terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

POLÍTICA

Oposição quer Jarbas Vasconcelos na presidência de CPI dos cartões
Fonte: G1
A semana deverá ser de decisão sobre o comando da CPI dos Cartões Corporativos no Congresso Nacional. A oposição quer emplacar o nome do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) na presidência da comissão mista. Se não conseguir, promete levar adiante a idéia de uma segunda CPI, só no Senado.
Também no Congresso, a Comissão Mista de Orçamento deve votar essa semana o relatório final com a previsão de cortes para compensar as perdas com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o chamado “imposto do cheque”.
Na semana passada, a disputa de parlamentares por emendas para seus estados atrasou a votação do Orçamento. Na última quinta-feira (21), duas sessões da comissão que seriam realizadas caíram por falta de quórum. Parlamentares descontentes não registraram presença.
Para tentar acelerar a votação, o presidente da Comissão, senador José Maranhão (PMDB-PB), convocou duas sessões por dia de terça-feira (26) até sexta-feira (29). A expectativa é que a votação no plenário do Congresso aconteça na primeira semana de março.
Reforma tributáriaNo Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a semana em reunião, nesta segunda-feira, com os ministros da coordenação política. Lula também apresenta a proposta de reforma tributária para sindicalistas. Na quarta-feira (27), será a vez de apresentar o texto a empresários. O projeto do governo deve ser encaminhado ao Congresso na quinta-feira (28).
A situação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, volta a ser discutida pela Comissão de Ética Pública nesta segunda. Em dezembro de 2007, o órgão de assessoramento da Presidência da República pediu a saída do ministro do governo pelo fato de ele ocupar, também, a presidência do PDT.
A Comissão entende que haveria "conflito de interesses" na ocupação dos dois cargos. Na semana passada, Lupi se disse alvo de perseguição política. E o presidente Lula minimizou a questão.
A semana também deverá ser decisiva para as exportações brasileiras. Quase um mês após a suspensão da venda de carne à União Européia, uma comitiva do bloco visita o Brasil. A partir desta semana, os técnicos vão fazer inspeções nas fazendas dos seis estados exportadores.
Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: