sábado, 1 de março de 2008

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO


Eduardo convoca governadores para debater reforma tributária

Roberto Pereira/SEI
“Os governadores do Nordeste devem fazer tudo o que for necessário para ajudar na aprovação da reforma tributária apresentada pelo Governo Federal ao Congresso”. Esta foi a posição defendida pelo governador Eduardo Campos nesta sexta-feira (29), em Barra dos Coqueiros-SE, durante a sexta reunião do Fórum dos Governadores da região, que teve como tema: Nordeste Unido, Brasil Forte.
"Precisamos compreender que chegou a hora do Brasil se livrar deste sistema tributário caótico, antiquado e injusto", disse Eduardo, que se comprometeu a atender o pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reunir a bancada do Estado e pedir apoio para a reforma. "A tramitação tem que se dar da forma mais apartidária possível, entendendo que o que está em jogo não é um governo, um mandato ou uma eleição, mas o futuro de milhões de brasileiros”, explicou Eduardo.
Campos pediu ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que também participou da reunião, todo o cuidado na escolha do relator do projeto. "Precisamos de alguém com trânsito em todas as correntes políticas e com profundo conhecimento sobre o assunto", acrescentou citando, como sugestão, o nome do deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci
O governador defendeu ainda o fortalecimento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), na lógica de favorecer os estados na ordem inversa do PIB e do IDH. Ele pediu ainda que o novo sistema tributário entre em vigor respeitando os contratos de isenção fiscal que já estão em prática e falou sobre a ampliação do espaço para as Parcerias Público-Privadas (PPPs).
A maior parte das sugestões apresentadas na intervenção de Eduardo Campos foi apoiada pelos colegas governadores e pelo próprio presidente Lula, que elogiou as propostas e fez uma fala extremamente otimista sobre o futuro do Nordeste ao final da reunião. "Avançamos muito, mas queremos mais. Creio já ser possível ir a outro patamar, no qual, respeitando os limites para endividamento dos estados, seja possível liberar margem para investimento dos governadores e dos prefeitos”, declarou o Presidente.
OUTROS TEMAS - A Ministra Dilma Rousseff fez um balanço do primeiro ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e as novas perspectivas de investimento do Programa. “O Programa veio somar com outras medidas que estão, desde janeiro de 2003, mudando a face do Brasil. O Nordeste está crescendo de forma mais robusta que as outras regiões do País, alcançando um alto grau de desenvolvimento social”, afirmou a chefe da Casa Civil.
O ministro da Justiça, Tarso Genro, fez uma exposição sobre o Plano Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). O Plano prevê um investimento de R$ 6,7 milhões para articular e reorganizar as políticas de segurança pública com ações sociais no combate à violência e à criminalidade.
Além da Reforma Tributária, do PAC e do Pronasci, estiveram na pauta do VI Fórum dos Governadores do Nordeste o plano de trabalho da Sudene para buscar o desenvolvimento sustentável no Nordeste e o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido, que foi apresentado pela representante no Brasil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Marie-Pierre Poirier.
O EVENTO – Pela primeira vez, desde que foi criado, em janeiro de 2007, o Fórum contou com a presença de todos os nove governadores nordestinos. Além do presidente Lula, cinco ministros estavam no evento: Dilma Rousseff (Casa Civil), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Tarso Genro (Justiça), Márcio Fortes (Cidades) e José Múcio Monteiro (Relações Institucionais). O superintendente da Sudene, Paulo Fontana, também compareceu à reunião.
Na abertura oficial do Fórum, o presidente Lula destacou que essa iniciativa dos Governadores é um exemplo de maturidade política e de articulação para o desenvolvimento, que serve de exemplo para todo o País. “Isso é bom para o Nordeste, interessa à sociedade e, sobretudo, beneficia o povo brasileiro”, disse Lula.
Ao final do encontro, todos os nove governadores assinaram a Carta de Sergipe, elaboarada pelos secretários da área econômica de cada governo. O documento versa sobre os aspectos fiscais do PAC no Nordeste, Políticas de desenvolvimento regional em face da nova SUDENE e a reforma tributária.

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Britânicos visitam escola em Camaragibe
O diretor inglês, Ray Tarleton, visitou, nesta sexta-feira (29), mais uma unidade estadual. Dessa vez, foi a Escola Professor Carlos Frederico do Rego Maciel, em Camaragibe onde conheceu a proposta pedagógica e vários projetos. Entre eles, o de Saúde e Prevenção nas Escolas, que atende a estudantes de várias séries conscientizando-os sobre os cuidados e precauções necessários para evitar, por exemplo, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Após a apresentação, Ray Tarleton, perguntou aos alunos se eles não tinham vergonha de tratar sobre o assunto. Jadson Oliveira, 16 anos, respondeu: “O trabalho é desenvolvido com confiança e, por isso, não ficamos inibidos”, disse.
Já a diretora nacional do projeto Liderança Escolar e Novos Instrumentos para a Aprendizagem, Cristina Dale, disse que estava bastante satisfeita com os resultados apresentados. “O projeto segue até 2011 e, até lá, ainda precisaremos avançar muito. Se continuarmos com o compromisso que estamos demonstrando hoje, vamos alcançar os nossos objetivos”, disse, ao parabenizar aos diretores e professores pernambucanos. Na segunda-feira (03), o inglês Ray Tarleton visita a Escola Estadual Dr. Luiz Cabral de Melo, em Paulista. O retorno do profissional para o Reino Unido está marcado para o dia 05 de março. Já os diretores pernambucanos têm viagem prevista para conhecer a realidade das unidades britânicas no dia 27 de setembro. Em Pernambuco, as escolas participantes do Programa são: Maciel Pinheiro e Almirante Soares Dutra, ambas no Recife; Dr. Luiz Cabral de Melo e Professor Carlos Frederico do Rego Maciel, em Paulista e Camaragibe, respectivamente; e a Escola José Leite Barros, de Tacaimbó, no Sertão.
O projeto Liderança Escolar e Novos Instrumentos para a Aprendizagem é resultado do interesse das autoridades educacionais de alguns países da América Latina e Caribe (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Jamaica, México, Peru, Trinidad e Tobago e Venezuela) junto às representações do Conselho Britânico. A intenção é desenvolver projetos que buscam a melhoria da educação e possibilitam a troca de experiência entre esses países e o Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales).
Liderança Escolar – O projeto tem duração de três a cinco anos, atuando no desenvolvimento de projetos em liderança escolar como instrumento de aprimoramento da educação com foco na aprendizagem. Entre os objetivos específicos do projeto estão: definir e implementar parâmetros de gestão e liderança escolar, desenvolver um sistema de auto-avaliação em gestão escolar e criar uma rede de intercâmbio em gestão, liderança e avaliação entre as escolas participantes.

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Divulgada lista dos classificados na seleção dos programas de correção de fluxo
A lista definitiva com os nomes dos professores aprovados na seleção simplificada dos programas de Correção de Fluxo - Travessia, Se Liga e Acelera- foi divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira (29). Os profissionais que participaram da seleção podem conferir o resultado no www.educacao.pe.gov.br.
Os aprovados também poderão ser convocados para as lacunas do ensino regular, até a chegada do novo concursado. A convocação será por telegrama, a partir da próxima semana, quando deverão se apresentar a Gerência Regional de Educação (GRE) escolhida no ato da inscrição.
“Vamos convocar os profissionais por ordem de classificação de acordo com a necessidade das turmas formadas pelos programas. Além disso, também aproveitaremos a mesma seleção para contratar, caso seja necessário, temporários”, explicou a superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, Ivaneide Dantas.
Segundo ela, esses temporários serão contratados por seis meses podendo ter o contrato renovado por igual período. A proposta da Secretaria de Educação é que sejam criadas 1,2 mil turmas, este ano, só para o Projeto Travessia, que atende aos estudantes do ensino médio – modalidade que concentra 70% de distorção provocada por abandono ou repetências sucessivas.
No ano passado, o Travessia atendeu, aproximadamente, 15 mil alunos em 59 municípios. Com a ampliação, a secretaria beneficiará mais 42 mil estudantes em 2008. “Iniciamos o Programa no ano passado com a participação de dez Gerências Regionais. Agora estamos com a adesão de todas as 17 GREs”, informou a gerente dos Programas de Correção de Fluxo Escolar, Ana Selva. Em 2007, os programas Se Liga e Acelera atendeu 30.848 estudantes do ensino fundamental.
Vagas - Em todo o processo foram disponibilizadas vagas na área de exatas as disciplinas de Biologia, Física, Matemática e Química, e na área de humanas, que contempla Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. Já para concorrer a uma das vagas do Se Liga e do Acelera, os profissionais precisavam ter Magistério no nível médio ou Pedagogia.

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Anúncio de plano de ação de 2008 marca Dia Internacional da Mulher
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Especial da Mulher anuncia os resultados das ações realizadas em 2007 e o Plano de Trabalho para o ano de 2008. A apresentação será no dia 11 de março, no Palácio do Campo das Princesas, a partir das 9h. Na programação, o governador do Estado, Eduardo Campos, e a secretária Especial da Mulher, Cristina Buarque, participam de um café da manhã com cerca de 600 servidoras públicas.
Entre os anúncios, serão apresentados dados estatísticos sobre a violência contra a mulher, perspectivas de redução para 2008, instalação e recuperação de equipamentos, entre outros.
Ainda estarão presentes secretários de Estado e gestores de órgãos públicos, com destaque para a presidente do IRH (Instituto de Recursos Humanos), Ana Cavalcanti. Entre os convidados, autoridades como a prefeita de Olinda, Luciana Santos, a deputada estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Elina Carneiro e a deputada federal, Ana Arraes.
Na ocasião, serão lançados o site da Secretaria Especial da Mulher e a Revista Anuário 2008, bem como publicados os Anais da II Conferência de Políticas para as Mulheres e o Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra as Mulheres.

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Eduardo Campos entrega certificados do Reforço de Escolaridade
Os cinco mil jovens e adultos que participaram do Programa de Reforço de Escolaridade promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Educação, em parceria com o Sesi, recebem, nesta segunda-feira (03/03), em solenidade presidida pelo governador Eduardo Campos, às 15 horas, na sede da Escola Técnica do Senai, no Cabo de Santo Agostinho, o certificado de conclusão do curso. O projeto do Governo do Estado beneficia a população do entorno de Suape.
A Secretaria de Educação investiu R$ 3,7 milhões na iniciativa, visando garantir a qualificação necessária para que os alunos possam concorrer às vagas de emprego criadas a partir da instalação dos empreendimentos que estão chegando ao Complexo de Suape. A ação contou ainda com o apoio das prefeituras das cidades localizadas no entorno do Complexo, além da participação das secretarias de Juventude e Emprego e de Desenvolvimento Econômico. O curso apresentou uma carga horária de 200 horas/aulas das disciplinas de língua portuguesa e de matemática. Todos os participantes são oriundos de escola pública e com ensino fundamental I (4º série).
O Estaleiro Atlântico Sul foi a primeira empresa a apresentar demanda de mão-de-obra ao Estado. Na segunda-feira (03), após a certificação dos concluintes, 300 dos cinco mil participantes do curso, já iniciam uma capacitação técnica promovida pelo próprio Estaleiro em parceria com o Senai.
A ação demonstra o compromisso e a preocupação do Governo em reforçar a escolaridade dos pernambucanos, no sentido de garantir que a mão-de-obra do Estado seja totalmente absorvida pelas empresas que estão chegando a Pernambuco. Os participantes do Programa de Reforço de Escolaridade residem nas cidades de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada e Jaboatão dos Guararapes.

CIDADES

Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico realiza palestra
A Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico em Recife (Ampare) realiza na próxima segunda-feira (3), a partir das 19h30, o primeiro encontro do ano. A palestra “Doença Emocional / Ferida que não se vê” será proferida por Socorro Capiberibe, presidente da entidade e ex-paciente de Transtorno do Pânico.
Durante o encontro será exibido um vídeo sobre o Transtorno do Pânico e haverá ainda um debate entre os psicólogos da associação. A psiquiatra Helena Sobel também vai participar do evento. A médica vai falar sobre o "Transtorno do Pânico e Depressão na Infância."
As palestras mensais da Ampare são voltadas para os associados da entidade, estudantes da área de saúde e para o público em geral e acontecem sempre na primeira segunda-feira de cada mês, no auditório Bruno Maia, na Associação Médica de Pernambuco (AMPE), que fica na rua Oswaldo Cruz, número 393, na Boa Vista.
A entrada para o evento é um quilo de alimento. Tudo arrecadado será doado para os pacientes de Doença de Chagas do Hospital Oswaldo Cruz (HUOC). Aos estudantes da área de saúde será conferido certificado de participação no evento, visando ao enriquecimento curricular dos mesmos.
Mais informações pelos telefones 3222-6252 / 9139-0042 / 9204-0773 ou pelo e-mail ampare_pe@hotmail.com
Da Redação do pe360graus.com

ESPORTES

Santa Cruz busca classificação contra o Central
Fonte: Globoesporte.com
A vitória sobre o Fast na última quarta-feira não foi o suficiente para avançar na Copa do Brasil, mas garantiu um novo ânimo ao Santa Cruz, que entra em campo neste sábado, às 20h30m, no Arruda, para encarar o Central pela última e decisiva rodada do primeiro turno do Campeonato Pernambucano.
O Santa ocupa a oitava posição da tabela com 14 pontos, e, para poder se manter na briga pelo título, precisa ganhar do Central (17) e torcer para Ypiranga (16) e Centro Limoeirense (14) perderem pontos na rodada. Ganhando o seu jogo por três gols de diferença, o Tricolor só precisaria de apenas um resultado negativo de Ypiranga ou Centro, já que passaria o Central no saldo de gols.
As chances do Santa não seriam das mais fáceis, não fosse o próprio adversário. A Patativa, como é conhecido o Central, está na quinta posição, com 17 pontos, e um simples empate já garantiria os caruaruenses no segundo turno. Mas se for derrotado, terá que torcer que o Ypiranga e o Centro Limoeirense não vençam seus jogos.
Para piorar, artilheiro está suspensoNo Santa Cruz, o treinador Fito Neves não poderá contar com Rafael Rebelo - artilheiro do time, com quatro gols -, que está suspenso. O seu substituto mais provável é Gilberto, já que Diogo Tilico não vem fazendo boas apresentações.
Já no Central, o técnico Marcelo Vilar está confiante num bom resultado ante o Tricolor, já que pretende se aproveitar da crise do adversário. A Patativa está embalada, pois venceu o clássico Matuto contra o Porto na última rodada por 1 a 0.
Da Redação do pe360graus.com

POLÍTICA

Governo avaliará incentivos fiscais aos estadosPublicado em 01.03.2008, às 09h15
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu, em reunião com os nove governadores do Nordeste ontem, em Aracaju, a avaliar o pedido para que mantenha os incentivos fiscais que já tenham sido firmados entre Estados e empresas. O fim dos incentivos é o ponto de maior resistência dos governadores à proposta de reforma tributária do governo.Após a reunião, Lula afirmou que a definição de um prazo de transição permitirá fazer ajustes na reforma. "Estamos dando um período longo de transição. Pode ir a 2010, alguma coisa em 2014 e 2016. É preciso termos tempo para adotar políticas de compensação para Estados que tiverem prejuízos.Ele acrescentou que o governo vai se esforçar para corrigir pontos da proposta. "O que queremos na política tributária é acabar com a guerra fiscal", disse. "Na teoria, parece tudo perfeito, mas na hora que começa a execução das políticas é que percebemos as distorções.O presidente contou que o encontro de ontem o deixou mais otimista em relação à votação da reforma. Observou, porém, que os governadores precisam convencer suas bancadas a aprová-la. "Queremos é estabelecer uma certa justiça social, tanto na arrecadação, como na repartição, e diminuir as alíquotas. Temos 27 alíquotas de ICMS. Queremos unificar, para facilitar para todo mundo.Os governadores foram unânimes em afirmar, após o encontro, que darão apoio à proposta de reforma tributária, mas consideram fundamental a garantia da manutenção dos prazos dos contratos de incentivo fiscal. "Essa reforma tem uma boa chance de prosperar porque a União quer, e é a proposta que dá um prazo de transição até 2014, o que é um conforto para todos. Não é a reforma ideal para ninguém, mas julgo que é a viável. E todos precisam ceder", afirmou o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, que é do PSDB.
As informações são do jornal O Estado de S. PauloFonte: Agência Estado

POLÍTICA

Ataque de Lula ao Judiciário cria tensão no CongressoPublicado em 01.03.2008, às 09h00
Um dos mais duros ataques já feitos ao Judiciário pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou clima tensão ontem no Congresso e provocou fortes reações dos parlamentares. O confronto começou na noite de quinta-feira, quando Lula afirmou, num palanque em Aracaju, que "seria bom que o Poder Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas dele".A avaliação geral foi que, com a declaração, o presidente invadiu a autonomia dos outros Poderes. O comentário de Lula tinha como destinatário o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, que havia criticado o Territórios da Cidadania - para ele, um programa social em ano eleitoral, o que é proibido por lei. Ao afirmar que a oposição poderia contestar na Justiça a iniciativa, o ministro, segundo o presidente, teria dado a senha para a oposição recorrer - o que foi feito no dia seguinte.Ontem de manhã, em Brasília, Marco Aurélio reagiu ao ataque de Lula. Afirmou ter estranhado "a acidez do presidente", cujas declarações definiu como "o direito de espernear". No Congresso, as afirmações de Lula também surpreenderam os parlamentares, para os quais ele não deveria atribuir a outros Poderes a prática que adotou desde o início do governo, "de interferir e usurpar as atribuições" do Congresso. "Isso que ele criticou é a última crítica que ele poderia fazer, poderia ter feito outras críticas mais legítimas", alegou o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN).Mais tarde, já sem a irritação da noite anterior, o presidente argumentou, ainda em Aracaju, que tem direito de rebater os ataques. "É importante ter claro que no Brasil as pessoas que dão palpites precisam aceitar que outras dêem palpites e opiniões discordantes das delas", afirmou, em entrevista ao final do 6º Fórum dos Governadores do Nordeste.O tom era mais calmo, mas a opinião foi mantida. "Da mesma forma que, como ser humano e brasileiro, as pessoas dão palpite sobre as coisas, o presidente da República pode dar palpite e julgar o palpite dos outros", sustentou. Ao comentar a reação de Marco Aurélio, disse que não citou nomes - mas não negou ter reagido ao ministro.Na entrevista, o presidente se explicou. "Primeiro, eu não citei o nome do ministro. Segundo, eu disse que, se a lógica prevalecer, o governo federal não poderá fazer parcerias com municípios e Estados em ano de eleição, e que, num mandato de quatro anos, vai governar dois", afirmou.
As informações são do jornal O Estado de S. PauloFonte: Agência Estado

POLÍTICA

Lula olha para Dilma ao falar em sucessorPublicado em 01.03.2008, às 08h45
Na parte fechada da reunião com os governadores, o presidente Lula disse que vai fazer seu sucessor, ao comentar que os projetos do PAC vão além de seu mandato. Ele garantiu que a base continuará no governo, "com um companheiro ou uma companheira", e olhou para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.Em tom de brincadeira, Lula acrescentou que em 2010 espera o apoio dos governadores da Paraíba, Cássio Cunha Lima, e de Alagoas, Teotônio Vilela, ambos tucanos.As informações são do jornal O Estado de S. PauloFonte: Agência Estado

CIDADES

EMTU coloca mais 20 ônibus articulados nas ruasPublicado em 01.03.2008, às 08h26
Do JC OnLine
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) coloca mais 20 veículos articulados nas ruas da Região Metropolitana do Recife a partir deste sábado. Parte da nova frota, circulará no Terminal Integrado do Barro. Seis novos ônibus operam na linha 216 - Barro/Prazeres, uma das maiores demandas do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
Os demais veículos operam nas seguintes linhas: Igarassu (Sítio Histórico), com cinco; Camaragibe (Conde da Boa Vista) e Camaragibe (Príncipe), com sete; e Camaragibe/Macaxeira, com dois. Cada um dos ônibus tem capacidade para levar até 10% a mais que os veículos tradicionais, o que corresponde a 120 pessoas.
Além disso, a EMTU também promove uma campanha educativa, chamada de Educa Transporte Arte Educação, que chega a sua segunda edição. Oito arte educadores trabalharão no terminal integrado do Barro, orientando os usuários quanto à organização de flias no embarque e desembarque, relação com operadores e conscientização sobre a conservação dos ônibus e do próprio terminal.

CLIMA

Confira a previsão do tempo para este sábado em Pernambuco
O sábado (1) deve ser de sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade.
A temperatura máxima para esse primeiro dia de março deve ser de 34ºC, enquanto a mínima não deve passar dos 25ºC.
Informações sobre a previsão do tempo nos demais estados brasileiros no Portal Climatempo.
Da Redação do pe360graus.com

ESPORTES

Itaú promove 13º Passeio Ciclístico do RecifePublicado em 01.03.2008, às 09h30
Do JC OnLine
O banco Itaú promove a 13ª edição do Passeio Ciclístico do Recife neste domingo (2), com concentração no segundo jardim, em Boa Viagem a partir das 8h. A saída está prevista para às 9h e nos 10km do percurso, os 10 mil ciclistas esperados percorrerão as principais vias dos bairros de Boa Viagem e São José.
As latas de leite, obrigatórias para a inscrição, serão doadas para o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) e os primeiros 1.500 participantes que chegarem à concentração receberão camisetas. Durante o percurso, os ciclistas seguirão um trio elétrico. Na chegada, também no segundo jardim, 15 bicicletas serão sorteadas.

CIDADES

Seminário lembra os 40 anos do CIEE - PEPublicado em 01.03.2008, às 09h45
Do JC OnLine
Os 40 anos do CIEE Pernambuco, comemorados no próximo dia 6, começam a ser comemorados no dia anterior com a realização do Seminário Inventário da Educação Brasileira - a situação Pernambuco. O evento acontece no Mar Hotel Recife, em Boa Viagem, a partir das 8h30 e já foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas e Ceará, além do Distrito Federal.
Os palestrantes são: o presidente do CIEE Nacional, Paulo Nathanael de Souza; o ex-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Paulo Delgado; o presidente do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas -, Alcides Restelli Tedesco e o superintendente Institucional do CIEE Pernambuco, Geramano Coelho.
Além dos debates, o seminário terá o lançamento de dois livros. Paulo Nathanael e Arnaldo Niskier (da Academia Brasileira de Letras) assinam "Educação Estágio e Trabalho". Niskier assina sozinho "Na Ponta da Língua 4". As quatro décadas do Centro de Integração Empresa Escola serão lembrados com uma exposição.

POLÍTICA

Lula assina MP e salário mínimo será de R$ 415 a partir de hoje
Fonte: G1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (29) uma medida provisória estipulando o valor do salário mínimo em R$ 415 a partir de sábado (1º). O salário mínimo atual é de R$ 380. Isso significa um aumento de pouco mais de 9%.
Uma edição extra do Diário Oficial vai ser publicada com a MP ainda nesta sexta.
Segundo a presidência, quatro propostas de valor para o mínimo foram recebidas: R$ 412,40; R$413; R$ 414 e R$ 415. Lula acabou optando pelo valor mais alto. Pela MP, o mínimo terá valor diário de R$ 13,83 e valor horário de R$ 1,89.
O valor apresentado anteriormente (R$ 412,40), que consta da proposta de orçamento, considerava a variação do índice somente até janeiro.
O ministério do Planejamento havia anteriormente confirmado ao G1 que o valor do novo salário mínimo seria de R$ 414.
Da Redação do pe360graus.com

CIDADES

Pane causa atrasos no Metrô RecifePublicado em 01.03.2008, às 09h06
Do JC OnLineCom informações da Rádio Jornal
Um problema na rede aérea do Metrô Recife vem causando atrasos nos trens desde às 6h deste sábado em todas as 18 estações. Algumas, como as de Jaboatão e Joana Bezerra chegaram a registrar atrasos de mais de uma hora, irritando os passageiros. O Metrô Recife informou que os reparos já estão sendo providenciados e a previsão é de que até às 11h o serviço estará normalizado.

NACIONAL

Iron Maiden já está em São Paulo para show neste domingoPublicado em 01.03.2008, às 10h00
O conjunto inglês de rock, Iron Maiden chegou na noite de ontem à São Paulo, em seu próprio avião que ficou estacionado no Aeroporto de Cumbica, e que foi pilotado pelo integrante do grupo, Bruce Dickson. Eles devem fazer o reconhecimento hoje do local do show de domingo, o estádio do Palmeiras, na rua Turiassu, na zona oeste da cidade.Por causa do show e do jogo Corinthians X Palmeiras, no Morumbi, um esquema especial de tráfego de veículos será instalado na capital. O show do Iron Maiden está programado para às 20 horas, e o jogo às 16 horas no estádio do São Paulo, no Morumbi.Para a segurança e o transporte dos interessados nesses dois acontecimentos, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) reforçarão os quadros de funcionários em estações prioritárias e deverão também colocar mais trens em circulação, caso a demanda exija.No sistema metroferroviário, a movimentação dos passageiros nas estações e trens será monitorada, durante toda a operação comercial, por cerca de 1.600 câmeras e agentes de segurança, uniformizados e à paisana. Toda a operação contará com o apoio de policiais militares nas estações.O Metrô e a CPTM recomendam aos torcedores e aos fãs do Iron Maiden a compra antecipada de bilhetes para evitar possíveis filas. É importante lembrar que o Bilhete Lazer - BLA é mais barato - a viagem sai por R$2,00 - e é vendido nos postos de recarga do bilhete nas estações do Metrô e em postos autorizados.Fonte: Agência Estado

ECONOMIA

Investidor lucra R$ 4 bilhões comprando a moeda brasileira
Fonte: G1
Foi apostando que o dólar ficaria barato contra o real que o maior investidor do mundo ficou ainda mais rico. O americano Warren Buffett passou os últimos seis anos comprando a moeda brasileira e anunciou, nesta sexta-feira (29), um lucro de R$ 4 bilhões.

Veja o site do Jornal da Globo
Warren Buffett ganhou o apelido de "oráculo" por causa das tacadas certeiras que dá há mais de 50 anos. O mercado sabia que ele estava comprando uma moeda estrangeira, mas achava que era o won coreano
Nesta noite, quando revelou que adquiriu reais nos últimos seis anos, o próprio Buffet disse para todo mundo segurar a respiração.
Warren Buffett, de 77 anos, começou a ficar multimilionário aos 21 anos quando chegou a Wall Street. Em 1964, se tornou principal sócio do Berkshire Hathaway, um dos maiores fundos de investimentos do planeta, que detém ações de dezenas de empresas, como seguradoras e fábricas de refrigerantes. Nos últimos 25 anos, a empresa dá um lucro anual de 25%.
Uma das grandes apostas dele foi Bill Gates. Ele o conheceu antes de a Microsoft virar um gigante e, claro, ganhou muito dinheiro com isso. Hoje, é amigo de Gates.
Buffet sempre abre o relatório anual da Berkshire com uma carta bem-humorada que é esperada avidamente pelo mercado. Na deste ano, ele escreveu:
"Só tínhamos uma posição cambial em 2007. Ela era - segurem a respiração - em reais brasileiros. Até bem pouco tempo, trocar dólares por reais era impensável. Cinco versões da moeda brasileira viraram confete no século passado, mas de 2002 para cá, o real subiu e o dólar caiu todos os anos”.
E completou: “Os brasileiros que compraram dólares para se proteger perderam metade de sua renda líquida nos últimos cinco anos”.
Da Redação do pe360graus.com

ECONOMIA

Reforma prevê aumento do IVAPublicado em 01.03.2008, às 08h03
A proposta de emenda constitucional da reforma tributária do governo já prevê como será compensada a redução da alíquota da contribuição patronal ao INSS, que é atualmente de 20% sobre a folha de salários. Segundo a proposta, a contribuição poderá ser substituída parcialmente por um aumento de alíquota do novo Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) federal. O IVA federal será criado pela reforma e substituirá quatro contribuições sociais.O fato de o texto da proposta de emenda determinar que a compensação seja feita "por um aumento da alíquota do imposto" pode indicar que a medida só será colocada em prática depois que as alíquotas iniciais do IVA federal, suficientes para produzir uma arrecadação equivalente à das quatro contribuições substituídas por ele, estiverem em vigor. Qualquer compensação, portanto, será obtida às custas do novo IVA federal.O IVA substituirá a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) - que incide sobre os combustíveis -, e, por último, o salário-educação.CARTILHA - A cartilha sobre a reforma tributária, divulgada pelo Ministério da Fazenda no mesmo dia em que a proposta foi encaminhada ao Congresso Nacional, na última quinta-feira, diz que "para evitar que a mudança (a redução da alíquota patronal) se reflita em um aumento do déficit da Previdência, serão adotadas medidas - que ainda estão em estudo - para compensar esse impacto". A proposta de emenda constitucional, no entanto, mostra que o caminho já foi escolhido.O texto da proposta do governo para a reforma afirma que a lei definirá de quanto será o aumento do IVA federal (ou IVA-F, como foi apelidado antes mesmo que fosse apreciado pelo Congresso Nacional). A lei definirá também o tamanho da redução da alíquota patronal ao INSS, pois o texto da emenda constitucional não detalha essa questão.O governo preferiu propor que fosse incluída na Constituição apenas a autorização para que a substituição de parte da alíquota patronal ao INSS pelo aumento do IVA-F possa ser feita, deixando o restante para ser definido futuramente em lei.Fonte: Agência Estado