domingo, 16 de novembro de 2008

Campanha e alerta marcam o Dia Mundial do Diabetes em Pernambuco


Quem passou ou estava caminhando pelo Parque da Jaqueira na manhã desta sexta-feira (14) se deparou com uma movimentação diferente. Era a conscientização pelo Dia Mundial do Diabetes, um evento realizado pelo IRH em parceria com o Hospital dos Servidores do Estado e a Sociedade Brasileira do Diabetes.

O evento começou logo cedo. Pelo menos, 300 pessoas participaram das atividades de saúde como aferição de pressão e teste de glicemia. Uma delas foi a servidora Marizzia Caminha que também é paciente do Programa de Diabetes do HSE. “Adorei a iniciativa. Isso estimula não só quem é paciente, mas a todos, a cuidar da saúde. Ações como essa deveria acontecer mais vezes”, comentou. Outras atividades como, informações com médicos, dicas de saúde, prática de exercícios físicos, distribuição de panfletos educativos e caminhadas, também foram oferecidas no local. Tudo para chamar a atenção da população sobre os riscos, tratamentos e prevenção da doença.

Para a médica e coordenadora do Programa de Diabetes do HSE, Ana Azoubel, foi importante alertar a todos sobre os perigos da doença. “O diabetes reduz a expectativa de vida do paciente em até 7 anos e a maioria das causas está associada aos maus hábitos de vida. No dia de hoje, o mundo se volta para alertar sobre a doença”, explica. A médica ainda alerta que a preocupação com o diabetes deve ser uma prática diária para quem é portador da doença ou não.

Azul – Além das atividades realizadas durante o dia, o Hospital dos Servidores do Estado e o Instituto de Recursos Humanos também estão inseridos na campanha pela luz azul e serão iluminados. A ação é mais uma iniciativa de conscientização da data.

“O Brasil participou ano passado da campanha, com cerca de 50 pontos de luz azul. Esse ano, a meta é chegar a 500 locais com a luz azul pelo mundo inteiro. Por isso o Hospital dos Servidores do Estado e o IRH serão iluminados para que a mensagem de conscientização atinja um maior número de pessoas”, garante a presidente do IRH, órgão responsável pelo HSE, Ana Cavalcanti. No Recife, a Assembléia Legislativa e o Marco Zero também recebem iluminação.

Nenhum comentário: