segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Jovens pernambucanos passam a contar com plano pioneiro no País


Pernambuco é o primeiro estado do Brasil a aprovar o seu Plano da Juventude. Cerca de mil jovens assistiram nesta sexta-feira (31), último dia da Semana da Juventude, a cerimônia de sanção do documento que norteará as políticas do Governo nos próximos 10 anos. A festa fez parte do projeto Pernambuco Antenado - Mil Idéias na Cabeça e o Futuro nas Mãos que escutou as opiniões e as principais reivindicações de jovens de todo o estado, do sertão ao litoral.

“Não estamos tirando um Plano da nossa cabeça apenas. O Pernambuco Antenado nos deu a oportunidade de construir com a sociedade após 120 conferências um Plano Estadual de Juventude que pensa as políticas públicas para os próximos dez anos. Agindo imediatamente sobre essa realidade da melhoria da escola pública, da melhoria dos projetos de acesso à qualificação profissional, apoio à cultura e à toda divulgação da cultura de paz”, explicou Eduardo.

Na ocasião, o governador Eduardo Campos também criou o Conselho Estadual de Políticas Públicas da Juventude e lançou o Portal da Juventude, novo endereço na internet da Secretaria Especial de Juventude e Emprego (SEJE). De acordo com o secretário de Juventude e Emprego, Pedro Mendes, o conjunto de ações que estão sendo implementadas representa o marco legal nas políticas públicas de juventude em Pernambuco, dessa forma, provocando mudanças na qualidade de vida dos jovens, procurando contemplar as diversas áreas: mundo do trabalho, cultura da paz e não violência, diversidade, saúde, educação, cultura e outros temas.

“Estamos radicalizando a democracia com a juventude. Os jovens estão tendo a oportunidade de construir o futuro com seus próprios punhos. Nenhum estado do país tem um conselho deliberativo para a juventude ter uma presença marcante e decisiva. Essa luta orgânica, organizada e com instrumentos legais começa agora mais do que nunca”, falou Pedro Mendes.

Já o Conselho Estadual de Políticas Públicas da Juventude é um órgão autônomo de caráter consultivo e deliberativo da Política Estadual de Juventude, que tem como uma de suas finalidades a promoção do controle social das políticas públicas de juventude.

Antônio Alves, 29 anos, Diretor de Cultura de Sertânia e representante da ONG Coletividade, que desenvolve ações culturais com os jovens sertanejos, salientou que esse é um momento muito significativo: “Esse plano é um marco histórico na história da juventude pernambucana. É uma luta de muito tempo. A gente sonha e tem o ideal de que esse plano vai construir um novo rumo na juventude que hoje sofre um descaso histórico”, disparou.

Para Eliane Nery, 25 anos, estudante do curso de agropecuária com habilitação em agricultura familiar da escola técnica Justilino Ferreira Gomes em Bom Jardim, essa é “Uma oportunidade ímpar. Temos que aproveitar para fazer o nosso direito, saindo do papel para a vida dos jovens”.

Portal da Juventude - O Portal da Juventude visa fortalecer o canal de comunicação entre o Governo do Estado e a sociedade, ampliando a difusão de informações de interesse dos diversos segmentos juvenis, bem como a divulgação de eventos, oportunidades, e programas e ações governamentais voltadas para a juventude. O endereço é o http://www.juventude.pe.gov.br/.

O governador frisou que o grande desafio de hoje, com a velocidade do conhecimento, é dar as condições à população e à juventude de ter acesso às ferramentas de tecnologia de formação com conteúdo de qualidade. Lembrou ainda que em dezembro todas as escolas da rede estadual contarão com internet banda larga e um laboratório de informática.

“Esse portal será um instrumento de diálogo entre a juventude, com suas inquietações e reivindicações, seus sonhos, suas reclamações, suas críticas, para o conjunto do governo, ou seja, nós estamos garantindo uma ferramenta e um canal de comunicação permanente da juventude com o poder público de Pernambuco”, argumentou Eduardo.

Nenhum comentário: