sábado, 1 de março de 2008

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Britânicos visitam escola em Camaragibe
O diretor inglês, Ray Tarleton, visitou, nesta sexta-feira (29), mais uma unidade estadual. Dessa vez, foi a Escola Professor Carlos Frederico do Rego Maciel, em Camaragibe onde conheceu a proposta pedagógica e vários projetos. Entre eles, o de Saúde e Prevenção nas Escolas, que atende a estudantes de várias séries conscientizando-os sobre os cuidados e precauções necessários para evitar, por exemplo, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Após a apresentação, Ray Tarleton, perguntou aos alunos se eles não tinham vergonha de tratar sobre o assunto. Jadson Oliveira, 16 anos, respondeu: “O trabalho é desenvolvido com confiança e, por isso, não ficamos inibidos”, disse.
Já a diretora nacional do projeto Liderança Escolar e Novos Instrumentos para a Aprendizagem, Cristina Dale, disse que estava bastante satisfeita com os resultados apresentados. “O projeto segue até 2011 e, até lá, ainda precisaremos avançar muito. Se continuarmos com o compromisso que estamos demonstrando hoje, vamos alcançar os nossos objetivos”, disse, ao parabenizar aos diretores e professores pernambucanos. Na segunda-feira (03), o inglês Ray Tarleton visita a Escola Estadual Dr. Luiz Cabral de Melo, em Paulista. O retorno do profissional para o Reino Unido está marcado para o dia 05 de março. Já os diretores pernambucanos têm viagem prevista para conhecer a realidade das unidades britânicas no dia 27 de setembro. Em Pernambuco, as escolas participantes do Programa são: Maciel Pinheiro e Almirante Soares Dutra, ambas no Recife; Dr. Luiz Cabral de Melo e Professor Carlos Frederico do Rego Maciel, em Paulista e Camaragibe, respectivamente; e a Escola José Leite Barros, de Tacaimbó, no Sertão.
O projeto Liderança Escolar e Novos Instrumentos para a Aprendizagem é resultado do interesse das autoridades educacionais de alguns países da América Latina e Caribe (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Jamaica, México, Peru, Trinidad e Tobago e Venezuela) junto às representações do Conselho Britânico. A intenção é desenvolver projetos que buscam a melhoria da educação e possibilitam a troca de experiência entre esses países e o Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales).
Liderança Escolar – O projeto tem duração de três a cinco anos, atuando no desenvolvimento de projetos em liderança escolar como instrumento de aprimoramento da educação com foco na aprendizagem. Entre os objetivos específicos do projeto estão: definir e implementar parâmetros de gestão e liderança escolar, desenvolver um sistema de auto-avaliação em gestão escolar e criar uma rede de intercâmbio em gestão, liderança e avaliação entre as escolas participantes.

Nenhum comentário: