quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Estado e Ministério da Saúde discutem funcionamento e ampliação do Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um programa em ampla expansão em Pernambuco. Instalado em 28 municípios, mas com abrangência para 37 cidades, o serviço cobre mais de 5 milhões de pernambucanos (59% da população). Além dos 10 municípios habilitados entre 2007 e 2008, outros três – Fernando de Noronha, Araçoiaba e São Joaquim do Monte – estão em fase final de credenciamento pelo Governo Federal.
A ampliação e integração do programa com as outras unidades e serviços de urgência, como os hospitais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Corpo de Bombeiros, serão discutidas nesta quarta-feira (05) por especialistas do Estado e também do Brasil, reunidos na Câmara Técnica de Urgência e Emergência, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. O evento ocorre no Hotel Onda Mar, em Boa Viagem, e será aberto pelo vice-governador e secretário João Lyra Neto.
Na ocasião, serão apresentados estudos sobre o Samu em Pernambuco e aprofundada a discussão sobre a rede de emergência. Hoje, há 84 ambulâncias do Samu no Estado, sendo 66 de suporte básico e 18 com UTI. De acordo com o coordenador estadual de Urgência e Emergência, Carlos Eduardo Cunha, hoje uma ambulância leva em média 12 minutos até chegar ao paciente, após o chamado. Em média, 60% dos atendimentos são de clínica médica, como desmaios, elevação da pressão, cólicas e dores intensas. Em seguida, as maiores ocorrências são os traumas por causas externas – violência e acidentes de trânsito -, responsáveis por 35% do atendimento. Outra causa recorrente são as remoções de pacientes psiquiátricos.
"Com esse evento, o Ministério conhece a realidade local do Estado e discute as adaptações do programa à nossa necessidade. Além disso, é também uma oportunidade para identificar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais, na execução dos atendimentos", explica Carlos Eduardo Cunha.
UPAS - Cunha ressalta que um ponto importante do encontro é detalhar o papel que as 29 Unidades de Pronto-Atendimento a serem construídas em Pernambuco até 2010 terão na rede de emergência, composta na Região Metropolitana por seis grandes hospitais e mais 17 policlínicas. A previsão é de que as 20 primeiras UPAs (10 no Recife, 3 em Jaboatão e o restante no Cabo, Olinda, Paulista, Igarassu, São Lourenço da Mata, Caruaru e Petrolina) sejam entregues à população em junho de 2009. O edital de construção foi publicado em 23 de outubro e cada unidade será erguida a um custo de R$ 2,4 milhões, considerando apenas a parte física. O início das obras está previsto para janeiro deste ano.
Serviço
Câmara Técnica
Dia: 05 de novembro (quarta-feira)
Hora: a partir das 8h.
Local: Hotel Onda Mar
Endereço: Rua Ernesto Paula Santos, 284 - Boa Viagem, Recife-PE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário