sábado, 25 de outubro de 2008

Governo lança jogos educativos na internet para alunos do Estado


Ensinar brincando. Esse é o principal objetivo da Olimpíada de Jogos e Educação lançada em Pernambuco nesta sexta-feira (24) pelo Governo do Estado em parceria com o Porto Digital. Em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o governador Eduardo Campos apresentou a iniciativa que mistura jogos digitais a conhecimentos pedagógicos. Na gincana, equipes de estudantes resolverão questões vistas em salas de aulas, decifrar enigmas e conhecer os hábitos de outros países numa viagem pelo mundo através da internet.

“A Olimpíada dialoga com todo o esforço do nosso Governo e da sociedade de valorizar o conhecimento, resgatar a rede de ensino público e melhorar os indicadores da nossa escola pública”, afirmou o governador, que quando ministro da Ciência e Tecnologia lançou a Olimpíada Brasileira de Matemática para as Escolas Públicas que hoje reúne 18 milhões de estudantes e tornou-se a maior do gênero no mundo.

Eduardo falou que a intenção é fazer com que os alunos que freqüentam as famosas lan houses (casas de jogos em rede que são uma verdadeira febre no país) troquem os jogos de ação pelos oferecidos na Olimpíada: “Há uma enorme rede de lan houses por todo o estado de Pernambuco. Existe uma garotada interessada que freqüenta estas casas e o ideal é que pudéssemos trocar os jogos que pregam a violência, os mais jogados, por jogos que privilegiem o conhecimento”, afirmou Eduardo.

A Olimpíada foi aberta de maneira Beta (para teste) em 20 escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Nesta primeira fase, participam alunos e professores de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e de 1º ao 3º ano do ensino médio. A premiação das equipes melhores colocadas acontece em dezembro.

Lidiane Bonfim da Silva já inscreveu o seu time: “Acredito que esta olimpíada vai ser muito boa para nós alunos. É a oportunidade de desenvolvermos o nosso conhecimento e aprendermos coisas que a gente não sabe, dentro de um ambiente saudável de competição”, disse a aluna do 1º Ano da escola estadual Maciel Pinheiro, no Recife.

As inscrições acontecem até o dia 02 de novembro. Cada uma das escolas participantes receberá um software de inscrição. Os grupos devem ser compostos por até 10 estudantes, além do professor aliado. A partir de 2009, a Olimpíada passa a ser anual e dentro do calendário escolar, acontecendo no período compreendido entre a segunda e a terceira unidades do ano letivo.

O secretário Danilo Cabral explicou que a ação tem relação direta com o plano estratégico traçado para a Educação pelo Governo de Eduardo Campos. “A Olimpíada dialoga com as nossas metas. Temos que garantir o acesso à educação de qualidade com inclusão digital, inserindo também os professores na era da tecnologia. Com esta olimpíada estamos fazendo isso”, ressaltou o secretário de Educação.

CONCURSO - Além de instituir a Olimpíada, o governador ainda assinou o decreto que estabelece o 2º Prêmio de Tecnologia a Serviço da Educação, que premia alunos e professores da rede pública.

Nenhum comentário: