sexta-feira, 31 de outubro de 2008
INOCÊNCIO OLIVEIRA APÓIA CRIAÇÃO DE CENTRO CULTURAL NA CIDADE DO RECIFE
O Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), 12, em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, a Presidente da Caixa Econômica Federal, Sra. Maria Fernanda Coelho, pela iniciativa de criar o Centro Cultural na cidade do Recife.
Segundo o Parlamentar, o Centro Cultural do Recife será construído no mesmo molde do que já existe em Brasília. De acordo com ele, esse projeto existe desde 2006, desde que o prédio, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foi adquirido pela Caixa Econômica Federal por R$ 1,65 milhão.
Inocêncio Oliveira ressaltou que as obras deverão começar em abril de 2009, assim que encerrar o processo licitatório e a inauguração, segundo ele, está prevista para 2010.
O Deputado frisou que além do museu, a área terá livraria, lanchonete, auditório, vestiário, copa e teatro com capacidade para 148 lugares. “O projeto "Caixa Cultural Recife" envolve investimentos da ordem de 10 milhões de reais e a Caixa pretende realizar, também, os espaços culturais de Fortaleza e Porto Alegre”, acrescentou.
“Renovando o apoio a essa iniciativa da Presidente Maria Fernanda Coelho, quero transmitir minha mensagem de felicitações a toda a equipe da Caixa reunida para esse projeto já em pleno curso e com a sua conclusão garantida”, concluiu Inocêncio Oliveira.
Leia a íntegra do discurso do Deputado Inocêncio Oliveira
O SR. INOCÊNCIO OLIVEIRA (PR-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero congratular-me, aqui desta tribuna, com a Presidente da Caixa Econômica Federal, Sra. Maria Fernanda Coelho, pela iniciativa de levar adiante o projeto de criação de um Centro Cultural na cidade do Recife, nos moldes do que já existe em Brasília. Se tudo correr conforme o cronograma, a Caixa poderá inaugurar esse Centro em 2010, nas instalações que pertenceram, no Bairro do Recife Antigo, à Bolsa de Valores de Pernambuco e Paraíba, adquiridas pela Caixa. Trata-se de um prédio do século XIX, cuja recuperação seguirá paralela às obras de remodelação do antigo edifício da Associação Comercial de Pernambuco, em frente ao "Marco Zero" da cidade. Encerrado o processo licitatório, as obras do "Centro Cultural Recife" deverão começar em abril de 2009.
Essa iniciativa da Caixa Econômica contrasta, visivelmente, com o retardamento de implantação do projeto do "Centro Cultural do Banco do Brasil" no Recife previsto para utilizar, remodelado, o prédio da antiga Estação Ferroviária da ex-"Great Western"/Refesa, no bairro de São José, cuja construção já apelamos aos dirigentes do Banco do Brasil, comungando solicitação dos intelectuais e jornalistas do nosso Estado, entre os quais destaco o jornalista Sérgio Scarpa, e que se arrasta há vários anos, quando o Banco já investiu uma soma razoável de recursos no pré-projeto, deslocando inclusive funcionários para o Recife, com esse objetivo específico, durante meses.
O "Centro Cultural" da Caixa Econômica, em contraposição, vai poder desenvolver exposições fixas de arte, com base no seu acervo, que é notável, e também exposições itinerantes, dispondo de uma área de 2.935,05 m².
Além da parte museológica, a área disponível permitirá a instalação de livraria, lanchonete, auditório, vestiário, copa e o depósito de obras. O teatro terá capacidade para 148 lugares, completando o circuito de artes cênicas que já existe no Bairro do Recife antigo com o "Teatro Hermilo Borba Filho", e "Teatro Apollo" e os "teatros - armazéns" na faixa do cais do porto do Recife.
Salas de oficina artesanal e dança estão previstas no projeto, que já foi discutido com representantes do setor cultural do Estado de Pernambuco.
O projeto da Caixa data de 2006, desde que o prédio, tombado pelo IPHAN, foi adquirido pela Caixa Econômica Federal por R$ 1,65 milhão.
O projeto "Caixa Cultural Recife" envolve investimentos da ordem de 10 milhões de reais e a Caixa pretende realizar, também, os espaços culturais de Fortaleza e Porto Alegre.
Renovando o apoio a essa iniciativa da Presidente Maria Fernanda Coelho, quero transmitir minha mensagem de felicitações a toda a equipe da Caixa reunida para esse projeto já em pleno curso e com a sua conclusão garantida.
Muito obrigado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário