A convite do Secretário de Desenvolvimento Social, Roldão Joaquim, o secretario de Cultura, Ariano Suassuna, apresenta sua Aula Espetáculo aos jovens do Programa Vida Nova que integram os Centros da Juventude do Estado. O evento acontece na próxima segunda-feira, 27, às 15h no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco. A aula, denominada de NAU, quer dizer navios. O tema principal aborda a história da cultura brasileira, com o objetivo de valorizar a arte popular nacional, para que ela não seja vulgarizada e descaracterizada. Na ocasião, haverá também apresentações musicais, sendo todas as músicas composições de Antônio Madureira.
A aula-espetáculo NAU é produzida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco. Bailarina e coreógrafa com licenciatura em Dança pela Universidade Paris VIII/Sorbonne, Maria Paula Costa Rêgo é responsável pelos números de dança das aulas-espetáculo da Secretaria de Cultura. Ela assina todas as coreografias de NAU. O grupo possui mais quatro bailarinos: Gilson Santana (da ONG Daruê Malungo), Pedro Salustiano (filho de Mestre Selustiano), Jáflis Nascimento (filho de Nascimento do Passo) e Ana Paula Santana. Com exceção de Maria Paula, todos têm formação popular, com algumas experiências que se aproximam do universo da dança erudita.
NAU conta ainda com composições de Antonio Madureira. Ele toca acompanhado dos músicos Eltony Nascimento (flautista da orquestra do Conservatório Pernambucano de música), Jerimum de Olinda (percussão), Sérgio Ferraz (violino), Sebastian Poch (violoncelista). As músicas são criações eruditas com referências às influências da arte popular na cultura brasileira, com passagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário