terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pernambuco já conta com vôo direto para os Estados Unidos


Após 10 anos, Recife volta a ter um vôo direto para os Estados Unidos. Nesta segunda-feira (03), decolou do Recife o primeiro vôo da American Airlines em direção a Miami. Para marcar a data, o Governo de Pernambuco realizou uma festa no Aeroporto dos Guararapes, que contou com caboclos-de-lança e músicos da Casa da Rabeca que durante toda a temporada de verão irão receber os passageiros vindos de Miami como parte de divulgação do Carnaval 2009 que homenageará o Mestre Salustiano.

O governador Eduardo Campos, o secretário de Turismo Sílvio Costa Filho e o diretor comercial da AA no Brasil, Dílson Verçosa, e o cônsul dos Estados Unidos no Recife, Christopher Del Corso, estiveram no aeroporto para receber os passageiros vindos dos Estados Unidos e desejar uma boa viagem aos pernambucanos que embarcaram rumo a Miami. Também inauguraram uma loja de vendas de bilhetes da companhia americana, uma das maiores do mundo, presente em mais de 150 países.

Eduardo explicou que o objetivo do Governo é “transformar o aeroporto do Recife num grande ponto de convergência de rotas no Brasil” e mostrou-se otimista em relação ao aumento no número de turistas internacionais que desembarcam em Pernambuco. “Este vôo representa a possibilidade de um incremento de mais de 25% no número de turistas internacionais que chegam a Pernambuco. Também é uma forma de aproximar o Brasil dos Estados Unidos e de trazer muitos americanos para que conheçam a nossa cultura, as nossas praias, a nossa gastronomia e a nossa história”, disse o governador.

De janeiro a setembro deste ano, Pernambuco recebeu quase 80 mil turistas estrangeiros. Número 26,82% maior que o registrado no mesmo período no ano passado. Deste total, cerca de 12 mil são americanos. O secretário de Turismo mostrou otimismo em relação aos números para 2009: “Somente este vôo deve trazer 20 mil norte-americanos para Pernambuco no ano que vem, que vão deixar cerca de 40 milhões de dólares na nossa economia“, previu Sílvio Costa Filho.

O governador também frisou que com o vôo Recife-Miami os pernambucanos economizarão um tempo considerável para chegar aos Estados Unidos, pois não precisarão ir a outro estado para depois sobrevoar Pernambuco em direção aos EUA. Também lembrou que o vôo possibilita uma maior divulgação dos nossos produtos na América do Norte. “O movimento de cargas também vai beneficiar as exportações da nossa fruticultura, floricultura e do artesanato. Tudo isso vai chegar mais rápido ao mercado norte-americano”, afirmou o governador, que agradeceu o empenho do embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel e da ex-cônsul dos Estados Unidos no Recife, Diana Page, no esforço de consolidação da rota.

O vôo será diário, com 7h30 de duração até Miami, e fará o percurso Recife-Miami-Salvador-Recife. Quem vem de Miami para a capital pernambucana desembarca no Aeroporto dos Guararapes às 10h05. Já os pernambucanos que saem para os Estados Unidos embarcam às 11h35. A aeronave utilizada para o vôo é um Boeing 767-300, com 28 assentos na classe executiva e aproximadamente 200 na econômica.

Nenhum comentário: