quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Secretaria de Saúde fornece próteses auditivas no Agamenon Magalhães

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) implanta nesta terça-feira (16/12), às 19h, no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), o programa de alta complexidade em saúde auditiva. A partir desta quarta (17/12), a SES vai conceder gratuitamente aparelhos auditivos para quem sofre de deficiência parcial ou total. Os interessados devem procurar a marcação de consulta ou o serviço social da unidade, localizada em Casa Amarela, e marcar uma consulta no programa. Mais de 328 mil pessoas em Pernambuco sofrem de deficiência auditiva, de acordo com o último censo do IBGE.

O procedimento para adquirir a prótese auditiva é o seguinte: o paciente deve marcar uma consulta com um otorrino no próprio Agamenon Magalhães ou numa policlínica mais próxima de sua casa. Com indicação da necessidade por um aparelho, ele deve procurar o Hospital para passar por uma triagem pela prótese. No mesmo dia, o paciente é avaliado e, depois de cerca de dois meses, ele recebe o aparelho. Mensalmente, apenas 100 pessoas podem receber as próteses no Agamenon Magalhães, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

Dentro do programa, o paciente vai passar por vários exames para avaliar a sua situação auditiva. Ao receber o aparelho, ele continua sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social. "Esse é um momento importante, porque alguns pacientes, ao perderem a audição, não são bem aceitos pela sociedade", esclarece a gestora de Atenção à Saúde do Deficiente, Mayra Ramos. O aparelho concedido ao paciente também está coberto por assistência técnica.

A gestora lembra também que o Agamenon Magalhães, por ser credenciado como uma unidade de alta complexidade, poderá conceder aparelhos auditivos para bebês. "É importante que as mães que tiveram rubéola durante a gestação, não fizeram acompanhamento do pré-natal ou tiveram suas crianças prematuramente prestem sempre atenção no seu filho, porque ele pode desenvolver uma perda auditiva", recomenda.

Quem mora no interior pode também procurar os centros credenciados pela SES para distribuir as próteses auditivas. Basta comparecer à Unidade Municipal de Saúde Auditiva (Caruaru) ou ao Centro Auditivo (Petrolina). Na capital, o Imip, localizado no centro do Recife, também oferece o mesmo serviço que o Agamenon Magalhães. Até setembro desse ano, já foram concedidas mais de 3 mil próteses auditivas.

Nenhum comentário: