nas SAFs, podem até duplicar o valor do produto cultivado.
Na ocasião, foi lançado também o Manual Agroflorestal da Mata Atlântica, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Livro estimula a implantação de novas SAFs e dimensiona as etapas de criação de um sistema; que podem ser inseridos em quaisquer biomas. Nesse contexto, o IPA, junto aos agricultores, discutirá quais são as melhores formas para incorporar as SAFs em cada região. Para Gurgel, localidades específicas necessitam de planejamentos individuais, pois cada sistema leva em consideração condições climáticas singulares e cultivos preteridos por cada agricultor.
A reunião resultou, ainda, em discussão para elaboração de uma Rede Temática específica ligada aos sistemas agroflorestais, tendo em vista a importância da agricultura familiar para o país. O MDA ainda não oficializou a política dos SAFs, mas já está determinado que ela vai ser desenvolvida mediante demandas locais. Outro encontro sobre o tema já está marcado para abril de 2009, momento que será dado continuidade as ações referentes à nova rede temática. Atualmente, o IPA possui 12 redes temáticas, entre elas a de Agroindústria e a de Atividades Não Agrícolas.
IPA estimula a criação de Sistema Agroflorestais
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, participou do Encontro para Socialização dos Conhecimentos em Sistema Agroflorestais - SAFs. O evento, que aconteceu em Brasília, discutiu a importância das SAFs para agregação de valor em produtos de origem arbórea, gramínea, arbustiva e frutífera.
Segundo o extensionista do IPA, Josimar Gurgel, a grande vantagem das SAFs é poder cultivar várias espécies de uma só vez. Nela, é possível, por exemplo, consorciar plantas de alto porte, voltadas à exploração de madeira, como a Peca, com espécies frutíferas, com o cacaueiro, que, naturalmente, necessita de um sombreamento para o seu desenvolvimento normal. Otimizando o espaço, os sistemas agroflorestais tornam concretas as possibilidades de realização de um pólo multicultivo. Além disso, as já presentes possibilidades de beneficiamento, que também podem ser realizadas nas SAFs, podem até duplicar o valor do produto cultivado.
Na ocasião, foi lançado também o Manual Agroflorestal da Mata Atlântica, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Livro estimula a implantação de novas SAFs e dimensiona as etapas de criação de um sistema; que podem ser inseridos em quaisquer biomas. Nesse contexto, o IPA, junto aos agricultores, discutirá quais são as melhores formas para incorporar as SAFs em cada região. Para Gurgel, localidades específicas necessitam de planejamentos individuais, pois cada sistema leva em consideração condições climáticas singulares e cultivos preteridos por cada agricultor.
A reunião resultou, ainda, em discussão para elaboração de uma Rede Temática específica ligada aos sistemas agroflorestais, tendo em vista a importância da agricultura familiar para o país. O MDA ainda não oficializou a política dos SAFs, mas já está determinado que ela vai ser desenvolvida mediante demandas locais. Outro encontro sobre o tema já está marcado para abril de 2009, momento que será dado continuidade as ações referentes à nova rede temática. Atualmente, o IPA possui 12 redes temáticas, entre elas a de Agroindústria e a de Atividades Não Agrícolas.
Segundo o extensionista do IPA, Josimar Gurgel, a grande vantagem das SAFs é poder cultivar várias espécies de uma só vez. Nela, é possível, por exemplo, consorciar plantas de alto porte, voltadas à exploração de madeira, como a Peca, com espécies frutíferas, com o cacaueiro, que, naturalmente, necessita de um sombreamento para o seu desenvolvimento normal. Otimizando o espaço, os sistemas agroflorestais tornam concretas as possibilidades de realização de um pólo multicultivo. Além disso, as já presentes possibilidades de beneficiamento, que também podem ser realizadas nas SAFs, podem até duplicar o valor do produto cultivado.
Na ocasião, foi lançado também o Manual Agroflorestal da Mata Atlântica, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Livro estimula a implantação de novas SAFs e dimensiona as etapas de criação de um sistema; que podem ser inseridos em quaisquer biomas. Nesse contexto, o IPA, junto aos agricultores, discutirá quais são as melhores formas para incorporar as SAFs em cada região. Para Gurgel, localidades específicas necessitam de planejamentos individuais, pois cada sistema leva em consideração condições climáticas singulares e cultivos preteridos por cada agricultor.
A reunião resultou, ainda, em discussão para elaboração de uma Rede Temática específica ligada aos sistemas agroflorestais, tendo em vista a importância da agricultura familiar para o país. O MDA ainda não oficializou a política dos SAFs, mas já está determinado que ela vai ser desenvolvida mediante demandas locais. Outro encontro sobre o tema já está marcado para abril de 2009, momento que será dado continuidade as ações referentes à nova rede temática. Atualmente, o IPA possui 12 redes temáticas, entre elas a de Agroindústria e a de Atividades Não Agrícolas.
Carnaíba realiza feira de Caprinos e Ovinos
A partir desta quinta-feira (06), a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) promove a 4ª Feira de Caprinos e Ovinos de Carnaíba. O município fica a 399 quilômetros do Recife, no Sertão do Pajeú. A mostra será realizada em parceria com a Prefeitura local, Sebrae e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Cidade.
Cerca de 300 animais participam do evento. Durante os quatro dias de feira, haverá competição entre os melhores das raças. Cerca de R$ 20 mil serão distribuídos entre os vencedores de três categorias: Caprino marrom – de 12 a 18 meses de vida; jovem – de 18 a 36 meses e do tipo adulto – a partir de 36 meses. Outra atividade será o torneio leiteiro. Concorrem os caprinos das raças Pardo-Audino, Taggenburg e Saanen.
De acordo com o chefe da Unidade de Promoção Agropecuária da SARA, Valmir Vieira, a programação vai até domingo (09). Ele acrescenta que o evento integra o calendário agropecuário da Secretaria de Agricultura, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável da pecuária junto ao pequeno produtor.
Cerca de 300 animais participam do evento. Durante os quatro dias de feira, haverá competição entre os melhores das raças. Cerca de R$ 20 mil serão distribuídos entre os vencedores de três categorias: Caprino marrom – de 12 a 18 meses de vida; jovem – de 18 a 36 meses e do tipo adulto – a partir de 36 meses. Outra atividade será o torneio leiteiro. Concorrem os caprinos das raças Pardo-Audino, Taggenburg e Saanen.
De acordo com o chefe da Unidade de Promoção Agropecuária da SARA, Valmir Vieira, a programação vai até domingo (09). Ele acrescenta que o evento integra o calendário agropecuário da Secretaria de Agricultura, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável da pecuária junto ao pequeno produtor.
HR recebe presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Nesta terça-feira (04), o Hospital da Restauração (HR) recebeu a visita do presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Romeu Krause. No encontro, que reuniu médicos e residentes da unidade, foram discutidos casos clínicos e apresentados pontos de destaque do programa de residência médica em Traumatologia e Ortopedia do hospital.
"O serviço de residência médica em Traumatologia e Ortopedia do HR vem ocupando lugar como um dos melhores do eixo Norte/Nordeste", afirma Romeu Krause. Para Reinaldo Mendes, residente do primeiro ano, o mérito não veio por acaso: "Mesmo ainda recente, a residência já é de qualidade. Levamos com louvor o nome do HR para os congressos e eventos da área de ortopedia e traumatologia no Brasil e no exterior", considera.
Para o presidente da SBOT, a preocupação maior deve estar na educação continuada. "O objetivo da minha visita aqui não é simplesmente avaliar a qualidade da residência. O que a SBOT tem em mente é acompanhar os programas de residência pelo Brasil para acabar com as diferenças, unificar o ensino. Permitir que todos os estudantes tenham uma educação de qualidade", declara Dr. Romeu Krause. O programa de residência em Traumatologia Ortopedia está em atividade desde 2004.
"O serviço de residência médica em Traumatologia e Ortopedia do HR vem ocupando lugar como um dos melhores do eixo Norte/Nordeste", afirma Romeu Krause. Para Reinaldo Mendes, residente do primeiro ano, o mérito não veio por acaso: "Mesmo ainda recente, a residência já é de qualidade. Levamos com louvor o nome do HR para os congressos e eventos da área de ortopedia e traumatologia no Brasil e no exterior", considera.
Para o presidente da SBOT, a preocupação maior deve estar na educação continuada. "O objetivo da minha visita aqui não é simplesmente avaliar a qualidade da residência. O que a SBOT tem em mente é acompanhar os programas de residência pelo Brasil para acabar com as diferenças, unificar o ensino. Permitir que todos os estudantes tenham uma educação de qualidade", declara Dr. Romeu Krause. O programa de residência em Traumatologia Ortopedia está em atividade desde 2004.
Agência do Trabalho oferece mais de 600 vagas nesta terça (04)
A Agência do Trabalho oferece nesta terça-feira (04) 607 oportunidades de trabalho nas cidades de Recife, Olinda e Camaragibe. A maioria delas para a área de construção civil. Entre as principais oportunidades, estão vagas para carpinteiros e ferreiros armadores de construção civil. São 50 vagas para cada uma dessas profissões com salários de R$ 600, em média. O setor também oferece vagas para carpinteiro de obras, ferreiro armador, encanador, pedreiro, eletricista de instalações de edifícios, encarregado de obras, servente de construção civil, serralheiro e ajudante de serralheiro.
Além das vagas para a construção civil, há oportunidades de emprego para motorista entregador, vendedor de serviços, vendedor pracista, costureira de máquina reta, promotor de vendas, subgerente de loja, manicure, operador de extrusora de borracha e plástico, operador de oxicorte, atendente de farmácia, auxiliar de limpeza e cozinheiro industrial, entre outras.
Para os níveis superior e técnico, há vagas para técnico em enfermagem, auxiliar de contabilidade, chefe de escritório, eletricista, jornalista, técnico em segurança do trabalho e supervisor de vendas no varejo, entre outras.
O setor de mecânica e automóveis oferece oportunidades para mecânico de máquinas pesadas (manutenção), auxiliar de pintor de automóveis, mecânico de motocicletas, mecânico de motor a diesel, pintor de automóveis, borracheiro, funileiro de veículos (recuperação), mecânico de direção e freios de automóveis, mecânico de empilhadeira e mecânico de injeção eletrônica.
As pessoas com deficiência contam com oportunidades de trabalho para cobrador de transportes coletivos (exceto trem), auxiliar de linha de produção, assistente administrativo, auxiliar de limpeza, ciclista mensageiro, vendedor lojista, auxiliar de administração, auxiliar de cobrança, operador de caixa, auxiliar de crédito, técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk), analista de logística (técnico de nível médio), assistente de contadoria fiscal e telefonista.
Endereços e horários de atendimento:
Boa Vista (Rua da Aurora, 425, Boa Vista - 07h às 19h),
Sead – Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Rua Guilherme Pinto, 430, Graças - 08h às 17h 30),
DRT (Av. Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro - 08h às 17h),
Cordeiro (AV. Caxangá, 2.000, Cordeiro – 8h às 17h),
Camaragibe (Estrada de Aldeia, s/n - 07h 30 às 17h),
Olinda (Av. presidente Kennedy, 1001, Peixinhos – 07h às 17h).
Além das vagas para a construção civil, há oportunidades de emprego para motorista entregador, vendedor de serviços, vendedor pracista, costureira de máquina reta, promotor de vendas, subgerente de loja, manicure, operador de extrusora de borracha e plástico, operador de oxicorte, atendente de farmácia, auxiliar de limpeza e cozinheiro industrial, entre outras.
Para os níveis superior e técnico, há vagas para técnico em enfermagem, auxiliar de contabilidade, chefe de escritório, eletricista, jornalista, técnico em segurança do trabalho e supervisor de vendas no varejo, entre outras.
O setor de mecânica e automóveis oferece oportunidades para mecânico de máquinas pesadas (manutenção), auxiliar de pintor de automóveis, mecânico de motocicletas, mecânico de motor a diesel, pintor de automóveis, borracheiro, funileiro de veículos (recuperação), mecânico de direção e freios de automóveis, mecânico de empilhadeira e mecânico de injeção eletrônica.
As pessoas com deficiência contam com oportunidades de trabalho para cobrador de transportes coletivos (exceto trem), auxiliar de linha de produção, assistente administrativo, auxiliar de limpeza, ciclista mensageiro, vendedor lojista, auxiliar de administração, auxiliar de cobrança, operador de caixa, auxiliar de crédito, técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk), analista de logística (técnico de nível médio), assistente de contadoria fiscal e telefonista.
Endereços e horários de atendimento:
Boa Vista (Rua da Aurora, 425, Boa Vista - 07h às 19h),
Sead – Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Rua Guilherme Pinto, 430, Graças - 08h às 17h 30),
DRT (Av. Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro - 08h às 17h),
Cordeiro (AV. Caxangá, 2.000, Cordeiro – 8h às 17h),
Camaragibe (Estrada de Aldeia, s/n - 07h 30 às 17h),
Olinda (Av. presidente Kennedy, 1001, Peixinhos – 07h às 17h).
Agência do Trabalho oferece mais de 600 vagas nesta terça (04)
A Agência do Trabalho oferece nesta terça-feira (04) 607 oportunidades de trabalho nas cidades de Recife, Olinda e Camaragibe. A maioria delas para a área de construção civil. Entre as principais oportunidades, estão vagas para carpinteiros e ferreiros armadores de construção civil. São 50 vagas para cada uma dessas profissões com salários de R$ 600, em média. O setor também oferece vagas para carpinteiro de obras, ferreiro armador, encanador, pedreiro, eletricista de instalações de edifícios, encarregado de obras, servente de construção civil, serralheiro e ajudante de serralheiro.
Além das vagas para a construção civil, há oportunidades de emprego para motorista entregador, vendedor de serviços, vendedor pracista, costureira de máquina reta, promotor de vendas, subgerente de loja, manicure, operador de extrusora de borracha e plástico, operador de oxicorte, atendente de farmácia, auxiliar de limpeza e cozinheiro industrial, entre outras.
Para os níveis superior e técnico, há vagas para técnico em enfermagem, auxiliar de contabilidade, chefe de escritório, eletricista, jornalista, técnico em segurança do trabalho e supervisor de vendas no varejo, entre outras.
O setor de mecânica e automóveis oferece oportunidades para mecânico de máquinas pesadas (manutenção), auxiliar de pintor de automóveis, mecânico de motocicletas, mecânico de motor a diesel, pintor de automóveis, borracheiro, funileiro de veículos (recuperação), mecânico de direção e freios de automóveis, mecânico de empilhadeira e mecânico de injeção eletrônica.
As pessoas com deficiência contam com oportunidades de trabalho para cobrador de transportes coletivos (exceto trem), auxiliar de linha de produção, assistente administrativo, auxiliar de limpeza, ciclista mensageiro, vendedor lojista, auxiliar de administração, auxiliar de cobrança, operador de caixa, auxiliar de crédito, técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk), analista de logística (técnico de nível médio), assistente de contadoria fiscal e telefonista.
Endereços e horários de atendimento:
Boa Vista (Rua da Aurora, 425, Boa Vista - 07h às 19h),
Sead – Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Rua Guilherme Pinto, 430, Graças - 08h às 17h 30),
DRT (Av. Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro - 08h às 17h),
Cordeiro (AV. Caxangá, 2.000, Cordeiro – 8h às 17h),
Camaragibe (Estrada de Aldeia, s/n - 07h 30 às 17h),
Olinda (Av. presidente Kennedy, 1001, Peixinhos – 07h às 17h).
Além das vagas para a construção civil, há oportunidades de emprego para motorista entregador, vendedor de serviços, vendedor pracista, costureira de máquina reta, promotor de vendas, subgerente de loja, manicure, operador de extrusora de borracha e plástico, operador de oxicorte, atendente de farmácia, auxiliar de limpeza e cozinheiro industrial, entre outras.
Para os níveis superior e técnico, há vagas para técnico em enfermagem, auxiliar de contabilidade, chefe de escritório, eletricista, jornalista, técnico em segurança do trabalho e supervisor de vendas no varejo, entre outras.
O setor de mecânica e automóveis oferece oportunidades para mecânico de máquinas pesadas (manutenção), auxiliar de pintor de automóveis, mecânico de motocicletas, mecânico de motor a diesel, pintor de automóveis, borracheiro, funileiro de veículos (recuperação), mecânico de direção e freios de automóveis, mecânico de empilhadeira e mecânico de injeção eletrônica.
As pessoas com deficiência contam com oportunidades de trabalho para cobrador de transportes coletivos (exceto trem), auxiliar de linha de produção, assistente administrativo, auxiliar de limpeza, ciclista mensageiro, vendedor lojista, auxiliar de administração, auxiliar de cobrança, operador de caixa, auxiliar de crédito, técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk), analista de logística (técnico de nível médio), assistente de contadoria fiscal e telefonista.
Endereços e horários de atendimento:
Boa Vista (Rua da Aurora, 425, Boa Vista - 07h às 19h),
Sead – Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Rua Guilherme Pinto, 430, Graças - 08h às 17h 30),
DRT (Av. Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro - 08h às 17h),
Cordeiro (AV. Caxangá, 2.000, Cordeiro – 8h às 17h),
Camaragibe (Estrada de Aldeia, s/n - 07h 30 às 17h),
Olinda (Av. presidente Kennedy, 1001, Peixinhos – 07h às 17h).
Assinar:
Postagens (Atom)