quarta-feira, 5 de março de 2008

AÇÕES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Municípios do Sertão de Pernambuco se reúnem para debater sobre Meio Ambiente
A segunda Conferência Regional de Meio Ambiente, que contempla os municípios do Sertão de Pernambuco, será realizada nos próximos dias 06 e 07 de março, no Salgueiro Plaza Hotel, em Salgueiro. O evento é uma preparação para a III Conferência Estadual de Meio Ambiente, programada para os dias 12, 13 e 14 de março, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Caruaru.
O encontro vai reunir representantes de 56 municípios dos Sertões do Araripe, do São Francisco, de Itaparica, Central, do Pajeú e do Moxotó. Nesta Regional, serão eleitos 40 delegados que vão levar as contribuições do Sertão para a Conferência Estadual. Ao todo, a Estadual vai contar com 180 delegados.
Nos dias 03 e 04 de março, a Região Metropolitana do Recife (RMR), assim como a Zona da Mata e Fernando de Noronha, puderam contribuir com suas propostas e eleger seus 80 delegados, durante a primeira Conferência Regional de Meio Ambiente, realizada em Recife. Já nos próximos dias 10 e 11, será a vez dos municípios do Agreste se reunirem para debater e eleger 60 delegados. As discussões dos encontros terão como foco os problemas ambientais ligados aos efeitos das Mudanças Climáticas.
A III Conferência Estadual de Meio Ambiente é uma preparação para a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, programada para os dias 08, 09, 10 e 11 de maio, em Brasília. Pernambuco tem o direito de participar da Nacional com até 46 delegados. A composição da delegação deve seguir os critérios de gênero (30% de mulher ou de homem), e ter 40% da sociedade civil, 30% do setor empresarial patronal, 20% do setor governamental, 5% das comunidades tradicionais e 5% dos povos indígenas.
As conferências estão sendo promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), com a supervisão geral da Comissão Tripartite Estadual, representada pelos três entes federativos em Pernambuco formados pelo Ibama (Governo Federal), pela Sectma e pela CPRH (Governo Estadual) e pela Amupe e a Anamma (Governo Municipal). Além de apontar políticas públicas para o enfretamento das mudanças climáticas, esse eventos têm como objetivo orientar a população pernambucana sobre os impactos decorrentes de hábitos culturais negativos contra o meio ambiente.

Nenhum comentário: