terça-feira, 4 de março de 2008

POLÍTICA

Gabeira aceita ser candidato a prefeito do Rio Em reunião nesta segunda da Frente Rio, formada por PSDB, PPS e PV, o deputado federal Fernando Gabeira avisou que aceita ser candidato a prefeito do Rio este ano, de acordo com matéria publcada na edição desta terça-feira do jornal O Globo.. No PSDB, apesar do apoio do ex-governador tucano Marcello Alencar, Gabeira enfrenta a resistência de um dos pré-candidatos à prefeitura, o deputado federal Otávio Leite. Os outros dois pré-candidatos, a vereadora Andréa Gouvêa Vieira e o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, já demonstraram que aceitam Gabeira como cabeça de chapa, numa aliança em que o PSDB pode entrar com o vice."O Gabeira apresentou o nome dele hoje (segunda). Esta semana, vou me dedicar a algumas conversas políticas com líderes nacionais, como José Aníbal, Alckmin, Arthur Virgílio, Sérgio Guerra. Vamos ter uma série de reuniões também com a minha base no partido. Meu nome não é um projeto pessoal, é um movimento de defesa de bandeiras. A Frente precisa se fundamentar em propostas concretas, não adianta só o estado de espírito", disse Otávio Leite.Na próxima segunda-feira, o PSDB se reúne para decidir oficialmente se aceita Gabeira como candidato. Andrea Gouvêa Vieira defendeu a indicação do deputado e disse que aceitaria ser sua vice, ressalvando que este assunto será decidido apenas numa segunda etapa:"Se a frente achar que tenho o nome que agregue, por ser mulher e vereadora, já que a eleição é municipal, tenho interesse em ser (vice). Tive três anos muito combativos na Câmara Municipal, acompanhei o Orçamento da prefeitura, conheço bem a sua situação financeira. Tenho vontade $ir para o Executivo e o apoio de muitos vereadores, que já se manifestaram a meu favor. É natural que o PSDB dê a vice, mas estamos numa frente e há outros partidos que poderão se juntar a nós".Gabeira confirmou a disposição de disputar o pleito:"Coloquei minha candidatura, disse que estou aberto e que examinassem essas condições. Na próxima terça-feira (dia 11), voltaremos a conversar", disse Gabeira.Marcello Alencar, que aprovou a candidatura de Gabeira, disse que a aceitação de seu nome surgiu de uma “média aritmética” de opiniões no partido. E elogiou a formação da frente:"A frente vem com vontade de servir à cidade do Rio, de devolver a auto-estima do povo".Wagner Montes, do PDT, desisteO dono do bordão “escracha, minha poliçada!” recolheu as armas sem esperar pelo começo da batalha. O deputado estadual e apresentador Wagner Montes (PDT-RJ) confirmou nesta segunda-feira que não disputará a sucessão do prefeito Cesar Maia, embora apareça entre os primeiros nas pesquisas de opinião. Ele alegou que os seus eleitores queriam elegê-lo para enfrentar a violência na cidade, o que poderia gerar insatisfação mais tarde:"A Guarda Municipal é desarmada. Não tem nem atiradeira. Além do mais, não posso abandonar os policiais militares, civis e bombeiros, que me apoiaram nas últimas eleições e agora vivem um momento crucial".Montes negou os boatos de que teria sofrido pressões da TV Record, onde apresenta o programa “Balanço geral”, por causa da ligação de emissora de TV com o senador Marcelo Crivella, que pretende concorrer a prefeito. O deputado, que renovou em outubro o contrato com a Record até 2010 e grava seu programa no maior estúdio da emissora, disse que não fala com Crivella há cinco meses.Da Agência O Globo

Nenhum comentário: