sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Jovens de comunidades rurais recebem informações sobre mercado de trabalho

Gastronomia e engenharia agrícola e ambiental. Vinte e cinco jovens estudantes (de idade entre 15 e 21 anos) pertencentes a famílias de agricultores familiares e pescadores de Abreu e Lima e entorno elegeram essas duas profissões para conhecerem mais profundamente durante treinamento, dentro das atividades do Projeto Juventude Rural. A ação ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, e prevê a realização de oficinas de trabalho no CIEE – Centro Integrado Empresa Escola, visita às instalações do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e aula prática de gastronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A atividade pioneira no Estado é coordenada pelo IPA, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com o CIEE, UFRPE e a Escola de Referência Maria Vieira Moliterno. A ação, segundo o diretor de Extensão Rural do IPA, Ruy Carlos Barros, dá oportunidade aos jovens agricultores e pescadores o acesso às informações sobre as novas modalidades profissionais, que possam qualificá-los ao mercado de trabalho. Estarão participando do treinamento estudantes que atuam nos projetos de horta comunitária e meio ambiente nas escolas, com assistência técnica e extensão rural do IPA.

A programação do treinamento começa no dia 25. Pela manhã, as atividades serão realizadas no CIEE, na Boa Vista, no Recife, onde serão repassadas informações sobre orientação vocacional, exigências atuais para o mercado de trabalho, novos perfis profissionais, demanda do mercado, entre outras. À tarde, os estudantes serão recebidos na sede do IPA por agrônomos e biólogos e conhecerão o laboratório de biologia e o herbário Dárdano de Andrade. Em seguida vão para o Departamento de gastronomia da UFRPE. Na quarta-feira (26), pela manhã participam de atividades no CIEE e à tarde participam de aula prática de gastronomia na UFRPE.

JUVENTUDE RURAL – O Projeto Juventude Rural: Criando Oportunidades, Cultivando Sonhos objetiva oportunizar aos jovens da área rural conhecer as aptidões vocacionais e o mercado de trabalho, proporcionando acesso aos espaços de saber e conhecimento das profissões. O projeto foi dividido em três fases: reuniões com os jovens para abordagem da percepção das aptidões vocacionais, escolha dos cursos a serem visitados e a seleção dos participantes; treinamentos (fase atual).

Nenhum comentário: