quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Treinamento prevê incentivo à agroecologia e atividades não-agrícolas

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura está promovendo dentro das atividades do fortalecimento da Assistência Técnica Rural (ATER), durante esta semana, no Centro de Treinamento em Carpina, três cursos de capacitação voltados para técnicos e para assistentes de extensão rural. Dois deles abordam o tema Agroecologia e um outro as Atividades não Agrícolas (Artesanato), e estão voltados para difundir e ampliar o conhecimento teórico e prático dos assuntos.

A Secretária Especial da Mulher, Cristina Buarque, proferiu a palestra inaugural de um dos cursos, o de Agroecologia, falando sobre o tema "A Mulher nas Políticas Públicas". “Dentro da nova proposta da extensão rural, a mulher precisa saber de sua importância na agricultura familiar”, ressaltou a Secretária.

De acordo com Maria Emília Barros, articuladora da Rede ATER de Agroecologia do IPA, é a primeira vez que a temática da mulher é abordada em um treinamento da extensão rural. "A presença da secretária mostra a importância do trabalho da mulher no desenvolvimento rural”, frisa. Estiveram presentes na abertura dos cursos, o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito e o Diretor de Extensão Rural, Ruy Carlos Barros.

Nas turmas do curso de agroecologia, haverá palestras, apresentação de filmes ligados a Temática Agroecologia e uma excursão a uma propriedade que desenvolve agricultura agroecológica. Serão discutidos temas como os mercados e estratégias de comercialização dos produtos de base agroecológica.

No Curso de Formação de Atividade Não Agrícola – Turismo e Artesanato na Agricultura Familiar, serão abordados temas como Atrativos Turísticos; Planejamento do Município para o Turismo; e Comercialização no Turismo Rural. O curso visa orientar a formatação dos produtos serviços e equipamentos turísticos na agricultura familiar, considerando as tendências de mercado; promover e divulgar os produtos e serviços turísticos; e propiciar a inclusão social dos artesãos no meio rural; entre outros.

Nenhum comentário: