“Isso é a realização de um sonho. Só de pensar que eu não terei mais que deixar a carne pendurada e vou guardar tudo no freezer, fico animado”, foram as primeiras palavras de Severino Ramos de Alexandre, feirante há 30 anos do mercado público de Carpina, na Mata Norte, ao receber a nova estrutura do seu boxe de carne.
O equipamento foi inaugurado, na tarde dessa quinta-feira (24), pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão/PROMATA, após conclusão da reforma do espaço. “Essa entrega demonstra, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado com a interiorização do desenvolvimento”, lembrou o representante da Casa Civil, Francisco Correia.
A adequação do espaço às exigências da legislação sanitária era uma prioridade local. Com o investimento de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (PROMATA), na ordem de R$ 770 mil, foram executados na estrutura, de 2.200 m², serviços de recuperação do piso, revestimentos, esquadrias e cobertura do espaço, bem como pintura e reforma dos boxes de carne (com colocação de pia, ponto elétrico e balcão) e dos banheiros.
Mercados Públicos – Dentro da meta prioritária dedicada à promoção da cidadania e aumento da empregabilidade, reduzindo as desigualdades (que faz parte do Mapa da Estratégia 2008 do Governo de Pernambuco), o PROMATA está reformando mercados públicos nas cidades de Macaparana, Condado e Timbaúba e construindo um em São José da Coroa Grande. O investimento total supera os R$ 3,8 milhões.
D’Olho na Qualidade – Nos mercados reformados pelo PROMATA, o SEBRAE vai ter um foco mais específico: a execução do projeto D’Olho na Qualidade. Esta fase é voltada para a capacitação dos feirantes, que passarão a ocupar o equipamento público munidos de noções básicas sobre boas práticas, como higiene e comercialização, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário