sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Sectma apresenta em Salgueiro resultado de edital de desertificação

Na próxima semana, nos dias 11 e 12 (terça e quarta-feira), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado (Sectma) apresentará, durante reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) que será realizada em Salgueiro, o resultado dos oito projetos de combate à desertificação que receberão financiamento do Estado, dentro do Edital lançado em abril com o valor de R$ 600 mil. O edital foi direcionado a 20 municípios pernambucanos que têm em seus territórios áreas suscetíveis ao problema. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).

Essa será a segunda reunião ordinária do Consema fora da Região Metropolitana do Recife. No encontro, que será realizado no Salgueiro Park Hotel, às 9h30, entrarão em debate os problemas ambientais da região do Sertão pernambucano. Estarão presentes o secretário Aristides Monteiro, o secretário executivo de Meio Ambiente da Sectma, Aloysio Costa Júnior, além de autoridades políticas do município, representantes da sociedade civil organizada e da população em geral.

A primeira reunião do Consema no interior foi realizada nos dias 14 e 15 em Caruaru. Na ocasião, os representantes dos municípios do Agreste discutiram a problemática ambiental da região. Além disso, os conselheiros aprovaram por unanimidade a criação da Área de Proteção Ambiental do Canal de Santa Cruz; localizada no litoral norte pernambucano.

Depois da reunião de Salgueiro, o Consema vai se reunir em Petrolina, nos dias 16 e 17 de dezembro. O objetivo é ampliar as discussões a respeito da problemática socioambiental identificada nas diversas regiões de Pernambuco.

Nenhum comentário: