terça-feira, 25 de março de 2008

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Governador do Estado prestigia entrega do Prêmio Naíde Teodósio

Aluísio Moreira/SEI
Foram divulgados nesta segunda-feira (24), os vencedores do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Especial da Mulher, em parceria com outras quatro secretarias estaduais e mais o Ministério da Ciência e da Tecnologia. A entrega da premiação aconteceu no Teatro de Santa Isabel e contou com a presença do governador Eduardo Campos, além de uma aula-espetáculo do escritor e secretário de Cultura, Ariano Suassuna.
Essa foi a primeira edição do concurso, lançado em julho do ano passado e que trouxe cinco temas: Violência Doméstica e Sexista, Inserção das Mulheres nos Espaços de Poder, Mulher e Meio Ambiente, Mulher e Cultura, Agricultoras Familiares e Reforma Agrária.
Foram entregues 30 prêmios em cinco modalidades e 11 municípios receberam menção honrosa por terem tido os maiores números de participantes em cada microrregião do Estado. Os prêmios variaram entre R$ 8 mil reais para estudantes de pós-graduação; R$ 5 mil reais para graduandos; e computadores, laptops e impressoras para os alunos, professores e instituições do ensino médio. A lista dos vencedores do Naíde Teodósio está disponível no site da Facepe: www.facepe.pe.gov.br.
Ana Carolina da Costa Azevedo, primeiro lugar na modalidade estudante de pós-graduação, agradeceu em nome de todos os vencedores: “Cada participante buscou, ao seu modo, a face da luta feminina. Acredito que dar espaço para legitimar os estudos de gênero serve para ultrapassar as fronteiras das discriminações contra a mulher”, revelou.
O governador Eduardo Campos salientou que a criação do concurso faz parte do conjunto de ações planejadas para a secretaria Especial da Mulher, criada de forma pioneira em 2007. Ele frisou que a secretaria vem trabalhando junto com todas as outras pastas do Governo no sentido de melhorar a situação de desequilíbrio enfrentada pelo “sexo frágil” em relação ao mercado de trabalho, à violência e outras questões.
“Um dos grandes desafios estratégicos é exatamente chamar os estudantes, professores e cientistas a produzirem conhecimento, estudos científicos sobre a questão de gênero na realidade pernambucana. Foi um êxito que está sendo copiado em outros estados”, disse o governador.
A secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, completou: “Esse prêmio é muito importante para Pernambuco e para o Brasil. E também é uma grande homenagem, mais do que merecida, a uma mulher pernambucana que marcou a história da luta de gênero no Estado. É uma homenagem ao sonho das mulheres em Pernambuco”.
ANÚNCIO – Durante a cerimônia, o governador garantiu que todos os concursos públicos do Estado irão contar com perguntas elaboradas sobre a questão do gênero. “Para que quem vai servir na polícia, lecionar nas escolas ou tratar da assistência técnica no meio rural já discutam a questão de gênero antes de entrar no Estado”, justificou.
Lourdes Bandeira representou a secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Nenhum comentário: