domingo, 16 de novembro de 2008

Compesa: 31 mil clientes poderão ser negativados no SPC e SERASA


Na tentativa de recuperar R$ 58 milhões de créditos, a Compesa está enviando, a partir desta sexta-feira (14), correspondência à 31 mil clientes inadimplentes, informando que o não pagamento dos débitos, acarretará na inclusão de seus nomes no SPC/SERASA. A maioria dos devedores está na categoria residencial, mas há entre eles, estabelecimentos comerciais e indústrias.

Serão negativados os clientes com duas ou mais faturas em atraso. Segundo o diretor Comercial e de Atendimento, Décio Padilha, o principal interesse não é negativar os clientes. Esse instrumento será utilizado como recurso de cobrança para aqueles que insistitem em permancer inadimplentes. "Apostamos na negociação, o que é bom para a Compesa e para os nossos clientes", afirmou. As cartas serão enviadas até o final de dezembro e a partir do recebimento, o devedor tem até 30 dias para regularizar os débitos.

Os débitos podem ser quitados à vista, sem a cobrança de juros e multas. Existe a possibilidade de parcelamento, o que poderá ser feito em até 36 meses. Para isso, o cliente deve procurar qualquer ponto de atendimento da Compesa. O diretor Décio Padilha também alerta os inadimplentes sobre os transtornos da suspensão do abastecimento d'água, por meio do corte. "As duas ações podem ocorrer simultaneamente", alertou.

Nos primeiros dez meses do ano, a Compesa negativou 33.595 clientes, correspondente a uma dívida de R$ 62,67 milhões. Desse total, a estatal conseguiu recuperar R$ 6,3 milhões. Com essa cobrança mais enérgica no final do ano, a empresa espera recuperar 17% do total dos R$ 58 milhões restantes.

Esta e outras ações executadas pelos empregados da Compesa, como cortes nos órgãos públicos e em clientes particulares, fiscalização e negociações com os devedores permitiram que no período acumulado de janeiro/2008 a outubro, a empresa alcançasse um índice de adimplência de 88,5%. "O cenário ideal para uma empresa concessionária com as caracaterísticas da Compesa é algo em torno dos 92%. Precisamos de recursos para continuar investindo nas obras estruturadorass que estão em execução e na melhoria da qualidade de nossos serviços", argumentou Padilha.

TÍTULO PROTESTADO - Os clientes corporativos terão uma nova sistemática de cobrança adotada pela Compesa. A partir da 1ª quinzena de dezembro, a companhia usará o instrumento eficaz de protesto de títulos para as 500 maiores empresas inadimplentes, consumidoras de água e serviços de esgoto, envolvendo os setores do comércio e da indústria. A empresa que deixar de quitar uma conta, no mês seguinte, receberá o aviso do protesto e a suspensão do fornecimento de água.

Esses clientes terão 15 dias para resolver a pendência com o Banco do Brasil, a instituição financeira com quem a Compesa formalizou convênio. Nessa fase, o pagamento da dívida não será mais quitada diretamente com a estatal e sim no cartório. Além de sofrer restrições que prejudicarão seus negócios, a empresa inadimplente também terá que arcar com as despesas de taxa do cartório, multas e juros do banco.

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