terça-feira, 11 de novembro de 2008

CÂMARA APROVA CBHPM


Projeto teve origem em Pernambuco

Presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, cumpre compromisso que assumiu na semana passada com a diretoria da Fenam e inclui projeto na pauta de votações. Projeto é uma solicitação das entidades médicas de Pernambuco.

Foi aprovado, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3466/04, do deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE), que cria o Rol de Procedimentos e Serviços Médicos (RPSM), o chamado projeto da CBHPM. O rol vai ser utilizado nas negociações entre as operadoras de planos de saúde, os médicos e as empresas prestadoras de serviços de saúde quanto aos preços a serem cobrados. A matéria foi aprovada na forma do substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e seguirá ao Senado.

A incumbência de elaborar o rol caberá à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que deverá constituir uma câmara técnica com representação proporcional das partes envolvidas para cumprir as regras previstas no projeto. Emenda aprovada em plenário garantiu que o rol dependerá de consenso obtido nessa câmara técnica.

Preço justo

O deputado Inocêncio Oliveira agradeceu a todos os deputados e relatores pela aprovação do projeto, dizendo que "é médico e está deputado". Para ele, os médicos devem trabalhar para que o mais pobre cidadão do País tenha os mesmos direitos que outros. "Eu me orgulho de ser médico", afirmou, lembrando as dificuldades em se estabelecer um preço justo para todas as partes.

Relator pela Comissão de Seguridade Social e Família, o deputado Rafael Guerra (PSDB-MG) agradeceu a todos os líderes pela votação da matéria, lembrando que a negociação do projeto demandou um longo trabalho da comissão.

Reajuste racional

O rol deverá ser editado e, se necessário, revisado, até 31 de março de cada ano, depois de negociação entre os envolvidos, tomando como referência a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Entre os objetivos da criação do rol estão aumentar a racionalidade do reajuste dos planos de saúde, balizar a política de remuneração dos contratos com os médicos e as prestadoras de serviços de saúde, e fornecer à ANS mecanismos para resolver conflitos e preservar o equilíbrio financeiro dos contratos.

Para a edição anual do RPSM serão levados em conta os indicadores de variação de custos diretos de assistência à saúde, consideradas as médias nacional e estadual. Também deverão ser consideradas as freqüências de uso dos procedimentos e serviços cobertos pelos contratos de planos e seguros privados de saúde.

De acordo com o substitutivo, a negociação para edição do rol será feita nos primeiros 90 dias de cada ano, em âmbito estadual ou nacional, observará as peculiaridades das empresas envolvidas e terá os custos operacionais dos procedimentos médicos negociados separadamente dos honorários médicos.

No link a seguir http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=251627, é possível ter acesso ao PL 3466/2004.

HISTÓRICO - O projeto de lei, pela implementação da CBHPM, teve início em Pernambuco. Graças a luta das entidades médicas, que formam o Movimento de Dignidade Médica (MDM), o projeto, de autoria do médico e deputado estadual Sebastião Oliveira (PR-PE), foi assinado no dia 12 de abril de 2004 pelo então governador Jarbas Vasconcelos (http://revista.cremepe.org.br/01/cremepe1.php). A partir de então o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR-PE) reforçou a luta dos médicos pernambucanos e levou o projeto de lei à Câmara Federal, para que a mesma seja validada em todo o território nacional.

Veja nos links abaixo o que mais já foi publicado na revista Movimento Médico sobre a luta das entidades médicas de Pernambuco pela implantação da CBHPM:

http://revista.cremepe.org.br/02/cremepe4.php
http://revista.cremepe.org.br/04/simepe3.php

Museu do Estado de Pernambuco recebe mostra Percurso da Arte

A partir desta quinta-feira (13), o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) recebe a exposição coletiva Percurso da Arte, composta por obras de 62 alunos dos cursos oferecidos no equipamento, administrado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A mostra, que ocupará o palacete Estácio Coimbra, conta com desenhos e pinturas que vão do abstrato ao figurativo, com técnicas variadas, desde o acrílico até o óleo sobre tela.

Promovida pela Sociedade dos Amigos do Mepe, que tem como objetivo movimentar o museu com palestras e exposições, Percurso da Arte apresenta pinturas e desenhos de temátivas livres. Cada aluno irá expor até dois quadros, resultado de distintas experiências com as artes plásticas. As telas são de tamanhos diversos, produzidas em seis meses de aula, totalizando 120 peças.

Segundo a artista plástica Fátima Paes, professora do curso de desenho e pintura, o Mepe está abrindo espaço a novos talentos e estreitando o contato entre o público interessado em arte e o museu. "Essa exposição é mais uma iniciativa para incentivar a produção de nomes ainda desconhecidos", afirma.

Além de peças dos alunos, serão expostas oito telas produzidas pelos professores. Ministram as aulas os artistas Marisa Varella (porcelana contemporânea), Jéssica Martins (pintura contemporânea), Fátima Paes, Pollianna Ferreira e Flávio Serafim (desenho e pintura) e Rosângela Antunes, Santana e Marcondes Batista (óleo sobre tela).

O lançamento da exposição Percurso da Arte é aberto ao público e está marcado para as 20h desta quinta-feira (13). O Mepe fica na Avenida Rui Barbosa, 960, no bairro das Graças. Mais informações pelos telefones 3427.9322 ou 3427.0766. A entrada é franca.

Serviço
Exposição coletiva Percurso da Arte
Abertura: 13 de novembro, às 20h
Entrada franca
Local: Museu do Estado de Pernambuco, Av. Rui Barbosa, nº 960, Graças
Período: de 14 a 26 de novembro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h
Informações: 3427.9322 ou 3427.0766

Trio Sonata é uma das atrações do Mês da Música no Conservatório

Os períodos barrocos e renascentistas serão revividos, nesta quarta-feira (12), no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). A viagem ao passado será promovido pelo Trio Sonata, que se dedica à pesquisa e interpretação de obras desses dois períodos. O concerto, que acontecerá às 19h30, faz parte do Novembro Mês da Música, promovido pela instituição e que conta com uma programação repleta de muita música.

O Trio Sonata tem dez anos e seu nome remete à formação instrumental do conjunto mais popular do final do século XVII e da primeira metade do século XVIII, conhecido como trio-sonata, que tinha duas vertentes: a sonata da chiesa (de igreja) e a sonata da camera (de câmera), uma suíte de danças.

Embora formado por quatro instrumentos, o grupo permanece trio. Isto acontece devido ao fenômeno da música barroca chamado baixo-contínuo, onde dois instrumentos, um melódico como o violoncelo e outro harmônico como o cravo, executam a mesma linha melódica, resultando na terceira voz do trio. Então o trio fica composto desta forma: a flauta, o violino e o baixo-contínuo. A sua formação é composta por Árcripo Neves - flautas doces, Andréia Rocha - cravo, Reneudes Santiago - violino e Sebastian Poch - violoncello.

Para essa apresentação, o Trio Sonata preparou um repertório com músicas barrocas e populares do movimento armorial, entre elas obras de Marin Marais (1656-1728), através das composições: Prélude, Sarabande, Loure, Gavotte, Rondeau e Minuet; Georg Phillip Telemann (1681-1767), com o quarteto em ré menor, apresentando as músicas: Andante, Vivace, Largo e Allegro; Cussy de Almeida – ‘Nordestinados’; J. E. Gramani- ‘Mexericos da Rabeca’, ‘Valsa (Seresta)’ e ‘Deodora’; e por fim Liduíno Pitombeira, com ‘Variações sobre o Juazeiro’.

Serviço:
Dia: 12 de novembro de 2008
Hora: 19h30
Local: Conservatório Pernambucano de Música (CPM)
Entrada: Franca

Esmape recebe artigos para publicação em revista

A Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape) receberá, até o dia 03 de dezembro, quarta-feira, artigos para serem analisados e selecionados pelo Conselho Editorial da Revista Esmape. Os trabalhos escolhidos serão publicados na edição 28 da revista, referente ao 2º semestre de julho a dezembro deste ano. A colaboração é aberta para professores, alunos, magistrados, promotores, procuradores, delegados, advogados e integrantes da carreira jurídica.

Os trabalhos deverão ter no máximo 20 laudas, serem inéditos, apresentados nos formatos impresso e eletrônico, e se encaixarem na norma NBR 10520/2002 da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT). O autor poderá publicar apenas um artigo por edição da Revista Esmape e não terá nenhum ganho financeiro pela sua cessão, porém receberá dois exemplares da publicação. Aqueles que não forem selecionados não terão os trabalhos devolvidos.

Os colaboradores devem remeter os trabalhos para a Biblioteca da Esmape, que fica na sede da instituição, localizada na Rua Imperador Pedro II, nº 221, Santo Antônio - Recife – PE. O CEP é o 50.010-240. Os artigos devem ser entregues no formato impresso, com registro em CD ou através do e-mail biblioteca@esmape.com.br. Outras informações podem ser obtidas através do edital 28, disponível no site da Esmape.

Magistrados destacam-se na literatura


A Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto) tem se consolidado a cada edição por agregar nomes da literatura nacional e internacional em uma programação extensa e diversificada. Em sua 4ª temporada, realizada na primeira semana de novembro, integraram a Fliporto, dois novos nomes da literatura local. Além do juiz Alfredo Jambo, titular 3ª Vara da Fazenda Pública e autor do livro Testemunho Mudo, o titular da 26ª Vara Cível do Fórum do Recife, Josué Antônio Fonseca de Sena, também teve sua publicação, Goiana em versos e prosa, lançada durante o evento.

A história, os costumes e as paisagens da cidade de Goiânia, localizada a 63 Km de Recife, serviram de inspiração para a elaboração da obra, que já recebeu da Academia Pernambucana de Letras (APL) o prêmio Leonor Correia Oliveira. As 567 páginas, com ilustrações a bico de pena, contêm evocações em versos e prosa sobre os eventos religiosos e festivos, logradouros, monumentos e instituições de Goiana. As manifestações artísticas populares também perpassam as páginas do livro criando-se, dessa forma, um painel literário que contribuiu para o fortalecimento da identidade goianense.

Josué Antônio Fonseca de Sena está finalizando mais duas obras para publicação. Uma delas, "Fernando de Noronha em versos", com cerca de 150 páginas, deverá ser lançada ainda este ano e já está prefaciada pela antropóloga e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Janirva Cavalcante da Rocha Lima. A outra, "Evocação a Portugal", de 70 páginas, teve seu prefácio elaborado pela escritora e integrante da APL, Fátima Quincas, e está previsto para ser lançado no início do ano que vem.

Opinião

Goiana em versos e prosa recebeu elogios do escritor Carlos Eduardo Carvalho dos Santos, integrante da Academia de Arte e Letras de Pernambuco. "A obra oferece um aspecto inovador em relação aos livros até então lançados de Goiana, ao tratar exaustivamente da História, Geografia e paisagem humana e cultural dessa cidade, em versos que se conformam inteiramente, no som da vogal ou ditongo, do acento tônico até a última letra ou fonema", declarou o escritor.

Ainda segundo o literato, o autor "demonstra grande capacidade criativa e domínio do vocabulário". Dentre os heróis citados no livro encontra-se o desembargador Joaquim Nunes Machado, mártir da Revolução Praieira, que nomeia a mais alta comenda do Poder Judiciário estadual, a medalha de honra que agracia personalidades que se destacaram na prestação de serviços à Justiça.

Em artigo publicado na Folha de Pernambuco, o juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Região Metropolitana do Recife, Adeildo Nunes, opinou que a obra “Goiana em versos e prosa deve integrar a biblioteca pessoal de todos, indistintamente, porque retrata a história de um povo que convive e conviveu com a crença do homem com os seus ideais de justiça e de perseverança”.

Sobre o personagem em referência, a página 133/134 do livro lançado, consta o seguinte soneto:

Teve, em Recife, o audaz Nunes Machado, / Líder da Revolução Praieira, morte briosa, /No fragor da luta, tal intrépido soldado, / Infausto episodio cantado em verso e prosa. / Bravo Goianense, com o sangue derramado / Por avançados ideais, de forma ardorosa, / Eleva-se ao panteão dos patriotas imolados / Da pernambucana república trágica e famosa. / Por que, indagam estudiosos inda intrigados, / Se fazia em armas pessoa tão judiciosa / No combate da Soledade ao ser alvejado? / Responde a aura de sua alma generosa: / A morrer pela causa liberal fora convocado, / Entre a vida e a honra esta foi mais valiosa.

Conheça mais sobre a participação da magistratura pernambucana nas artes em:

Presidente do TJPE toma posse na Academia de Artes e Letras.

Vice-presidentes elegem mesa diretora


O desembargador Bartolomeu Bueno foi eleito como presidente do Colégio Permanente de Vice-presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CPVIP) na noite da última sexta-feira (7). A eleição ocorreu no fim da 1ª Reunião dos Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça (REVIP), realizada desde quinta-feira (6) no Recife Lucsim Palace Hotel, em Boa Viagem. Também foram eleitos os desembargadores Álvaro Bourguingnon (ES) para o cargo de vice-presidente e João de Jesus Abdala Simões (AM) como primeiro-secretário do Colégio. A gestão dos três desembargadores terá dois anos.

Nesta segunda-feira (10), o desembargador Bartolomeu Bueno realiza o primeiro ato como coordenador do grupo, publicando os resultados da reunião no link da Vice-presidência no site do TJPE (www.tjpe.com). “Publicarei o regimento da CPVIP, os enunciados aprovados e as demais conclusões da reunião. Também disponibilizaremos o conteúdo das palestras do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha, e do presidente da Andes, Luiz Eduardo Guimarães”, informou Bueno.

A CPVIP promoverá um encontro a cada semestre. Bahia ou Amazonas será a sede do próximo evento. O Estado do Espírito Santo já se comprometeu a realizar a terceira reunião.

Recursos Extraordinários

A avaliação dos Recursos Extraordinários e Especiais foi o tema principal do debate promovido no segundo dia do encontro - sexta-feira (10). Padronizar as atividades dos vice-presidentes dos Tribunais de Justiça foi o objetivo das discussões. Por unanimidade, foram aprovados 14 enunciados referentes aos recursos ordinários, especiais, extraordinários, medidas cautelares, juízo de admissibilidade em recursos especiais, recursos repetitivos e repercussão geral.

Antes da votação e debate dos enunciados, o desembargador e presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes), Luiz Eduardo Guimarães, proferiu palestra sobre “Repercussão Geral”, um dos elementos dos recursos extraordinários.

Além do TJPE, participaram do I REVIP os Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Amazonas, Santa Catarina. Roraima e Amapá.

TJPE homenageia ministro do STJ


A mais alta comenda do Poder Judiciário estadual foi entregue, nesta sexta-feira (7), ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha. A solenidade ocorreu no Tribunal Pleno do Palácio da Justiça, onde os desembargadores se reuniram para conferir a entrega da Medalha do Mérito Judiciário Joaquim Nunes Machado ao ministro. Na ocasião, os desembargadores de outros estados, que participam da I Reunião de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (REVIP), desde quinta-feira passada (06) até sábado (08), no Recife, em Boa Viagem, também prestigiaram o evento.

O colar de Alta Distinção foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueirêdo, que destacou a importância do ministro para o cenário jurídico nacional. "Toda a magistratura brasileira vê Vossa Excelência como referência de magistrado, como um excelente operador do Direito, e este Tribunal manifesta esse reconhecimento através dessa simbologia", afirmou o desembargador.

Noronha agradeceu pela homenagem, destacando a importância do momento histórico, bem como a relevância da jurisprudência do TJPE: "Sinto-me lisonjeado por estar recebendo a medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado. Quero com isso agradecer a corte deste Tribunal por me presentear com tamanha honraria. É um prazer e motivo de júbilo ser homenageado por um dos mais tradicionais tribunais desta Federação".

Importância da Justiça de 1º Grau

Na conferência, o ministro traçou um contexto histórico acerca do surgimento dos Tribunais Superiores no país, ressaltando a necessidade de situar o papel de cada órgão de Justiça de acordo com a Constituição. O palestrante também apontou a missão das cortes superiores como guardiãs da eficácia do Direito Federal, alertando os presentes acerca da necessidade dos Tribunais de Justiça dos Estados resgatarem o prestígio de suas decisões.

Para o magistrado, a Justiça se obtém nas instâncias ordinárias e estas têm o papel de assegurar os direitos fundamentais resguardados na Carta Constitucional. "Comparar se as decisões afrontam, ou não, os preceitos constitucionais é missão das cortes superiores, mas a Justiça local deve manter a sua soberania", disse.

Na solenidade, compuseram a mesa o presidente da Associação Nacional de desembargadores (ANDES), desembargador Luiz Eduardo Rabello; a procuradora de Justiça do Estado de Pernambuco, Zulene Noberto e o embaixador-chefe do escritório das relações exteriores em Pernambuco, Isnard Penha Brasil Júnior.


............................................
Da redação da Ascom/TJPE





» Enviar para um amigo » Imprimir esta notícia » Voltar
Diário Oficial


Ver em formato HTML Saiba como Últimas Notícias

11/11/2008 - Esmape recebe artigos para publicação em revista

10/11/2008 - Magistrados destacam-se na literatura

10/11/2008 - Vice-presidentes elegem mesa diretora

7/11/2008 - TJPE dá início a I REVIP

6/11/2008 - Arte Popular marca comemoração do Dia do Servidor

TJPE dá início a I REVIP


A I Reunião de Vice-Presidentes de Justiça do Brasil (REVIP), que está sendo realizada no Recife, foi aberta oficialmente na última quinta-feira (6), no Recife Palace Hotel, em Boa Viagem. O encontro contou com a participação de vice-presidentes de mais de dez estados brasileiros.

Para o presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, a REVIP será muito importante para que os grandes temas que perpassam o Judiciário sejam discutidos. “Tenho absoluta convicção de que esse encontro, com o êxito que lhe é assegurado, permitirá uma reflexão nova e contribuições necessárias no sentido de, não apenas trabalhar pela forma rápida da jurisdição, mas, sobretudo, colocando o papel importante que cada vice-presidente tem na gestão jurisdicional do Poder Judiciário de cada estado que integra”, afirmou.

Segundo o coordenador da I REVIP e vice-presidente do TJPE, desembargador Bartolomeu Bueno, o encontro vai proporcionar uma troca de experiências entre os magistrados de todo o país. “Poderemos saber como funciona cada vice-presidência, quais são suas atribuições e o que podemos fazer para unificar essas atribuições”, explicou.

Além do presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo e do vice-presidente, desembargador Bartolomeu Bueno, foram chamados para compor a mesa diretora do evento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco (OAB-PE), Jayme Asfora; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Jovaldo Nunes; o assessor especial do Governo do Estado, desembargador Fausto Freitas; o presidente da Associação Nacional de Desembargadores (ANDES), desembargador Luiz Eduardo Guimarães Rabello; e o presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), desembargador Nildo Nery.

O encontro contou, ainda, com apresentação da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, que executou números que perpassaram por clássicos, como As Quatro Estações, de Antônio Vivaldi, e canções populares, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O poeta popular Chico Pedrosa encerrou o evento, declamando “poemas matutos”, verdadeiras crônicas narradas da cultura nordestina.

Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão 2008

A temporada de verão está chegando e os problemas e acidentes ocorridos neste período aumentam de forma considerável. A fim de diminuir esta incidência, o Corpo de Bombeiros lança nesta quarta-feira (12), às 8h, no Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar), a Operação Verão 2008. O objetivo é orientar a população pernambucana, dando dicas de prevenção de acidentes, distribuindo folderes e mostrando de que forma os guarda-vidas vão atuar no litoral do Estado.

Este ano, graças à arrecadação da taxa de incêndio, a corporação pôde adquirir novos equipamentos, 12 jets ski, 10 botes infláveis, 10 barcos e dois quadricículos, o que amplia a área de atendimento a ocorrências marítimas, de forma preventiva e emergencial, nas praias de Boa Viagem, Olinda, Piedade, Itamaracá, Paulista entre outras. Quem passar pelo calçadão, mais precisamente em frente ao Acaiaca, poderá ver uma mostra dos equipamentos e viaturas que serão empregados a partir de agora nas praias pernambucanas.

CONGRESSO – Paralelo a Operação Verão 2008, o CBMPE participa do VII Campeonato, VII Simpósio Brasileiro e I Encontro Latino de salvamento aquático promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). A solenidade de abertura acontece nesta quarta-feira (12), ás 16h, na Faculdade de Ciências humanas de Olinda (FACHO) e será presidida pelo Comandante Geral Coronel Casa Nova.

O encontro vai abordar temas como as ações do CBMPE no atendimento a afogamentos, ataques de tubarão no Recife, salvamento aquático no mundo de hoje e os aspectos sócio-culturais relacionados ao salvamento aquático. O evento conta com a participação de representantes das delegações nacionais e internacionais como Argentina, Portugal, Uruguai, Chile, Itália, México, Peru e Venezuela. O VII Campeonato acontece na sexta (14) na praia de Olinda.

Consema divulga projetos de desertificação que serão financiados pelo Estado

Os oito projetos de combate à desertificação que receberão financiamento do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) foram apresentados nesta terça-feira (11), durante a Reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), que será realizada no Salgueiro Plaza Hoel até esta quarta-feira (12). Os projetos receberão R$ 600 mil e favorecerão os municípios de Sagüeiro, Terra Nova, Itacuruba, Cabrobó, Orobó, Bodocó, Belém do São Francisco, Ouricuri, Santa Cruz, Parnamirim, Araripina, Afrânio, Petrolina, Floresta, Granito, Ipubi, Moreilândia, Santa Filomena, Santa Maria do Cambucá e Trindade.

Segundo o secretário executivo de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), Aloysio Costa Júnior, R$ 600 mil é pouco para o combate à problemática. “Mas se compararmos com os R$ 180 mil que o Governo Federal está destinando para projetos em diversos estados brasileiros, veremos que realmente em Pernambuco temos a intenção de enfrentar o problema”, disse.

Os 20 municípios pernambucanos para os quais o edital de R$ 600 mil foi direcionado têm em seus territórios áreas suscetíveis à desertificação. Foram contemplados projetos que variam de R$ 40 mil a R$ 87 mil ligados ao monitoramento e controle ambiental; preservação e conservação dos recursos naturais renováveis; recuperação de áreas degradadas ou em processo de degradação; educação ambiental e divulgação; elaboração e implantação da Agenda 21; e pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável.

O secretário executivo disse também que o edital para 2009 será direcionado às políticas públicas municipais, mas será resultado de discussões a serem feitas por um grupo de trabalho formado por representantes da Embrapa, do Instituto Nacional do Semi-Árido, dos municípios e de diversas entidades igadas às questões ambientais.

Reunião - Esta é a segunda reunião ordinária do Consema fora da Região Metropolitana do Recife. No encontro, entrarão em debate os problemas ambientais do Sertão pernambucano e propostas e encaminhamentos para a região. A primeira reunião do Consema no interior foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro em Caruaru. Na ocasião, os representantes dos municípios do Agreste aprovaram a criação da Área de Proteção Ambiental do Canal de Santa Cruz, localizada no litoral norte Pernambucano. Depois da reunião de Salgueiro, o Consema vai se reunir em Petrolina, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Compesa passa a administrar abastecimento em Ribeirão

A partir de 1º de dezembro, o sistema de abastecimento d'água do município de Ribeirão, na Mata Sul, será administrado pela Compesa. Agora são 172 municípios operados pela Compesa de um total de 184. O anúncio foi feito pelo diretor Comercial de Atendimento, Décio Padilha, informando que a companhia assinou um termo de uso com a prefeitura do município, com uma permissão de exploração do serviço por um período de 20 anos. A Compesa nunca operou em Ribeirão e a gestão será compartilhada com o município.

"A prefeitura não entregou a concessão da operação e nem compramos", adiantou Padilha. Até março de 2009, a meta da Compesa é investir R$ 550 mil em obras emergenciais para melhoria do serviço. Até 2010, a companhia pretende investir mais R$ 5,1 no sistema de abastecimento d'água. No plano de investimento de curto prazo, a Compesa pretende melhorar a distribuição de água na cidade no prazo de 60 dias. Hoje, Ribeirão recebe cerca de duas a três horas de água por dia.

"A nossa intenção é acabar com o racionamento. Por isso, vamos aplicar recursos em obras para melhorar a rede distribuição do centro, ampliar a capacidade da estação elevatória e reformar a estação de tratamento de água", informou Décio Padilha.

A Compesa também vai instalar hidrômetros em 100% das residências, quando hoje apenas 40¨% têm o medidor. Do montante de R$ 5,1 milhões que serão investidos em Ribeirão, R$ 1,63 milhão serão aplicados em caráter de urgência (médio prazo). A cidade não tem sistema de esgotamento sanitário, mas a proposta da Compesa no futuro é implantar o serviço.

Com o apoio da prefeitura, foi feito o cadastramento dos clientes, contabilizando 9,5 mil ligações e um atendimento de 34 mil pessoas. Desse total, a companhia já sabe que cerca de 2 mil terão direito à tarifa social, no valor de R$ 8,56, já com o reajuste em novembro. Os clientes de Ribeirão também contarão com uma Loja do Cliente, que já está preparada para atender a demanda da cidade.

A Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) realiza, na próxima sexta-feira (14), às 9h, o Seminário de Orientação e Nivelamento sobre a adesão

A Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) realiza, na próxima sexta-feira (14), às 9h, o Seminário de Orientação e Nivelamento sobre a adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS). O objetivo será prestar assessoria técnica e jurídica aos municípios que ainda não aprovaram a lei de criação dos Fundos Municipais de Habitação de Interesse Social (FLHIS) e seu Conselho Gestor. O evento será realizado no auditório da CEHAB, localizada na rua Odorico Mendes, 700, Campo Grande, no Recife.

Com o seminário, a finalidade do Governo do Estado é assegurar que os municípios estejam aptos a receber recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Esta é uma exigência do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação, regulamentada pela Lei Federal 11.124 de 16/06/2005, que institui o SNHIS.

O prazo máximo para que cada município aprove a Lei de criação do Fundo Local e do seu Conselho Gestor é 31 de dezembro deste ano. A não aprovação da Lei impossibilitará o município de participar do processo seletivo dos programas e deixará de receber recursos para a produção de habitação e urbanização, oriundos do Orçamento Geral da União em 2009.

Para participar do seminário foram convidados representantes de 96 municípios que obedecem aos seguintes critérios: fazem parte da Região Metropolitana do Recife (RMR); possuem mais de 20 mil habitantes; e os que já possuem recursos captados pelo FNHIS. Os demais municípios terão até o dia 31 de dezembro de 2009 para cumprirem estas exigências. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (81) 3182.7552 e (81) 3182.7501.

CEHAB realiza seminário de orientação para adesão ao SNHIS

A Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) realiza, na próxima sexta-feira (14), às 9h, o Seminário de Orientação e Nivelamento sobre a adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS). O objetivo será prestar assessoria técnica e jurídica aos municípios que ainda não aprovaram a lei de criação dos Fundos Municipais de Habitação de Interesse Social (FLHIS) e seu Conselho Gestor. O evento será realizado no auditório da CEHAB, localizada na rua Odorico Mendes, 700, Campo Grande, no Recife.

Com o seminário, a finalidade do Governo do Estado é assegurar que os municípios estejam aptos a receber recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Esta é uma exigência do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação, regulamentada pela Lei Federal 11.124 de 16/06/2005, que institui o SNHIS.

O prazo máximo para que cada município aprove a Lei de criação do Fundo Local e do seu Conselho Gestor é 31 de dezembro deste ano. A não aprovação da Lei impossibilitará o município de participar do processo seletivo dos programas e deixará de receber recursos para a produção de habitação e urbanização, oriundos do Orçamento Geral da União em 2009.

Para participar do seminário foram convidados representantes de 96 municípios que obedecem aos seguintes critérios: fazem parte da Região Metropolitana do Recife (RMR); possuem mais de 20 mil habitantes; e os que já possuem recursos captados pelo FNHIS. Os demais municípios terão até o dia 31 de dezembro de 2009 para cumprirem estas exigências. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (81) 3182.7552 e (81) 3182.7501.

Educação continuada promove encontro de capacitação e relaxamento

Nesta terça e quarta-feira (11 e 12), o Hospital da Restauração, através da coordenação de Educação Continuada, promove a 4ª Convenção Anual do Centro Cirúrgico. O evento é aberto para todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Centro de Material e Esterilização (CME), Bloco Cirúrgico e Sala de Recuperação de Anestésica alé de estudantes de enfermagem e residentes.

Embora o grande foco seja o debate de procedimentos técnicos utilizados nos três setores várias atividades de integração estão programadas: apresentação de dança de salão, palestra sobre motivação e sobre ansiedade e estresse no ambiente de trabalho, além de sorteio de brindes. Também vai ser abordada a importância da conscientização dos funcionários para o transplante de órgãos.

De acordo com a supervisora da Educação Continuada, Paula Figueiredo, a proposta é unir os temas específicos das especialidades de cada setor e aumentar a integração entre os funcionários de cada setor, que possuem atribuições interligadas. "Com isso, podemos promover um atendimento mais ágil, qualificado e sem intecorrências", explica Paula.

Panorama da indústria é avaliado por pesquisa

Revelar o panorama econômico do Estado, através das expectativas dos empresários ligados ao setor industrial. Nesta quarta-feira (12), às 10h, será divulgada a Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação de Pernambuco, relativa ao quarto trimestre de 2008. Na oportunidade, serão divulgados levantamentos estatísticos com observações sobre o mês de outubro, além de projeções para os próximos seis meses. A divulgação será realizada na sala de reunião da Agência Condepe/Fidem, na Rua Barão de São Borja, 526, Boa Vista.

As empresas ligadas à indústria de transformação no Estado foram ouvidas, considerando itens como demanda, produção, estoques, preços, por produtos. As questões relacionadas ao emprego industrial tiveram como peso o Pessoal Ocupado. Já as relativas à demanda externa foram analisadas pelas exportações. Cerca de 200 empresas de diversos segmentos (alimentos e bebidas, têxtil, calçados e artigos de couro, celulose, papel e produtos de papel, refino de petróleo e álcool, produtos químicos, borracha e plástico, minerais não metálicos, metalurgia básica, produtos de metal inclusive máquinas e equipamentos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos) foram ouvidas.

A pesquisa, que é desenvolvida pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, através do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), desde 2005, será apresentada pelo coordenador técnico da pesquisa, Jorge Braga, do Instituto Brasileiro de Economia.

Campanha na mídia leva turma do Fom Fom para todo o Estado

Das ruas para o rádio e a tela da TV. A partir desta quarta-feira (12), o DETRAN-PE leva a Turma do Fom-Fom para todo o Estado através de uma campanha publicitária na mídia. A iniciativa, além de apresentar os personagens, especialmente os mais novos – o Mão-Dupla e a Sirena - mostra a atuação deles nas ruas do Recife, com imagens de vários pontos da cidade.

O filme de um minuto, com versão também de 30 segundos, criação da Agência Puma, será exibido em horário nobre dos veículos. O conteúdo segue o roteiro dos personagens no contato direto com condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres. No ritmo dançante do jingle criado pelo Estúdio Muzak, que tem como refrão "Com a turma do Fom-Fom fica muito bom", o VT mostra a irreverência dos Fom-Foms nas ruas, em cenas de pedestres sendo conduzidos para atravessar na faixa e condutores orientados a não usar o celular, entre outras. A campanha estará também na internet e no formato de plasma show em shoppings centers.

Este lançamento consiste, na verdade, na realização da primeira etapa de um projeto do DETRAN-PE unificado e ainda mais abrangente para a educação do transito, na mídia. Nesse processo, a turma do Fom Fom será protagonista de todas as peças e filmes que serão criados a partir de agora. E o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da conduta ética no transito, servirá de referência para a estratégia de ressaltar, especialmente, a importancia da solidariedade e gentileza nas ruas.

Bom Motorista – Até a próxima semana, a gentileza no trânsito será a bola da vez no lançamento do VT de 30 segundos intitulado o "Bom Motorista". O roteiro aborda uma briga entre condutores que acaba quando um deles escancara um sorriso.

IPA mostra inovações tecnológicas durante a 67º Exposição de Animais

Quem visitar a 67º Exposição de Animais no Cordeiro pode conferir as novidades tecnológicas que o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura (SARA) colocou à mostra nesta edição. Entre elas a unidade demonstrativa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS, variedades da Palma melhoradas geneticamente e equipamentos utilizados para a melhoria da oferta de água para o campo.

As PAIS são sistemas circulares, em forma de espiral, que comportam em cada uma de suas faixas com tipos variados de cultivo. Para 2009, está prevista a instalação de 360 dessas unidades, 200 delas na Mata Sul, Agreste e Sertão do Pajeú e as demais na região de Itaparica e na Mata Norte Pernambucana. Somadas, as quatro intervenções totalizam um investimento de R$ 1,7 milhão.

O IPA levou para a exposição quatro variedades de palma forrageira que vêm sendo pesquisadas nas Estações Experimentais: orelha de elefante - africana e mexicana, a miúda e a IPA Sertânia. O Instituto vem estudando o comportamento da palma em diferentes espaçamentos, níveis de adubação mineral e orgânica, manejo de colheita, tratos culturais e uso de herbicidas, valor nutritivo e utilização, bem como melhoramento genético.

Estão à mostra, também, os equipamentos utilizados pelo IPA para a perfuração de poços, como a perfuratriz e o compressor, além de um dessalinizador. Os equipamentos aumentam a produtividade quanto ao número de poços perfurados e o acesso de água para a população rural.

PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA – Nas PAIS, é possível plantar hortaliças, como cebolinha, e outros cultivos. Todo o esterco produzido pelos animais no galinheiro, localizado na região central do sistema, é utilizando em forma de adubo orgânico. A rotatividade de cultura é um dos principais benefícios proporcionados por essas unidades. Outra importante vantagem das PAIS é a diminuição dos gastos para o agricultor. Os investimentos em água, energia, mangueira para irrigação e outros instrumentos são reduzidos em até 30%.

Procon Pernambuco realiza reunião com representantes dos bancos

O Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado, realizou na manhã desta segunda-feira (10), uma reunião com representantes das agências bancárias, com o objetivo de discutir a Lei dos 15 minutos de espera nas filas dos bancos e a cobrança da taxa do boleto bancário. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), no bairro da Madalena.

Durante a reunião o Procon mostrou aos representantes dos bancos que estará mais atendo ao cumprimento da Lei Estadual n° 12.264, a qual estabelece que o tempo máximo de espera nas filas dos bancos não deve ultrapassar 15 minutos, podendo chegar a 30 minutos, em véspera ou em dia seguinte a feriados, em data de vencimentos de tributos e em data de pagamento a servidores públicos.

Ficou determinado que o órgão de defesa do consumidor vai realizar um levantamento até o fim deste mês, para identificar as agências mais problemáticas. Esse levantamento será enviado aos bancos, que após um prazo de 15 dias, serão convocados individualmente ao Procon para apresentarem as propostas de melhoria no atendimento.

O órgão de defesa do consumidor recebe constantemente inúmeras denúncias sobre o descumprimento da lei. Na última operação de fiscalização realizada pelo Procon, foi constatado que o tempo de espera dos clientes nas filas dos bancos é de no mínimo 1 hora, chegando em alguns casos, até quatro horas de permanência.

Sobre a cobrança indevida da taxa de boleto bancário, alguns bancos afirmaram durante a reunião que já aboliram o recolhimento da taxa. As agências bancárias que ainda continuam com a cobrança se comprometeram a suspendê-la ainda este ano.

O Procon Pernambuco pretende ainda, intensificar as operações de fiscalização nos bancos para conferir se a Lei Estadual será realmente cumprida pelas agências. Caso os bancos não cumpram a lei, será lavrado um auto de infração, cujo valor da multa varia de R$10 a 100 mil. As instituições terão um prazo de 15 dias para apresentar defesa.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Casa Nova, implantou nesta segunda-feira (10), no Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospita

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Casa Nova, implantou nesta segunda-feira (10), no Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH), localizado no Varadouro, em Olinda, o serviço especial de moto-regate. A partir de agora, o serviço de emergência da Capital e RMR, que representa 50% das chamadas feitas pelo 193, contará com oito motos que reduzirão o tempo resposta no atendimento às vítimas.

Os acidentes acontecem todos os dias nas ruas da cidade, principalmente nos horários de “pico”, momento em que o trânsito é intenso e nem sempre é fácil o acesso ao local. De moto e em dupla, será possível chegar no acidente mais rapidamente, agilizar os primeiros socorros e estabilizar o quadro da vítima até a chegada da viatura que a conduzirá para um hospital. Tudo isso, foi mostrado em um simulado realizado na Praça do Carmo.

Esse tipo de serviço é realizado com sucesso em São Paulo há oito anos e foi lá que o Tenente Beltrão fez o curso de Condução de Motocicleta em Condição de Emergência, trazendo toda a experiência para Pernambuco. “Vamos trabalhar em cima do que o sistema tem de melhor e adequar a realidade de nossa cidade”, diz o oficial que capacitou nove socorristas.

As motos são equipadas com todos os materiais necessários à prestação dos primeiros socorros como, por exemplo, colar cervical, ataduras, gases, talas para imobilização, desfibrilador entre outros. Em cada moto haverá também um extintor para que o socorrista possa atuar caso haja princípio de incêndio em veículos envolvidos em acidentes.

Além da Região Metropolitana, também estão sendo contempladas com o novo serviço as cidades de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, com duas motos-resgate cada. Até o final do mês, o CBMPE receberá 14 novas viaturas de resgate, o que vai otimizar ainda mais o serviço de atendimento pré-hospitlar no Estado.

"É o início de um projeto que contempla ainda um helicóptero que dever chegar até novembro do próximo ano”, diz o coronel Casa Nova. O serviço e, também, um investimento do Governo do Estado, através do Pacto pela Vida, que visa concluir o novo sistema até 2010. “O que nós queremos é implantar esse serviço em 25 cidades, adiquirir 40 novas motos e 50 ambulâncias”, conclui o comandante.

Corpo de Bombeiros implanta serviço de Moto Resgate


O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Casa Nova, implantou nesta segunda-feira (10), no Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH), localizado no Varadouro, em Olinda, o serviço especial de moto-regate. A partir de agora, o serviço de emergência da Capital e RMR, que representa 50% das chamadas feitas pelo 193, contará com oito motos que reduzirão o tempo resposta no atendimento às vítimas.

Os acidentes acontecem todos os dias nas ruas da cidade, principalmente nos horários de “pico”, momento em que o trânsito é intenso e nem sempre é fácil o acesso ao local. De moto e em dupla, será possível chegar no acidente mais rapidamente, agilizar os primeiros socorros e estabilizar o quadro da vítima até a chegada da viatura que a conduzirá para um hospital. Tudo isso, foi mostrado em um simulado realizado na Praça do Carmo.

Esse tipo de serviço é realizado com sucesso em São Paulo há oito anos e foi lá que o Tenente Beltrão fez o curso de Condução de Motocicleta em Condição de Emergência, trazendo toda a experiência para Pernambuco. “Vamos trabalhar em cima do que o sistema tem de melhor e adequar a realidade de nossa cidade”, diz o oficial que capacitou nove socorristas.

As motos são equipadas com todos os materiais necessários à prestação dos primeiros socorros como, por exemplo, colar cervical, ataduras, gases, talas para imobilização, desfibrilador entre outros. Em cada moto haverá também um extintor para que o socorrista possa atuar caso haja princípio de incêndio em veículos envolvidos em acidentes.

Além da Região Metropolitana, também estão sendo contempladas com o novo serviço as cidades de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, com duas motos-resgate cada. Até o final do mês, o CBMPE receberá 14 novas viaturas de resgate, o que vai otimizar ainda mais o serviço de atendimento pré-hospitlar no Estado.

"É o início de um projeto que contempla ainda um helicóptero que dever chegar até novembro do próximo ano”, diz o coronel Casa Nova. O serviço e, também, um investimento do Governo do Estado, através do Pacto pela Vida, que visa concluir o novo sistema até 2010. “O que nós queremos é implantar esse serviço em 25 cidades, adiquirir 40 novas motos e 50 ambulâncias”, conclui o comandante.

Grupo que possui hotel de luxo em Dubai deve investir no Estado


Um grupo hoteleiro do Kwait pode ser o próximo a desembarcar em Pernambuco, mais precisamente na Reserva do Paiva, para concretizar um grande pacote de investimentos. O IFA Hotels & Resorts foi a primeira empresa privada a investir na construção do Palm Jumeirah - complexo turístico em forma de palmeira, localizado em Dubai – e possui 23 hotéis do segmento super luxo espalhados por 14 países em quatro continentes.

A intenção é construir um hotel cinco estrelas de altíssimo luxo com cerca de 100 apartamentos, um campo de golfe e domicílios que sirvam de segunda residência para turistas estrangeiros. "Até o final deste ano, estaremos comunicando nossa decisão", revelou o presidente da empresa Werner Burger, que que neste domingo, 09/11, recebeu o governador Eduardo Campos e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho para uma conversa na sede da companhia, em Dubai.

Segundo FBC, o investimento do IFA seria de R$ 300 milhões, o equivalente a 25% do total do investimento da Reserva do Paiva. Caso confirmado, este será o primeiro investimento do grupo na América do Sul. O IFA é dono de hotéis das bandeiras Sheraton, Four Seasons, Kempinski, Starwood e Yotel. "Olhamos o Brasil há dois anos e entendemos que existe um mercado emergente que não possui uma infra-estrutura de alto padrão", justificou Burger, que destacou a conquista do Governo de Pernambuco de trazer para o estado novos vôos para os Estados Unidos como um grande incentivo para o seu negócio.

"Estamos tentando consolidar Pernambuco como um novo destino turístico mundial e a Reserva do Paiva é fundamental neste sentido. Esses empresários olham para o nosso estado como a porta de entrada brasileira mais próxima não só da Europa, mas também da África e do Oriente Médio", explicou o governador.

Eduardo quer que o Turismo, que hoje responde por apenas 5% do PIB do estado, passe a ter mais representatividade na economia pernambucana: "Precisamos fazer com que o Turismo gere mais emprego e renda para os pernambucanos. Temos lindas praias, uma cultura riquíssima, uma gastronomia diversificada e um interior que precisa ser mais conhecido pelos brasileiros e estrangeiros", afirmou Eduardo. Os projetos de revitalização do Porto do Recife e de fortalecimento turístico da Ilha de Itamaracá, com a retirada dos presídios, também foram apresentados ao presidente da empresa kwaitiana.

NÚMEROS - O IFA Hotels & Resorts é um braço do grupo IFA que atua também nos segmentos de bancos, seguradoras e venda de máquinas pesadas. Possui 40 projetos em andamento e 17 mil unidades distribuídas entre quartos de hotéis e residências de veraneio. A companhia tem apostado em destinos turísticos pouco explorados e é dona de empreendimentos de grande porte similares à Reserva do Paiva em Portugal, na Tanzânia.

Regimento de Polícia Montada forma mais 141 crianças através do PROERD

Cerca de 140 estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental, de nove a 12 anos, participarão na próxima quinta-feira (13), a partir das 10h no auditório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), da conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Na ocasião, os participantes receberão certificado de conclusão do curso.

O programa tem como objetivo principal desenvolver a cultura de paz e trabalhar na prevenção do uso e abuso indevido de drogas. As atividades foram desenvolvidas pelo Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso (RPMon), sob coordenação da Secretaria de Defesa Social, em duas escolas municipais do bairro de San Martin.

Estarão presentes à solenidade o comandante Geral da Polícia Militar coronel José Lopes; o diretor Geral de Operações da PMPE, coronel Antônio Tavares de Lira; o presidente da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente – Fundac - Alberto Vinícius Melo; representantes das prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, bem como do conselho tutelar das respectivas prefeituras, além dos familiares dos formandos.

Feras devem imprimir cartões do Sistema Seriado de Avaliação da UPE até sexta

Os candidatos inscritos no Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (SSA/UPE) têm até esta sexta-feira (14) para imprimirem, via internet, seus cartões informativos. A validação da inscrição e a emissão do cartão, que contém um conjunto de dados necessários para participação no concurso, são de inteira responsabilidade do aluno, como estabelecido no Manual do Candidato. As provas acontecem em uma única etapa no próximo domingo (16), cujo resultado deve ser divulgado até o dia 31 de janeiro de 2009.

Havendo divergência de dados, o candidato deverá comparecer à comissão de vestibular para solicitar as devidas correções. Caso contrário, assumirá, integralmente, os erros contidos no seu cartão. A Comissão do Vestibular da UPE não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova por desconhecer o local de sua realização.

O candidato deverá estar munido do seu cartão informativo no dia de aplicação das provas assim como do documento de Identidade, ou algum outro documento que possua foto e assinatura recentes, e de caneta esferográfica na cor azul ou preta. A comissão reitera que será, terminantemente, proibido conduzir telefones celulares ou outros aparelhos eletrônicos aos locais de prova, sob pena de ser excluído do processo do Vestibular.

Porto Digital participa de missão empresarial para a Índia

Até o dia 25 de novembro, o Porto Digital participa da missão brasileira à Índia. A Missão Empresarial, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), tem como objetivo identificar oportunidades de negócios, ampliar as exportações de Pernambuco e atrair investimentos para o Estado. Além do Porto Digital, representado pelo diretor-presidente, Francisco Saboya, embarcaram na missão empresários de diversos setores.

O projeto da Missão Empresarial Nordeste do Brasil à Índia foi lançado pelo presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque, no Encontro de Promoção Comercial Nordeste do Brasil/Índia. Realizado em julho, o evento foi dirigido a empresários, jornalistas, presidentes de entidades de classe e autoridades civis e militares do Nordeste e contou com a participação do cônsul comercial do Consulado Geral da Índia no Brasil, Rajeev Kumar.

Na viagem à Índia, o grupo terá seminários sobre oportunidades de negócios e de investimentos no Nordeste do Brasil, rodadas de negócios entre empresas brasileiras e indianas e visitas técnicas. Em Nova Déli, os empresários brasileiros terão a oportunidade de fazer visita à Embaixada do Brasil na Índia, à Confederação das Indústrias na Índia (CII), à Federação das Câmaras Indianas de Comércio e Indústria (FICCI) e ao Centro Nacional para Informação Comercial.

Como coordenadora técnica da missão, Margarida Collier confirma que serão organizadas visitas a empresas e indústrias de interesse dos empresários participantes da missão. Ainda na capital do país, haverá entre os dias 15 e 16 de novembro, a Feira Internacional de Comércio da Índia, IITF 2008.

A programação ainda envolve visitas a fábricas e à Corporação Nacional das Pequenas Indústrias, CNPI, e passará pelas cidades de Nova Déli, Agra, Jaipur e Bombain. Na volta, a delegação ainda fará visita técnica ao Centro de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, Apex Brasil, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Destaque para Programa Governo Presente

O lançamento do Programa Governo Presente, ontem, no bairro de Santo Amaro, no Recife, motivou o pronunciamento dos deputados Alberto Feitosa (PR) e o primeiro-secretário da Casa, João Fernando Coutinho (PSB). Os parlamentares parabenizaram o Executivo Estadual pela iniciativa, que visa incluir socialmente moradores de 12 comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) que apresentam alto índice de criminalidade. “O programa dará oportunidade aos jovens a uma vida melhor, pois o Estado estará presente nesses locais não só com o aparato policial, mas com políticas públicas e de controle social”, destacou Feitosa.

O Governo Presente faz parte do Pacto pela Vida e será coordenado pelo secretário de Articulação e Desenvolvimento, Waldemar Borges. “Ele é um homem comprometido com a causa pública e responsável pelas iniciativas que visam otimizar as ações da Polícia, evitando, assim, que os jovens ingressem na marginalidade e resgatando os que, por ventura, já ingressaram”, ressaltou o republicano, apresentando Voto de Aplausos para o secretário.

De acordo com João Fernando Coutinho, o lançamento do programa deixou os jovens de Santo Amaro entusiasmados. “Certamente a medida mudará a vida deles, pois trará mais oportunidades. Muitas vezes, sem alternativas fora do horário escolar, os jovens ingressam nas drogas”, comentou. O parlamentar destacou, ainda, as ações integradas que serão desenvolvidas por oito Secretarias: Esporte; Desenvolvimento Social; Juventude e Emprego; Mulher, Saúde e Articulação Social. “Novos valores artísticos e culturais levarão cidadania às pessoas”, avaliou.

O deputado Cleiton Collins (PSC) também destacou o empenho do governador Eduardo Campos (PSB) em combater a violência. “O resultado tem sido positivo, apesar de ainda ter muito a ser feito”, observou.

Correia Picanço ganha prêmio por trabalho com meningite


O Hospital Correia Picanço (HCP), referência estadual para doenças infecto-contagiosas, conquistou um prêmio durante a 8ª Expoepi, evento que reúne as mais significativas experiências brasileiras na área da Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. Devido à sua ação de estudo e combate ao surto de meningite viral registrado em Pernambuco no ano passado, a qual atendeu mais de mil pessoas, o hospital recebeu, em cerimônia em Brasília, um incentivo de R$ 30 mil para investir em projetos na própria unidade.

Na categoria em que concorreu, o Correia foi o único com trabalho selecionado no Nordeste. Foram, no total, 33 inscritos e três finalistas - além de Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul. O trabalho do HCP foi feito pelas médicas Maria Eulália Côrte, Elaine Fortuna e Milena Pinheiro. Com o título "Relato de experiência: enfrentamento do surto de meningite viral em Pernambuco pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Correia Picanço (NEPI_HCP)", a pesquisa extrapolou seu papel investigativo e atuou decisivamente no atendimento aos doentes e na orientação dos demais hospitais da rede pública para melhor conduzir o tratamento clínico e acompanhar os doentes.

A coordenadora-geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP), do Ministério da Saúde, Maria Regina Fernandes de Oliveira, justificou a decisão dos jurados. "A experiência pernambucana foi vencedora da mostra porque atendeu aos critérios estabelecidos, como a relevância do tema, o impacto potencial para a saúde e a adequação dos métodos empregados", disse. Para a diretora do HCP, Mirian Silveira, "essa experiência vai dar visibilidade ao trabalho executado pelo hospital e o prêmio permitirá novos investimentos".

Dados - Este ano, Pernambuco notificou 90 casos de meningite meningocócica (a bacteriana e a forma mais grave), sendo 59 confirmados em exames laboratoriais. Sete óbitos ocorreram em 2008, sendo dois em Olinda, dois em Jaboatão e o restante em Ipojuca, Camaragibe e Gameleira. Os municípios com maiores notificações são Recife (25) e Jaboatão (25).

Transmissão - Meningite é uma infecção das membranas (meninges) que recobrem o cérebro, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. O desenvolvimento da doença está relacionado ao agente causador. Geralmente, ela está associada a um quadro infeccioso respiratório, viral ou bacteriano, infecção no ouvido, na garganta ou mesmo a colonização do germe da cavidade nasal para o cérebro. Pacientes com baixa imunidade, como os soropositivos, estão mais suscetíveis. Os sintomas são náuseas, fortes dores de cabeça, vômitos, febre alta, confusão mental e a rigidez na nuca.

Legislativo reverencia policial militar feminina


Os 25 anos do ingresso da mulher na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) foram celebrados, ontem, na Assembléia Legislativa, durante reunião solene proposta pelo deputado Alberto Feitosa (PR). "O quadro feminino da Polícia Militar tem demonstrado, neste quarto de século, a excelência no desempenho das missões para as quais vem sendo convocado", disse a deputada Elina Carneiro (PSB), que coordenou a solenidade. De acordo com Elina, não só as mulheres estão de parabéns, mas a Polícia e, principalmente, a sociedade. "A iniciativa demonstra que a mulher está pronta a atender à convocação para o trabalho em qualquer segmento", frisou.

De acordo com Feitosa, a corporação ouviu o anseio popular da época e, a exemplo da Marinha e de outras polícias, realizou, em 1983, o primeiro concurso público admitindo pessoas do sexo feminino. "Essas guerreiras, verdadeiras amazonas do final do século XX, ganharam espaço e reconhecimento do Governo Estadual, que, em 2000, extinguiu o quadro de Policiais Femininos (QPmG2), incorporando as militares a um só quadro, permitindo que elas ascendessem em pé de igualdade com os homens" informou.

A primeira seleção pública foi destinada ao preenchimento de vagas ao cargo de 3º sargento. Na época, foi criado o 1º Batalhão de Polícia Militar Feminino. "O passar dos anos serviu de lição para demonstrar que, na atividade policial militar, a mulher não é sexo frágil. O seu emprego torna-se importante dia após dia", avaliou o republicano. Atualmente, a PMPE conta com 2,3 mil policiais femininas, o que representa 10% do quadro da corporação.

O comandante da PM, coronel José Lopes, recebeu uma placa comemorativa e elogiou a iniciativa da Assembléia. "É mais um incentivo ao trabalho da policial, que tem sido fundamental para o cumprimento das atividades da Polícia, tanto nas ruas quanto em atividades burocráticas", enfatizou.

Os deputados Sebastião Rufino (DEM) e Nadegi Queiroz (PMN) e o coronel da reserva remunerada Moisés Morais (1ª Companhia Feminina de Polícia) também participaram do evento, entre outras autoridades.