quarta-feira, 30 de abril de 2008

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Lula condecora Eduardo com a Insígnia da Ordem de Rio Branco

Humberto Pradera/ Divulgação

O governador Eduardo Campos foi distinguido com a Insígnia da Ordem do Rio Branco, em solenidade realizada na manhã dessa terça-feira (29), no Palácio do Itamarati, em Brasília. A comenda foi entregue pelo presidente Lula e é outorgada em reconhecimento "por relevantes serviços prestados ao Brasil". "É uma honra para mim e para todos os pernambucanos receber esta distinção", disse Eduardo. Os governadores Marcelo Déda (SE), Wilma de Faria (RN) e Sérgio Cabral (RJ) também foram homenageados com a mais alta distinção concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. Outros agraciados foram os ministros Luiz Marinho (Previdência Social), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Defesa Social entrega 108 motocicletas para polícias civil e militar
A Secretaria de Defesa Social entrega nessa terça-feira (29), às 9h, no pátio interno da SDS 108 motocicletas num investimento total de R$ 1,5 milhão. Além das motos será entregue uma ambulância doada pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) que foi utilizada durante os jogos do Pan-americano, no Rio de Janeiro.
Das 108 motocicletas, 100 serão para a Polícia Militar de Pernambuco e oito para a Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa. A ambulância será para o Corpo de Bombeiros Militar. Segundo o coordenador geral do CIODS, coronel Sérgio Viana, as motos irão agilizar os atendimentos garantindo maior mobilidade no trânsito.
A entrega das motos faz parte do projeto “De Olho na Rua”, inserido no programa do Governo do Estado para a área de segurança Pública “Pacto Pela Vida”. As motos irão atender Recife e Região Metropolitana além das cidades do Interior. Estarão presentes a solenidade o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, diretores de Operações das Polícias Civil e Militar, comandantes de batalhões, delegados entre outros.

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Saúde convoca secretários para traçar novas estratégias de combate à dengue
A Secretaria Estadual de Saúde reúne nesta terça-feira (29), às 9h, no auditório da Apevisa (Fernandes Vieira, Boa Vista, S/N), secretários municipais de saúde e diretores de assistência e epidemiologia de 18 municípios para avaliar a situação da dengue e traçar estratégias mais eficazes de combate à doença. Na ocasião, o secretário-executivo de Gestão e Vigilância em Saúde da SES, Cláudio Duarte, apresentará dados atualizados da dengue em Pernambuco, assim como um perfil das pessoas acometidas.
Entre as pautas da reunião, estão a importância da notificação e confirmação dos casos de forma rápida, a garantia da assistência aos pacientes nas unidades de saúde e ainda a intensificação das ações de combate aos focos, através de visitas dos agentes de endemia, do uso de fumacês ou da limpeza urbana. Os municípios convocados para a reunião são os 14 da Região Metropolitana do Recife e ainda Chã Grande, Goiana, Pombos e Vitória de Santo Antão, pertencentes à I Gerência Regional de Saúde, área que concentra cerca de 40% dos casos de dengue em todo o Estado.

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Consema amplia de 28 para 44 o número de instituições com direito a voto
O Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema) definiu hoje (29) a alteração do seu quadro de composição, durante a 22ª reunião extraordinária realizada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma). Atendendo à proposta do Grupo de Trabalho do Regimento Interno, os 25 conselheiros presentes decidiram ampliar de 28 para 44 o número de instituições com direito a voto nas decisões do Consema. O Conselho está incorporando as 14 instituições que já faziam parte do seu quadro, mas não tinham direito a voto, e criando mais duas vagas.
Os conselheiros atenderam ainda à sugestão da Sectma de contemplar com representações as organizações não-governamentais que atuam no interior do Estado, seguindo a linha de interiorização das ações do Governo Eduardo Campos. Com isso, serão empossados, com direito a voto, representantes de ONGs da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Além de representantes de duas organizações da Região Metropolitana do Recife e de uma organização com atuação marinha. Atualmente o Consema possui apenas quatro ONGs com direito a voto, todas com sede no Recife.
“Estamos trabalhando para a ampliação da participação social no Consema com a inclusão de diversos segmentos da sociedade civil, como as ONGs, que passarão a ter maior poder de decisão. Com isso, também estamos ampliando o controle social no que se refere às ações relacionadas à defesa do meio ambiente”, destacou o secretário executivo de Meio Ambiente da Sectma, Aloysio Costa Júnior.
Como próximo passo para a constituição do novo quadro, o Consema irá elaborar uma proposta de lei que será enviada à Assembléia Legislativa de Pernambuco sugerindo a alteração da composição anterior prevista na Lei Estadual 11.021/94. O Consema também encaminhará ao Fórum de Entidades Ambientalistas de Pernambuco a solicitação para a indicação das ONGs que deverão representar cada região do Estado. Também fez parte da pauta da reunião a posse dos representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PE), engenheiro civil, Valdenor Ramos; e da Mesorregião Metropolitana, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Paulista, Márcio Rodrigues.
CONSEMA- Criado em 1983, o Conselho Estadual de Meio Ambiente foi instituído pela Lei 10.560 de janeiro de 1991. Ele é um órgão superior do Sistema Estadual de Proteção Ambiental. Tem caráter deliberativo e normativo – responsável pela aprovação e acompanhamento da implementação da Política Estadual do Meio Ambiente. O Conselho é paritário, tendo metade de seus membros como representantes de órgãos do Estado e metade da sociedade civil. Têm cadeira no Conselho governos municipais, Estadual e Federal; organizações não governamentais; federações de trabalhadores e do setor produtivo; sindicatos; conselhos de classe; e universidades.

CHARGE DO DIA


O LULA ESTA SOBINDO COM OS BALÕES DO BOLSA FAMILIA, MAIS SERÁ QUE ELE VAI CAIR COMO O PADRE.

CLIMA

Tempo nublado a parcialmente nublado no EstadoPublicado em 30.04.2008, às 07h19
Do JC OnLine
A previsão para esta quarta-feira (30) em Pernambuco é de tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva esparsas no Litoral e Zona da Mata, chuvas isoladas no Agreste e Sertão do Pajeú e possibilidade nas demais áreas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para o Agreste, o Inmet prevê tempo nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas. A temperatura no Estado é estável com máxima de 33ºC e mínima de 19ºC.
No Recife, o dia será nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva esparsas. Os termômetros marcam entre 30ºC e 23ºC.

CULTURA RETRATA A POLÍTICA

Cine PE: Tema político atrai público Publicado em 30.04.2008, às 01h01
Brizola: tempos de luta conta a história de um dos maiores ícones da política brasileira
Conceição GamaEspecial para o JC OnLine
Brizola: tempos de luta estreou na segunda noite do Cine PE como um dos filmes mais aguardados do festival. Antes da exibição, era possível observar no hall do Centro de Convenções curiosos, partidários e seguidores das ideologias defendidas por Leonel Brizola discutindo acerca de suas expectativas em torno do documentário dirigido pelo gaúcho Tabajara Ruas.
Ao apresentar o filme, Tabajara e Lígia Walper, produtora executiva, fizeram questão de frisar a obediência da obra a uma das máximas defendidas por seu protagonista: a democracia. É que o documentário pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial. "Essa certamente será a maior platéia desse filme. Por ter sido patrocinado unicamente pela Petrobras, ele não entrará em circuito comercial, ficando restrito a exibições fechadas", apontou Lígia.
Brizola: tempos de luta conta a história de um dos maiores ícones da política brasileira, desde o seu nascimento até a sua morte. Depoimentos de personalidades como Oscar Niemeyer, Darcy Ribeiro, João Pedro Stédile, Luis Carlos Prestes, Lula, Dilma Roussef, Jarbas Passarinho e Fernando Henrique Cardoso, além de depoimentos do próprio Brizola, conferem à obra força para que ela se torne um importante documento de preservação da história brasileira moderna.
Fatos importantes da vida política de Brizola, como a amizade com Getúlio Vargas, as eleições que lhe conferiram cargos de deputado e governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, a fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o exílio, o encontro com Che Guevara, entre outros acontecimentos, são contados didaticamente pelo documentário.
Entretanto, do meio para o final, o filme se torna enfadonho. Na platéia, não era difícil ver pessoas dormindo e dava até para ouvir alguns roncos. Mas tudo mudou quando foi exibido na íntegra o direito de resposta concedido judicialmente a Leonel Brizola, em 1992, por conta de difamações presentes em reportagens veiculadas pelas Organizações Globo. A platéia acordou, aplaudiu calorosamente e gargalhou. A cara de tédio do apresentador Cid Moreira, em pelo Jornal Nacional, ao ler afirmações como "me acusaram de senilidade mental porque tenho 70 anos, mas são 16 a menos que o do meu difamador, Roberto Marinho", realmente é impagável.
Sem recorte - Ao contrário do que sugere o título do documentário, ele não se restringe a mostrar os tempos de luta de Leonel Brizola. Aspectos da vida pessoal, como a escolha do seu próprio nome e o casamento com Dona Neusa, ganharam destaque. Depoimentos do pai, irmãos e amigos de Brizola poderiam tornar o filme mais humanizado, porém, em diversos momentos, fizeram com que ele ganhasse uma pieguice desnecessária. E, curiosamente, fatos relevantes como o relacionamento do político com sua filha-problema, Neusinha Brizola, ficaram de fora.

POLÍCIA

Falso advogado é preso no RecifePublicado em 30.04.2008, às 07h28
Do JC
Um homem que se passava por advogado, mas que nunca prestou exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e era fugitivo da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, Grande Recife, foi preso, na tarde dessa terça-feira (29), mediante mandado de prisão preventiva por estelionato, invasão de domicílio e fuga de presídio. Alcion Alves Camilo, 48, se apresentava como advogado de vários detentos do sistema prisional de Pernambuco e foi preso quando saía de seu escritório, localizado na Rua dos Anjos, no Arruda, Zona Norte do Recife. Mesmo sem ser inscrito na OAB, Alcion possuía uma carteira da Secretaria de Ressocialização (Seres) que o identificava como advogado e tinha livre acesso a todos os presídios de Pernambuco.
“Mesmo sendo foragido da Justiça e tendo fugido da penitenciária de Itamaracá em novembro de 2002, ele tinha carteira da Seres e entrava normalmente em presídios, para visitar supostos clientes, entre eles o seu filho que, segundo ele, está detido no Presídio Aníbal Bruno. Além disso, era bastante comum ele dar entrevistas em jornais, programas de rádio e televisão como representante legal de presos”, explicou a delegada Beatriz Gibson, titular da Delegacia da Mulher e responsável pela prisão de Alcion. Ele apresentou uma cópia do diploma de uma universidade particular do Recife, onde diz ter cursado direito. “É preciso investigar para ver se esse diploma não é falso”, afirmou a delegada.
A ficha criminal do acusado é bastante extensa, com dois mandados de prisão e dez inquéritos instaurados. Ele havia sido preso anteriormente por lesão corporal. “Começamos a investigá-lo em outubro do ano passado, quando a esposa dele veio até a Delegacia da Mulher para denunciá-lo, dizendo que tinha sido estuprada e espancada por ele. Como ela o identificou como advogado, oficiei o caso à OAB, para que ele comparecesse à delegacia. Para nossa surpresa, a OAB disse que Alcion não era advogado, mas tinha apenas uma carteira de estagiário de advocacia. Com essa informação, começamos a investigá-lo, mas ele sempre conseguia fugir. Já chegou, inclusive, a trocar tiros com agentes da Delegacia de Repressão ao Roubo, que tinham tentado prendê-lo”, completou a delegada.
Alcion foi levado de volta para a antiga PAI, em Itamaracá, devido à determinação do mandado de prisão. Ele também deverá responder por exercício ilegal da profissão.

CIDADES

Estudante recebe marca-passo de diafragma nesta quartaPublicado em 30.04.2008, às 07h33
Do JC
Depois de mais de um ano de espera e nove meses de luta na Justiça, o estudante Marcos José de Oliveira, 25 anos, que ficou tetraplégico ao ser atingido por um tiro durante um assalto, em dezembro de 2006, receberá o implante de um marca-passo diafragmático na manhã desta quarta-feira (30). Médicos americanos e brasileiros reuniram-se nessa terça para definir o procedimento que será executado a partir das 8h.Marcos será o primeiro brasileiro a passar pelo processo que pode durar até quatro horas, mas deve garantir o funcionamento de seu diafragma, músculo que auxilia no processo respiratório.
A equipe médica que fará a operação, o neurocirurgião americano Abbot Krieger e seu assistente, o cirurgião plástico Lloyd Krieger, e dois cirurgiões do Hospital Português, não conversou com a imprensa, mas a tia do rapaz, Gercina Primo, explicou o que deve acontecer na sala de cirurgia.
“O nervo frênico, localizado no pescoço e responsável pelo circuito entre o cérebro e o diafragma, será dissecado. Uma alça é ligada ao nervo e um fio interno desce ao marca-passo sob a pele. Uma bateria fica do lado de fora. A partir dos estímulos produzidos pelo aparelho, o diafragma volta a funcionar”, detalha Gercina.
Os R$ 279 mil que cobrem pagamento da equipe médica, marca-passo, transporte aéreo, hospital, alimentação, visto e transporte local dos médicos americanos estão sendo pagos pelo governo do Estado, depois que a família de Marcos moveu uma ação de responsabilidade civil por omissão na segurança pública.
Além da tia, a irmã Patrícia Oliveira, 30, e a esposa Rafaela Nascimento, 22, estiveram com os médicos. Todas estão confiantes. “Essa operação representa a vitória dele. Foi uma batalha muito grande. Agora, ele vai poder sair do respirador e voltar para casa”, disse a esposa com quem Marcos tem um filho de 1 ano. “Vai ser um presente para ele, pois ele faz aniversário no sábado”, comemora Gercina.
O crime aconteceu em 3 de dezembro de 2006, às 16h30, em um bar na Mangabeira, Zona Norte do Recife. A bala entrou pelo ouvido direito, passou pela mandíbula e atingiu a coluna cervical. Desde então, ele está imóvel e consciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

ECONOMIA

Gol sai de lucro para prejuízo de R$ 74 milhões no trimestrePublicado em 30.04.2008, às 07h35
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes teve prejuízo líquido de R$ 74,098 milhões no primeiro trimestre do ano, contra lucro líquido de R$ 91,578 milhões no mesmo período de 2007, pelos padrões contábeis brasileiros (BR Gaap). A receita líquida totalizou R$ 1,609 bilhão, crescimento de 54,5% na mesma base de comparação.
A empresa teve prejuízo operacional de R$ 37,230 milhões de janeiro a março, contra lucro operacional de R$ 87,390 milhões um ano antes. Pelo padrão contábil norte-americano (US Gaap), a Gol teve prejuízo líquido de R$ 3,543 milhões no primeiro trimestre do ano, contra lucro líquido de R$ 116,582 milhões em igual intervalo do ano passado.
Fonte: Agência Estado

POLÍCIA

Assaltante morre após trocar tiros com policiais Publicado em 30.04.2008, às 07h42
Do JC OnLine Com informações da Rádio Jornal
Um assaltante foi morto em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, após reagir a uma abordagem da Polícia Militar, na noite dessa terça-feira (30). Segundo a polícia, Leonardo Tavares da Silva, 22 anos, praticava assaltos no bairro do Timbi quando foi flagrado e trocou tiros com os policiais.
Leonardo Tavares foi atingido e tombou sem vida. Ele ainda chegou a ser levado para o Hospital Getúlio Vargas (HGV).

POLÍTICA

Senado adia votações para a próxima semana Publicado em 30.04.2008, às 07h47
Diante da falta de quórum na véspera do feriado de 1º de Maio e da insistência da oposição em manter o protesto contra medidas provisórias que tratam de créditos extraordinários, o Senado decidiu transferir suas votações para a próxima semana. Após reunião com os líderes partidários ontem, o presidente do Senado Garibaldi Alves Filho, anunciou que não havia acordo para votar as MPs 408/07 e 409/07, que abrem crédito para vários ministérios.
Garibaldi afirmou, porém, que a Casa está pronta para votar a partir da próxima semana as matérias, que estão sendo sugeridas pelos próprios líderes, segundo informou a Agência Senado no seu site na manhã desta quarta-feira. "O que está havendo é aquele problema: as medidas provisórias trancam a pauta e a oposição se recusa a votar simplesmente contra as medidas provisórias. A oposição quer votação no painel, quer que se confirme o quórum e termina sem votar, o que é deplorável para o Congresso e para o Senado", disse o presidente do Senado.
Os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e José Agripino (DEM-RN) disseram que a oposição está disposta a votar, mas exigirá votação nominal enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não se pronunciar sobre a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que questiona a validade de MPs relacionada à abertura de créditos.
Fonte: Agência Estado

ECOLÓGIA

Quatro peixes-bois são devolvidos à natureza Publicado em 30.04.2008, às 07h54
Do JC
Mais quatro peixes-bois marinhos criados em cativeiro iniciarão nesta quarta-feira (30) à noite uma jornada de volta à natureza. Os bichos deixarão Itamaracá, no Grande Recife, rumo a Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. O trajeto será feito de caminhão.
Esta é a segunda etapa da operação emergencial para reintroduzir peixes-bois marinhos, mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil. No dia 28 de março, quatro animais foram deixados num cativeiro natural em Barra de Mamanguape (PB).
Permanecem no cercado até se acostumarem à variação de maré e aprender a se alimentar sozinhos, quando são soltos definitivamente. A adaptação deve durar três meses.
Arani, Aira, Potiguar e a fêmea B5 são os nomes dos peixes-bois que a partir desta quinta estarão no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, onde foi instalado o curral. Eles deixarão o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por volta das 20h.
Os peixes-bois vão seguir em dois caminhões, dentro de piscinas de fibra de vidro. Durante o trajeto, serão monitorados por médicos veterinários e tratadores, que registrarão dados como batimento cardíaco e freqüência respiratória.
Para evitar o ressecamento da pele dos animais durante a viagem, a equipe aplicará uma fina camada de óleo vegetal e toalhas umedecidas. Seis outros carros comporão o aparato de segurança. Mais de 30 pessoas serão envolvidas na operação.
O percurso, de cerca de 250 quilômetros, será pelas rodovias BR-101, PE-60 e AL-101 até Japaratinga, onde o comboio atravessará em balsas o rio até Porto de Pedras. No Rio Tatuamunha, uma equipe do ICMBio coordenará, durante a manhã, atividades envolvendo as comunidades e escolas da região, com visitas programadas ao recinto de readaptação onde os peixes-bois serão deixados.
O lugar está na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. É uma região preservada, com a presença de alimentos para a espécie, como capim agulha, algas e folhas de mangue. O peixe-boi, denominado pelos cientistas Trichechus manatus, é herbívoro. Alcança quatro metros e 700 quilos. Tem hábitos costeiros e precisa beber água doce para sobreviver.

NACIONAL

Desmatamento triplicou em MT e PA, aponta ONG Publicado em 30.04.2008, às 08h04
Segundo levantamento da organização não-governamental Imazon, o desmatamento voltou a crescer em Mato Grosso e no Pará nos três primeiros meses do ano, justamente quando o governo federal anunciou medidas para combater o desflorestamento na Amazônia. Segundo os dados da instituição, nos dois Estados, recordistas da destruição, praticamente triplicou a área devastada no período, um movimento atípico para esta época do ano, quando a ação no campo é mais difícil por causa das chuvas na região.
A área desmatada nos dois Estados passou de 77 quilômetros quadrados, de janeiro a março de 2007, para 214 quilômetros quadrados no mesmo período deste ano, dos quais 149 quilômetros quadrados foram em Mato Grosso. O levantamento foi feito pela organização não-governamental usando imagens de satélites.
“É sintomático esse crescimento no primeiro trimestre porque, a partir das medidas tomadas pelo governo, o desmatamento deveria ceder e não subir”, explica Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon. Ele reconhece que os agentes da destruição florestal podem ter se antecipado ao efeito das medidas e cortado o quanto podiam no período, enquanto elas ainda não surtem o efeito.
Desde o início do ano, o governo federal anunciou uma série de ações para tentar conter o avanço do desmatamento na Amazônia Legal. Entre elas estão restrições ao crédito para proprietários rurais e a Operação Arco de Fogo, realizada pela Polícia Federal Ibama e Força Nacional. Já foram alvo da operação municípios como Tailândia, Paragominas e Ulianópolis.
TAXAS - No acumulado do calendário anual do desmatamento, que começa em agosto, as taxas crescem no Pará, enquanto em Mato Grosso caem. No primeiro, o desmatamento passa de 775 quilômetros quadrados para 1.362 quilômetros quadrados. Já em Mato Grosso cai de 2.203 quilômetros quadrados para 1.853 quilômetros quadrados. Tanto os dados do Imazon como os apresentados pelo sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que o desmatamento voltou a apresentar níveis alarmantes. Dos 36 municípios listados pelo MMA como os campeões de desmatamento, 6 do Pará e 7 de Mato Grosso figuram entre os 20 que mais desmataram no acumulado desde agosto, segundo o Imazon.
Fonte: Agência Estado

POLÍCIA

Agricultor é morto a tiros em Lagoa do CarroPublicado em 30.04.2008, às 08h18
Do JC OnLineCom informações da Rádio Jornal
Um agricultor foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (30), em Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com a polícia, Ednaldo José da Silva, 33 anos, foi morto por volta das 4h quando seguia para o trabalho.
O trabalhador rural foi atingido por três tiros: um na cabeça, um no tórax e um no braço. Os assassinos fugiram sem levar nada, o que leva a polícia a acreditar na hipótese de execução.
O corpo de Ednaldo José da Silva será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. O caso será investigado pela Delegacia de Lagoa do Carro.

POLÍTICA

Cartão custeou viagens de ministros a Estado de origemPublicado em 30.04.2008, às 08h31
Os gastos feitos com cartões corporativos mostram que ao menos cinco ministros e ex-ministros privilegiaram viagens financiadas pelos cofres públicos a seus Estados de origem, onde mantêm laços político-partidários e familiares, em especial nos finais de semana. É o caso dos ministros da Pesca, Altemir Gregolin, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, e dos ex-ministros Olívio Dutra (Cidades), Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) e José Fritsch (antecessor de Gregolin).
Os dados constam de levantamento feito pelo sub-relator de sistematização da CPI dos Cartões mista, Carlos Sampaio (PSDB-SP), sobre gastos discriminados por fim de semana com cartões.
Despesas com viagens são cobertas pelo erário quando são motivadas pelo trabalho. Caso o ministro esteja em agenda oficial, não há restrição à data ou ao destino. Mas, para Sampaio, a coincidência precisa ser investigada. “É algo anormal”, diz ele. É comum que ministros retornem às suas bases eleitorais ou fiquem com suas famílias nos finais de semana, mas sem custo extra para o Tesouro. “É preciso verificar se não está havendo adaptação da agenda oficial a eventuais interesses pessoais ou políticos", avalia Sampaio.
De acordo com o banco de dados do deputado, em 14 dos 33 finais de semana em que pagou despesas com o cartão fornecido pelo governo, o ex-ministro da Pesca José Fritsch (PT) estava em cidades de Santa Catarina, seu Estado natal. Fritsch comandou a pasta de janeiro de 2003 a março de 2006. Seu sucessor, Altemir Gregolin (PT-SC), mostra perfil semelhante: em 11 finais de semana, há gastos em estabelecimentos de Florianópolis, Criciúma e Chapecó. Em outros 18 finais de semana, os gastos foram feitos no comércio de outros Estados, como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Maranhão.
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pagou despesas com o cartão corporativo em apenas sete finais de semana desde que assumiu o ministério, em março de 2007. Mas em todos os casos o ministro estava em Curitiba ou Londrina, cidades do Paraná, seu Estado de origem. No cartão oficial de Stephanes, não há registro de despesas em sábados e domingos em outros lugares do País.
DIAS ÚTEIS - O ex-ministro das Cidades Olívio Dutra também concentra despesas com cartão no Rio Grande do Sul, Estado que já governou. Nesse caso, os gastos feitos também se estendem a dias úteis. Em seis finais de semana há despesas em cidades gaúchas como Caxias do Sul, São Borja e Cachoeirinha, além de Porto Alegre. Em outros cinco finais de semana, despesas foram feitas em Teresina, Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus. Em dias úteis, o petista, que ocupou o cargo de janeiro de 2003 a julho de 2005, foi a cidades do Rio Grande do Sul em pelo menos outras 12 datas.
No caso do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto, também do PT do Rio Grande do Sul, há gastos em Porto Alegre em cinco finais de semana. Em outros nove casos, as despesas foram realizadas em outros Estados. Rossetto fez pelo menos mais dez viagens ao Rio Grande do Sul usando ao cartão durante a semana.
Já a ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, computou gastos com o cartão de pagamento do governo em estabelecimentos em São Paulo em pelo menos 24 finais de semana, onde ela construiu sua liderança no movimento negro. Em outros 27 finais de semana, as despesas foram pagas em estabelecimentos de outras partes do País.
Fonte: Agência Estado

NACIONAL

PF diz que, além do BNDES, grupo fraudaria MinistérioPublicado em 30.04.2008, às 08h35
A investigação da Operação Santa Tereza indica que, além do suposto desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o grupo capitaneado pelo ex-assessor do deputado Paulinho da Força (PDT-SP), João Pedro de Moura, também teria oferecido a municípios de cinco Estados a liberação de projetos no Ministério das Cidades, mediante pagamento de propina.
Segundo a Polícia Federal, Moura dividia parte da atuação da organização criminosa com outro assessor parlamentar, José Brito de França, lotado no gabinete do deputado Roberto Santiago (PV-SP). França também foi grampeado pela PF e em seus diálogos com integrantes do grupo ele cita o diretor de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação, Daniel Nolasco como sendo seu facilitador no ministério. A PF relata uma escuta entre Brito e um dos presos na Operação Santa Tereza em que ele diz que irá a Brasília falar com o assessor direto de Nolasco. “Ele vai me dar todos os caminhos”, disse Brito, de acordo com a investigação.
“Essa secretaria é do PC do B. Fala sobre a Funasa. É uma grana que sai muito fácil, pois está dentro do saneamento básico (...). Como é prioridade do governo, a gente tem facilidade”, orienta Brito, segundo a PF. As gravações mostram que Brito oferecia ainda alternativa para não envolver prefeituras, fazendo projetos em nome de organizações não-governamentais. “Dá para fazer 200 casas com gestão de ONG, sem a prefeitura”, explica o assessor a um investidor do litoral paulista. Ele dá o preço para dois projetos de prefeituras no litoral: “Tem que liberar uns 12, 15 paus.”
Em outra conversa, um interlocutor identificado pela PF como Sérgio alerta Brito sobre os prazos dos projetos para 2008. “Diz que julho fecha por causa das contratações, ano eleitoral (...), Lei de Responsabilidade Fiscal, que não dá para ficar moscando.” A Polícia Federal parou de monitorar as ligações feitas por Brito por não associá-lo ao esquema do BNDES ao longo das investigações da Operação Santa Tereza. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Fonte: Agência Estado

CIDADES

Morre Ubiratan de Castro, ex-prefeito de Olinda Publicado em 30.04.2008, às 08h47
Do JC OnLineCom informações da Rádio Jornal
O ex-prefeito de Olinda Ubiratan de Castro, 79 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (30), vítima de uma parada cardíaca. O velório do ex-prefeito está previsto para as 10h, na sede da Prefeitura da Olinda e não mais na Câmara Municipal de Olinda, como foi divulgado anteriormente.
O corpo de Ubiratan de Castro será sepultado às 16h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

NACIONAL

STF deve receber carta de apoio a ações contra cotas raciaisPublicado em 30.04.2008, às 08h52
Um grupo formado por intelectuais, sindicalistas, empresários e ativistas de movimentos negros e de outros movimentos sociais deve entregar nesta quarta-feira (30), às 19h, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, uma carta intitulada Centro e Treze Cidadãos Anti-Racistas contra as Leis Raciais.
O texto manifesta apoio a duas ações diretas de inconstitucionalidade contra as cotas raciais que estão no Supremo. Uma é relativa ao Programa Universidade para Todos (ProUni), e outra, aos vestibulares das universidades estaduais do Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Estado

NACIONAL

Multas contra desmatamento já somam R$ 60 milhõesPublicado em 30.04.2008, às 08h56
A operação Arco de Fogo superou, em dois meses de atuação nos Estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia, os R$ 60 milhões, com 338 multas aplicadas contra o desmatamento da Amazônia. Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e policiais federais e da Força Nacional de Segurança Pública fiscalizaram 166 propriedades, entre empresas e fazendas, e apreenderam 37,4 mil metros cúbicos de madeira ilegal, o suficiente para encher 1,5 mil caminhão.
Segundo o Ibama, 42 estabelecimentos tiveram suas atividades paralisadas por falta de licenciamento ou por depósito ou venda de madeira sem origem legal. Também foram apreendidos 1,4 metro de carvão vegetal ilegal, 26 veículos e 31 motosserras utilizados na prática do crime ambiental. Os agentes públicos destruíram 1,6 mil fornos de produção de carvão vegetal clandestinos.
Fonte: Agência Estado

POLÍTICA

Laudo da digitalização do dossiê de gastos deve sair nesta quartaPublicado em 30.04.2008, às 09h09
A Polícia Federal deve concluir nesta quarta-feira (30) o laudo do primeiro lote de computadores usados na digitalização dos gastos da Presidência da República nos governos atual e anterior. A perícia dará as primeiras pistas sobre a autoria do dossiê sobre gastos do governo Fernando Henrique Cardoso, montado por servidores da Casa Civil da Presidência. Com o laudo na mão, a PF intimará para depor, nos próximos dias, os seis servidores da Casa Civil responsáveis pela digitalização dos gastos. Os dados, digitados em planilhas de Excel, teriam sido usados na montagem do dossiê.
A oposição acusa o governo Lula de usar o dossiê para fazer chantagem política e impedir as investigações sobre gastos irregulares com cartões corporativos. Ontem a PF tomou os depoimentos de mais dois servidores da Casa Civil. Até agora foram quatro ouvidos, mas nenhum deles é considerado peça central do dossiê. O delegado Sérgio Menezes, encarregado do inquérito, acha que ainda faltam peças para a montagem do quebra-cabeças e anunciou que, na próxima semana, vai pedir à Justiça a prorrogação do inquérito por mais 30 dias.
Há duas semanas, a Polícia Federal apreendeu sete computadores usados na elaboração do banco de dados da Casa Civil. No último dia 18, mais seis computadores e um pen drive foram levados para a perícia. Esses equipamentos pertenciam aos seis funcionários suspeitos de participação direta na montagem do dossiê. Eles cuidavam do banco de dados com gastos tipo B (reembolsados a partir da apresentação de notas fiscais) da Casa Civil . Mas o laudo a ser fechado hoje envolve só o primeiro lote.
Fonte: Agência Estado

CIDADES

Protesto de sem-teto termina em confusão na Zona OestePublicado em 30.04.2008, às 09h24
Do JC OnLineCom informações da Rádio Jornal
Confusão, tiro e prisão durante um protesto realizado por integrantes do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) na Avenida Abdias de Carvalho, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta quarta-feira. Os manifestantes haviam bloqueado a via no sentido subúrbio-centro para reivindicar moradia e lembrar o dia do trabalhador, que acontece nesta quinta-feira (1º), mas a pista foi liberada pela polícia.
O protesto reúne cerca de 60 integrantes do MLRT e o clima ficou tenso com a chegada de policiais militares. Os sem-teto se negaram a liberar a avenida e houve tumulto. Um PM disparou um tiro para cima. Na confusão, um dos líderes do movimento, Wagner Rodrigues, foi detido.
Os policiais afirmam que tentaram negociar com o Movimento e que não foram atendidos, fato negado pelos manifestantes. A Avenida Abdias de Carvalho foi liberada e o trânsito voltou ao normal, porém o clima ainda é tenso no local.

ECONOMIA

Tarifas bancárias mudam a partir desta quarta-feiraPublicado em 30.04.2008, às 09h39
A partir desta quarta-feira (30), a cobrança das tarifas bancárias passa a seguir novas regras. Foram criadas três categorias de serviços: prioritários, especiais e diferenciados. Nesses grupos, estão os itens que podem ser cobrados. Na classe "prioritária" estão os serviços mais usados pelos brasileiros. Nela, os serviços deverão ser listados em extrato de forma idêntica em todos os bancos e haverá regras para a alteração dos preços.
O aumento de tarifas, por exemplo, só pode acontecer 180 dias após a última alteração de preços e toda mudança deve ser anunciada com 30 dias de antecedência. A redução pode ser feita a qualquer momento. A inclusão ou retirada de serviços nos grupos tarifários só pode ser decidido pelo Banco Central ou pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
CONSUMIDOR - Para as entidades de defesa do consumidor, na prática as novas regras trazem poucas mudanças. "A padronização dos nomes dos serviços e a redução no número de tarifas que podem ser cobradas que caiu de 50 para 32, são pontos positivos", afirma Marilena Lazzarini, coordenadora executiva do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). "Mas na prática são medidas "para inglês ver" pois o pacote de tarifas padronizado do BC é na média mais caro que os pacotes de serviços que os bancos já comercializam."
Dinah Barreto, assistente da direção da Fundação Procon de São Paulo, diz que as regras ajudam na comparação dos preços de tarifas, mas o cliente deve observar se há cobranças desnecessárias. "O consumidor deve ficar atento e ver se, de fato, precisa contratar um pacote de serviços. Às vezes, é melhor pagar o serviço avulso."
Fonte: Agência Estado

POLÍTICA

Governo lança nova carteira de trabalho nesta quartaPublicado em 30.04.2008, às 09h49
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançam nesta quarta-feira (30), às 10 horas (de Brasília), no Palácio do Planalto, a nova carteira de trabalho. Na solenidade, o primeiro Cartão de Identidade do Trabalhador (CIT) será entregue ao presidente da República.
Criada com o objetivo de modernizar a carteira de trabalho e torná-la menos onerosa para a União, o novo modelo tem a identificação do trabalhador preenchida eletronicamente, no mesmo estilo do passaporte, e com capa e folhas azuis.
Na nova carteira, será incluído o Cartão de Identidade do Trabalhador (CIT) - cartão magnético que permitirá consultas a informações da vida laboral, como o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de abono salarial e a contagem de tempo de serviço. Essas informações ficarão disponíveis nos terminais da Caixa Econômica Federal (CEF) ou pela internet, por meio do Portal de Consultas do Trabalhador.
Fonte: Agência Estado

CIDADES

Acidente em Goiana deixa dois mortos e um feridoPublicado em 30.04.2008, às 10h06
Do JC OnLineCom informações da Rádio Jornal
Duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente na manhã desta quarta-feira (30), no Km 25 da BR-101 Norte, em Goiana, na Zona da Mata do Estado. O acidente aconteceu próximo à estrada de Pontas de Pedra, no Litoral, por volta das 7h, quando Nivaldo Paulino da Silva, 78 anos, tentava socorrer o tio, levando-o para o Hospital de Goiana.
De acordo com testemunhas, o Fiat Uno dirigido por Nivaldo ficou atravessado na pista após uma ultrapassagem forçada a uma carreta e foi atingido na lateral por um Fiat Strada que vinha no sentido contrário. O tio do motorista, Jorge Luis do Bonfim, 90, e o filho do aposentado, Joaquim Luis do Nascimento, 55, morreram no local. Nivaldo Paulino da Silva ficou ferido e foi levado para o Hospital de Goiana.

NACIONAL

Dois em cada 10 brasileiros ocupados trabalham por conta própriaPublicado em 30.04.2008, às 10h11
Em cada dez brasileiros ocupados, dois trabalham por conta própria. No país, há 4,1 milhões de pessoas que exercem suas atividades de maneira autônoma, sem vínculo empregatício com nenhum estabelecimento. Esse grupo de trabalhadores é formado em sua maioria por homens (60,8%), brancos (54,5%), com idade entre 50 e 59 anos (22,4%), que estão inseridos principalmente nos setores de comércio (28%) e de construção (17,4%), ocupados como vendedores e pedreiros.
Os dados fazem parte do levantamento Perfil dos Trabalhadores por Conta Própria, divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em informações da Pesquisa Mensal do Emprego relativa a março deste ano.
De acordo com o estudo, o rendimento desse tipo de trabalhador é de R$1.013,50 e 70% recebem menos de dois salários mínimos (R$ 830). As mulheres vêm aumentando sua participação nessa categoria, mas elas ainda apresentam rendimentos 32,7% inferiores aos dos homens. A diferença é superior observada entre o total da população ocupada, em que as mulheres ganham 29% a menos do que os homens.
O levantamento do IBGE aponta outra disparidade no tocante aos rendimentos por grupo social: os trabalhadores por conta própria de cor preta ou parda ganham, em média, 49,8% a menos do que os de cor branca. No total da população ocupada, a diferença é de 48,2%.
Ainda de acordo com o estudo, apenas 20,7% desse tipo de trabalhador contribuem para a Previdência Social. O número de horas semanais trabalhadas foi estimado em 41,3, semelhante ao da população ocupada em geral (41,5 horas).
Fonte: Agência Estado

POLÍTICA

FHC atribui alta dos alimentos ao aumento da demandaPublicado em 30.04.2008, às 10h24
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) atribuiu o aumento da inflação mundial dos alimentos principalmente ao aumento da demanda. "E, na verdade, há um pouco de especulação também", disse. O ex-presidente considera "um exagero" afirmar que o aumento da inflação seja por conta dos biocombustíveis. "Há um certo efeito. Não da cana-de-açúcar, que não compete com a alimentação, pelo menos até agora. Mas há a questão dos Estados Unidos, do milho", afirmou.
Segundo o ex-presidente, o aumento da demanda por alimentos é positivo, mas "até que se ajuste a oferta, leva tempo". Por isso considera que "algumas ações têm de ser tomadas para evitar que os preços disparem e que a fome maltrate ainda mais as populações pobres".
Fernando Henrique deu as declarações ao chegar para a reunião da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, fundada por ele e pelos ex-presidentes da Colômbia, Cesar Gaviria, e do México, Ernesto Zedillo.
Fonte: Agência Estado

POLÍCIA

Polícia apresenta envolvido em roubo de cargaPublicado em 30.04.2008, às 10h39
Do JC OnLine
Um homem acusado de envolvimento no roubo de carga da uma loja de eletrodomésticos foi preso nessa terça-feira (29), em Agrestina, no Agreste do Estado. O desempregado Diego Chagas da Silva, 30 anos, foi apresentado na Delegacia de Repressão ao roubo de Cargas nessa quarta-feira (30).
De acordo com a polícia, o roubo aconteceu no último dia 22, na BR-101 Sul. A carga de televisores é avaliada em R$ 83 mil. Com a prisão de Diego Chagas, a polícia conseguiu recuperar parte dos aparelhos, 120 TVs, em Agrestina e em Caruaru. também foram apreendidas seis espingardas e caixas de munições.
Segundo a polícia, outras sete pessoas envolvidas no roubo da carga estão sendo investigadas, inclusive o motorista do caminhão, que teria simulado o assalto. Diego Chagas da Silva deverá ser encaminhado para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel) ainda nesta quarta-feira.

INTERNACIONAL

Albert Hofmann, o pai do LSD, morre na Suíça aos 102 anosPublicado em 30.04.2008, às 10h48
Albert Hofmann, o pai do ácido lisérgico (LSD), faleceu na Suíça aos 102 anos, anunciou Doris Stuker, uma funcionária da prefeitura da cidade de Burg Im Leimental. Hofmann morreu na terça-feira (29) em sua casa em Burg Im Leimental, uma pequena cidade nos arredores da Basiléia para onde mudou-se depois de aposentar-se, em 1971.
O LSD, alucinógeno descoberto por Hofmann, inspirou - e afetou consideravelmente a saúde mental de - milhões de hippies nas décadas de 1960 e 1970. Décadas depois da proibição da invenção, no fim dos anos 60, Hofmann defendia com afinco sua invenção. "Eu produzi a substância como um remédio. Não é minha culpa se as pessoas abusavam dele", declarou certa vez.
O químico suíço descobriu a dietilamida do ácido lisérgico (LSD-25) em 1938, quando estudava as aplicações medicinais de um fungo encontrado no trigo e em outros grãos para a companhia farmacêutica Sandoz, na Basiléia.
Hofmann tornou-se a primeira cobaia de sua invenção quando tocou com um dedo acidentalmente em uma pequena quantidade da substância durante a repetição de um experimento em 16 de abril de 1943. "Precisei sair do laboratório e voltar para casa porque comecei a sentir de repente um mal-estar e uma tontura", escreveu em um memorando a seus chefes.
"Tudo o que eu enxergava era distorcido, como um espelho ondulado", disse ele sobre a volta para casa, de bicicleta. "Eu tinha a impressão de estar parado, mas meu assistente me disse que na verdade estávamos indo rápido demais."
Ao chegar em casa, Hofmann acomodou-se em um divã e começou a experimentar o que chamou de "visões maravilhosas".
Numa entrevista para marcar seu centenário, Hofmann disse à emissora de televisão suíça SF DRS que o efeito "durou algumas horas e depois acabou".
Três dias depois, o cientista experimentou uma dose maior. O resultado foi uma viagem de horror. "A substância tomou conta de mim. Eu sentia um medo devastador de enlouquecer. Fui transportado para um outro mundo, um outro tempo", escreveu ele.
A expectativa de Hofmann e de seus colegas era que o LSD desse uma importante contribuição para a psiquiatria. A droga amplificava problemas e conflitos internos e a esperança era fazer com que ela fosse usada para reconhecer e tratar problemas como a esquizofrenia.
A Sandoz chegou a comercializar o LSD-25 sob o nome de Delysid e encorajou médicos a testarem em si mesmos. Foi um dos remédios mais fortes de que se tem notícia - calcula-se que apenas um grama seria suficiente para drogar de 10.000 a 20.000 pessoas durante cerca de 12 horas.
Hofmann descobriu mais tarde que a estrutura química de sua descoberta era similar à de cogumelos venenosos e de ervas alucinógenas usadas em cerimônias religiosas por índios mexicanos.
O LSD ganhou fama internacional na passagem da década de 1950 para a de 1960, quando o professor Timothy Leary, de Harvard, passou a defender o uso do ácido lisérgico com a frase "ligue, sintonize a caia fora". O ator Cary Grant e diversos roqueiros passaram depois a propalar as virtudes do LSD na busca por autoconhecimento e iluminação espiritual.
Além das viagens psicodélicas, porém, começaram a aparecer notícias de pessoas promovendo chacinas e pulando de janelas em meio a alucinações provocadas pelo ácido. Usuários freqüentes sofreram danos psicológicos permanentes.
O governo Estados Unidos proibiu o LSD em 1966. A medida foi adotada a seguir pelos demais países do mundo. Hofmann admitia que o LSD era perigoso se caísse em mãos erradas, mas considerava a proibição injusta e defendia que fossem permitidas pesquisas medicinais com a droga.
Em dezembro do ano passado, autoridades suíças liberaram o uso do LSD para tratamento psicoterápico em casos excepcionais. "Para mim, esse é um sonho que vira realidade. Eu sempre quis ver o LSD em seu lugar de direito na medicina", disse ele à TV suíça na época.
Hofmann deixa um filho e uma filha. Sua esposa, Anita, e dois de seus quatro filhos morreram antes dele.
Fonte: Agência Estado

INTERNACIONAL

Venezuela ajusta taxas mínimas para poupançasPublicado em 30.04.2008, às 10h54
O Banco Central da Venezuela anunciou nesta quarta-feira (30) uma série de ajustes nas taxas de juros locais relacionadas às contas de poupança e aos cartões de crédito, assim como a instrumentos do mercado aberto. As medidas têm o intuito de fomentar uma taxa de poupança mais elevada e limitar o excesso de dinheiro na economia, o que, segundo o BC, seriam motivos para uma alta da inflação.
A partir desta quinta-feira, as instituições financeiras devem remunerar a 15% ao ano as contas de poupança e a 17% ao ano os depósitos, de acordo com informações de um anúncio do jornal El Universal. O banco também estabeleceu a cobrança pelos bancos de uma taxa de juros máxima de 33% para cartões de crédito.
A autoridade monetária venezuelana também anunciou novos níveis de taxas de juros para instrumentos de mercado aberto usados para restringir a liquidez da economia.
Fonte: Agência Estado

CULTURA

Orquestra Sinfônica do Recife faz tributo ao trabalhadorPublicado em 30.04.2008, às 11h04
O Parque da Jaqueira será palco para as comemorações do 1º de Maio, dia do trabalhador. A partir das 18h30, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, que aproveitará o concerto para lançar seu primeiro CD, não-comercial, intitulado “Tributo ao Trabalhador”.
No repertório, estão arranjos sinfônicos da música popular brasileira de autores como Chico Buarque, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Geraldo Vandré, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Toquinho, Chico Science, Luiz Gonzaga, Baden Pawell, Edu Lobo entre outros; com arranjos de Nelson Ayres, Francis Hime, Maestro Duda, Clóvis Pereira, Flávio Lima, Nilson Lopes, Roberto Sion, Marco Cézar, Ademir Araújo e Fernando Rangel. O concerto terá ainda a participação do Quinteto de saxofones da Spok Frevo Orquestra e do Coro Contracantos.
Para o show, a Prefeitura vai disponibilizar 1.600 cadeiras, além de 12 cabines sanitárias. A Guarda Municipal destinará dez homens para reforçar a segurança patrimonial do parque. Além deles, duas viaturas da CTTU farão o monitoramento e a orientação do trânsito. INTERNACIONAL SOCIALISTA - O CD tem 13 faixas e o show uma hora e meia. A abertura e o encerramento do concerto trazem o Hino da Internacional Socialista. A primeira, instrumental e a última com participação do Coro Contracantos. O arranjo para o CD foi feito pelo maestro Clóvis Pereira.