quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Agricultores comemoram sucesso da Hidroponia em três municípios pernambucanos

A hidroponia, sistema de cultivo de hortaliças dentro de estufas e sem solo, vem apresentando resultados positivos para agricultores em Lagoa de Itaenga, Feira Nova e Glória do Goitá. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura, vem prestando assistência técnica e extensão rural na implantação destes sistemas, financiados através do Pronaf. Os agricultores são orientados sobre o planejamento, articulação com os agentes financeiros e a comercialização da produção, além de serem capacitados para o projeto.

Estão sendo executados quatro projetos em Glória do Goitá, três em Feira Nova e dois em Lagoa de Itaenga. Há uma perspectiva de formar um cinturão verde na região, levando o processo para outros municípios circunvizinhos. “Os agricultores não tiveram dificuldades em implantar e manejar o sistema”, afirmou o extensionista rural de Feira Nova, Alberto Viana. Para ele, os agricultores vêm se mostrando satisfeitos com os resultados obtidos com a produção das culturas.

O agricultor Fabiano Caetano de Souza, de 27 anos, do Sítio Cachoeira do Catolé, em Feira Nova, fez um investimento de R$ 16 mil na implantação de uma estufa para a produção de tomates e pimentões no sistema hidropônico. “Já trabalho com este tipo de cultivo há um ano, tenho comprador e mercado para o produto. Vou ampliar o negócio”, ressalta. Ele também está encontrando na piscicultura uma nova alternativa econômica, já possui oito tanques criatórios, onde produz tilápias e camarão de água doce. Os agricultores Benedito Ferreira e seu filho Wellington Ferreira, de 69 e 47 anos, do Sítio Augustinho, são da mesma opinião, “há uma otimização no uso da água e redução dos agrotóxicos”.

O trabalho de difusão e conhecimento para o cultivo hidropônico vem sendo realizado em conjunto pelos agentes de extensão rural José Reginaldo Lagoa do Itaenga, Alberto Jorge, de Feira Nova e Manoel Macena, de Gloria do Goitá. O objetivo é despertar a região para o cultivo hidropônico. Há atualmente, cerca de nove hidrocultores produzindo tomate cereja, pimentão vermelho e amarelo e pepino Japonês. Os produtos são comercializados em media por R$ 2,00, o quilo.

HIDROPONIA - A hidroponia é uma técnica de cultivo bem adaptada às necessidades da agricultura familiar, pois necessita de pequena área. Outro benefício é a grande produtividade se comparado ao plantio convencional, onde a produtividade pode chegar até a 200%, com excelente qualidade. Sem o uso do solo, os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio etc., dissolvidos na forma de sais.

Nenhum comentário: