quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Presidente do TJPE toma posse na Academia de Artes e Letras


O presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador Jones Figueirêdo, foi eleito, com unanimidade, o mais novo imortal da Academia de Artes e Letras de Pernambuco. A solenidade de posse será realizada nesta quarta-feira (5), às 19h30, no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Antônio. O magistrado ocupará a Cadeira nº11 que pertenceu ao acadêmico Aníbal Bruno de Oliveira Firmo.

De acordo com presidenta da Academia, Maria Teresa Netto de Magalhães, o principal critério para a escolha de um imortal é seu valor artístico e intelectual. "O desembargador Jones Figueirêdo representa uma das personalidades mais atuantes do Estado. Ele foi eleito pelo seu valor intelectual e pela pessoa humana que é", declarou.

Segundo ela, 40 acadêmicos, entre representantes das letras, artes plásticas e artes cênicas de Pernambuco, integram a instituição. Os imortais se encontram mensalmente para discutirem temas da contemporaneidade. Nomes como Raimundo Carrero (escritor), Moisés da Paixão (músico), Geninha da Rosa (teatro), Corbiniano Lins (escultor), Theresa Magalhães (pintura), entre outros, já fazem parte da Academia. Uma revista publicada anualmente contempla as atividades desenvolvidas pelos imortais, além dos principais destaques e as premiações recebidas.

HISTÓRICO - A Academia de Artes e Letras de Pernambuco nasceu da iniciativa de um grupo de idealistas do estado inspirados pelas clássicas academias francesas. Liderado pelo médico, pintor e escritor Ferreira dos Santos, em 1976, o movimento intelectual conseguiu fundar a primeira Academia de Letras do Brasil. Sua sede, atualmente, fica localizada no Memorial da Medicina, na Rua Amaury de Medeiros, nº 206, Derby - Recife-PE

Nenhum comentário: