terça-feira, 25 de março de 2008

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Eduardo entrega equipamentos para pequenos agricultores de PE

Roberto Pereira/SEI
Os agricultores pernambucanos, em especial os de pequeno porte, ganharam um reforço substancial do Governo do Estado para melhorar e ampliar a sua produção. Nesta terça-feira (25), o governador Eduardo Campos entregou veículos e equipamentos que serão utilizados por pesquisadores e extensionistas na assistência técnica rural, beneficiando de forma direta mais de 60 mil trabalhadores.
Ao lado do presidente da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), Júlio Zoé de Britto, Eduardo fez a entrega dos 190 Fiats Uno, 310 computadores (sendo 180 notebooks), 112 impressoras, 100 conjuntos de móveis para escritório, 25 projetores multimídia, 70 câmeras digitais e 180 aparelhos de GPS. Todo o material foi adquirido por R$ 7 milhões, recursos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que ainda irá investir outros R$ 4 milhões nesse mesmo convênio.
“A entrega desses equipamentos faz parte de um conjunto de esforços que o Governo do Estado vem fazendo para reestruturar a assistência técnica e faz com que essas importantes ferramentas de apoio ao agricultor familiar possam chegar a todos os municípios de Pernambuco”, explicou Júlio Zoé.
Reestruturar a pesquisa e assistência técnica para os pequenos produtores foi mais um compromisso assumido pelo governador ainda durante a campanha eleitoral e que, com a entrega desses equipamentos, começa a ganhar corpo. “No final do ano passado nós contratamos 160 novos extensionistas e a meta para 2008 é abrir escritórios de extensão rural em todos os municípios pernambucanos. Cada cidade, por mais distante que seja, terá um carro, um computador e um GPS para o extensionista”, garantiu Eduardo.
Para o representante do MDA presente à cerimônia, Francisco Caporal, o ato simboliza o compromisso conjunto dos governos federal e estadual em soerguer a agricultura de pequeno porte: “Esse ato é uma concretização do esforço do governo Lula em reforçar a agricultura familiar e extensão em todo o país. Mas também é preciso reconhecer que não teríamos feito nada se não houvesse a participação de estados, como Pernambuco, que compreenderam a importância dessa ação para o desenvolvimento nacional”.
"Esperamos, a partir de agora, um grande trabalho do extensionista no interior do Estado. Discutindo com o agricultor políticas públicas para o mundo rural”, revelou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira.

Nenhum comentário: