terça-feira, 11 de novembro de 2008

Correia Picanço ganha prêmio por trabalho com meningite


O Hospital Correia Picanço (HCP), referência estadual para doenças infecto-contagiosas, conquistou um prêmio durante a 8ª Expoepi, evento que reúne as mais significativas experiências brasileiras na área da Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. Devido à sua ação de estudo e combate ao surto de meningite viral registrado em Pernambuco no ano passado, a qual atendeu mais de mil pessoas, o hospital recebeu, em cerimônia em Brasília, um incentivo de R$ 30 mil para investir em projetos na própria unidade.

Na categoria em que concorreu, o Correia foi o único com trabalho selecionado no Nordeste. Foram, no total, 33 inscritos e três finalistas - além de Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul. O trabalho do HCP foi feito pelas médicas Maria Eulália Côrte, Elaine Fortuna e Milena Pinheiro. Com o título "Relato de experiência: enfrentamento do surto de meningite viral em Pernambuco pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Correia Picanço (NEPI_HCP)", a pesquisa extrapolou seu papel investigativo e atuou decisivamente no atendimento aos doentes e na orientação dos demais hospitais da rede pública para melhor conduzir o tratamento clínico e acompanhar os doentes.

A coordenadora-geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP), do Ministério da Saúde, Maria Regina Fernandes de Oliveira, justificou a decisão dos jurados. "A experiência pernambucana foi vencedora da mostra porque atendeu aos critérios estabelecidos, como a relevância do tema, o impacto potencial para a saúde e a adequação dos métodos empregados", disse. Para a diretora do HCP, Mirian Silveira, "essa experiência vai dar visibilidade ao trabalho executado pelo hospital e o prêmio permitirá novos investimentos".

Dados - Este ano, Pernambuco notificou 90 casos de meningite meningocócica (a bacteriana e a forma mais grave), sendo 59 confirmados em exames laboratoriais. Sete óbitos ocorreram em 2008, sendo dois em Olinda, dois em Jaboatão e o restante em Ipojuca, Camaragibe e Gameleira. Os municípios com maiores notificações são Recife (25) e Jaboatão (25).

Transmissão - Meningite é uma infecção das membranas (meninges) que recobrem o cérebro, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. O desenvolvimento da doença está relacionado ao agente causador. Geralmente, ela está associada a um quadro infeccioso respiratório, viral ou bacteriano, infecção no ouvido, na garganta ou mesmo a colonização do germe da cavidade nasal para o cérebro. Pacientes com baixa imunidade, como os soropositivos, estão mais suscetíveis. Os sintomas são náuseas, fortes dores de cabeça, vômitos, febre alta, confusão mental e a rigidez na nuca.

Nenhum comentário: