sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Secretaria de Educação promove II Seminário Infantil de Direitos Humanos

‘Criança também tem Direitos’ e todos eles serão discutidos no II Seminário Infantil de Direitos Humanos que acontece no Centro de Convenções, nos dias 03 e 04 de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, a secretaria de Educação do Estado (SE) promove o seminário porque acredita que a formação de cidadãos mais conscientes começa ainda na infância. Durante dois dias serão discutidos, na linguagem dos ‘pequeninos’, o direito ao respeito, à dignidade, à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à convivência familiar, à educação, à cultura e à profissionalização.

A abertura acontece ao som da banda ‘Meninos do Coque’. Será às 9h na presença do secretário de Educação Danilo Cabral e da secretária executiva de Desenvolvimento Educacional, Aida Monteiro. Ao todo, 1,3 mil crianças da educação infantil (pré-escola) e ensino fundamental participam das dez oficinas de teatro, fantoche, desenho, escultura de papel e outras atividades lúdicas. Na chegada, eles recebem camisa e bolsa do evento, contendo o material pedagógico, que será utilizado nas oficinas.

As atividades acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h. Cada oficina terá, em média, 35 estudantes e todas elas vão trabalhar as temáticas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 18 anos de existência em outubro deste ano. ‘Avançamos muito nessa área. Fomos uma das primeiras secretarias, do país, a implantar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e o primeiro Estado brasileiro a inserir a discussão em DH como política pública. Além disso, implantamos a disciplina de DH no currículo e estamos capacitando nossos professores para trabalhar esse conteúdo em sala de aula’, relata Danilo Cabral.

A preocupação com a formação para a cidadania fez com que o seminário crescesse em tamanho e abrangência. Em 2007, participaram do seminário 800 crianças que estudam em escolas das quatro Gerências Regionais de Educação Recife (Sul e Norte) e Metropolitana (Sul e Norte). Este ano, são 1,3 mil estudantes, entre eles, os pequenos de 04 a 06 anos, que estudam nas escolas de Educação Infantil Bernard Van Leer, Nilo Pereira, Jardim Ana Rosa e 14 Bis. Para a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Aída Monteiro, a ação ‘é importante porque desperta na criança o sentimento de respeitar e ser respeitada com todos seus direitos assegurados, inclusive, o de estudar numa escola bonita e ter acesso a bons livros’.

Nenhum comentário: