sexta-feira, 2 de maio de 2008

EMPREGO E RENDA

Estado anuncia mais de 5 mil vagas em cursos Publicado em 02.05.2008, às 11h44
Leia Mais
» Locais que serão contemplados com os cursos a distância
Do JC OnLine
Dez novos cursos profissionalizantes (lista abaixo) e 5.249 vagas oferecidas em 18 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. A boa notícia foi dada nesta sexta-feira (2) pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), Aristides Monteiro, durante entrevista coletiva. Na prática, são 2.564 vagas em cursos presenciais oferecidos em seis escolas técnicas e três centros tecnológicos e 2.685 em cursos na modalidade de ensino a distância. Os editais serão publicados no Diário Oficial, no próximo dia 16 de maio. As aulas começam no dia 4 de agosto.
São 720 vagas em cursos profissionais na Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (Etepam) e 385 na Almirante Soares Dutra, no Recife; 310 na Escola Agrícola de Palmares; 200 na Escola Justulino Ferreira Gomes, em Bom Jardim; 190 na Escola Agrícola Luiz Dias Lins, em Escada, e 295 na Escola Agrícola do Pajeú, em Serra Talhada. Serão abertas ainda 64 vagas no Centro Tecnológico (CT) do Agreste, localizado em Caruaru; 140 vagas no CT do Araripe, em Araripina, e 260 vagas no CT Pajeú/Moxotó, localizado em Serra Talhada.
Moradores de 18 municípios pernambucanos e de Fernando de Noronha ainda poderão optar por cursos de ensino a distância. Eles irão assistir às aulas ofertadas pela Etepam, Escola Almirante Soares Dutra e Escola Justulino Ferreira Gomes. A Sectma anunciou que 80% das vagas oferecidas deverão ser ocupadas por alunos matriculados ou egressos da rede pública estadual de ensino. As demais serão destinadas aos candidatos em geral.
As vagas são destinadas para quem já concluiu o ensino médio completo ou que esteja cursando o 2º ou o 3º ano. A seleção será realizada em uma única etapa, no dia 6 de julho, com prova objetiva contendo questões de português, matemática e conhecimentos gerais. Os interessados deverão se inscrever entre os dias 26 de maio e 8 de junho na página da UPE.
A taxa de inscrição custa R$ 15 e deverá ser paga nas casas lotéricas da Caixa Econômica Federal até o dia 9 de junho. Para confirmar o processo, o candidato deverá acessar o site entre os dias 18 e 20 de junho e imprimir o cartão informativo, que indicará os locais e horários das provas. O resultado final será anunciado no dia 21 de julho e as matrículas devem ser feitas no período de 23 a 25 de julho.
De acordo com a Sectma, serão investidos R$ 19 milhões na abertura de novas vagas e cursos, compra de equipamentos e reforma de prédios, somente este ano.Confira os novos cursos que serão oferecidos:
» Design gráfico» Mecatrônica» Logística» Higiene dental» Agente comunitário de saúde» Gestão de varejo» Processos industriais e produção do gesso» Lavanderia industrial e beneficiamento têxtil» Zootecnia/ovinocaprinocultura» agroindústria

Nenhum comentário: