terça-feira, 11 de novembro de 2008

Legislativo reverencia policial militar feminina


Os 25 anos do ingresso da mulher na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) foram celebrados, ontem, na Assembléia Legislativa, durante reunião solene proposta pelo deputado Alberto Feitosa (PR). "O quadro feminino da Polícia Militar tem demonstrado, neste quarto de século, a excelência no desempenho das missões para as quais vem sendo convocado", disse a deputada Elina Carneiro (PSB), que coordenou a solenidade. De acordo com Elina, não só as mulheres estão de parabéns, mas a Polícia e, principalmente, a sociedade. "A iniciativa demonstra que a mulher está pronta a atender à convocação para o trabalho em qualquer segmento", frisou.

De acordo com Feitosa, a corporação ouviu o anseio popular da época e, a exemplo da Marinha e de outras polícias, realizou, em 1983, o primeiro concurso público admitindo pessoas do sexo feminino. "Essas guerreiras, verdadeiras amazonas do final do século XX, ganharam espaço e reconhecimento do Governo Estadual, que, em 2000, extinguiu o quadro de Policiais Femininos (QPmG2), incorporando as militares a um só quadro, permitindo que elas ascendessem em pé de igualdade com os homens" informou.

A primeira seleção pública foi destinada ao preenchimento de vagas ao cargo de 3º sargento. Na época, foi criado o 1º Batalhão de Polícia Militar Feminino. "O passar dos anos serviu de lição para demonstrar que, na atividade policial militar, a mulher não é sexo frágil. O seu emprego torna-se importante dia após dia", avaliou o republicano. Atualmente, a PMPE conta com 2,3 mil policiais femininas, o que representa 10% do quadro da corporação.

O comandante da PM, coronel José Lopes, recebeu uma placa comemorativa e elogiou a iniciativa da Assembléia. "É mais um incentivo ao trabalho da policial, que tem sido fundamental para o cumprimento das atividades da Polícia, tanto nas ruas quanto em atividades burocráticas", enfatizou.

Os deputados Sebastião Rufino (DEM) e Nadegi Queiroz (PMN) e o coronel da reserva remunerada Moisés Morais (1ª Companhia Feminina de Polícia) também participaram do evento, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: