sábado, 21 de novembro de 2009
CEDES aprimora debates para o desenvolvimento sustentável
Aluísio Moreira/SEI
A 10ª reunião plenária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (Cedes), presidida pelo governador Eduardo Campos nesta quinta (19.11), no Palácio do Campo das Princesas, foi marcada por debates nas áreas de inovação tecnológica e explanações sobre a Transnordestina.
Os secretários estaduais presentes ao encontro apresentaram ações, desenvolvidas pelo Governo do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública, além de ter sido apresentado os resultados recentes do programa Governo Presente. O governador Eduardo Campos fez questão de ressaltar a importância desses debates para o desenvolvimento estratégico do Estado.
“Esse Conselho funciona como um importante catalisador de propostas e idéias essenciais para o aperfeiçoamento da nossa gestão. Contribuindo, dessa forma, para o fortalecimento de Pernambuco num desenvolvimento sustentável”, disse Eduardo.
A plenária teve início com apresentação da proposta na área de inovação, feita pelo conselheiro e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A. R), Silvio Meira. Consiste na estruturação da Rede para Inovação em Pernambuco (Ripe), capaz de fomentar ações para o aumento de competitividade das cadeias e setores produtivos do Estado alavancando, dessa forma, segmentos estratégicos para o desenvolvimento de Pernambuco.
“Em vez de fazer um Instituto Pernambucano de Inovação, nós queremos distribuir redes de inovação, onde possamos ter múltiplas cadeias produtivas. Para que assim a gente possa vender mais e vender com qualidade”, explicou Silvio Meira.
O segundo ponto do debate foi em torno da Transnordestina, importante projeto estruturador já focado anteriormente por duas câmaras temáticas do Cedes (“Consolidação dos Novos Investimentos” e a de “Fortalecimento dos Pólos Econômicos Regionais e Setoriais”). O engenheiro Pedro Leão, executivo da empresa Transnordestina Logística S/A, foi convidado pelo Conselho para falar sobre a fase atual do empreendimento.
“Essa obra já é um realidade. No final deste mês de novembro, vamos dar início as obras de terraplanagem, com 200 homens trabalhando. E, até julho de 2010, vamos ter sete mil homens que estão sendo capacitados para trabalhar com todo o gás na obra”, resumiu Pedro Leão. Ele disse ainda que a previsão é de ser construído 1,2 km por dia de ferrovia, sendo toda obra finalizada no final de 2011.
AÇÕES DO GOVERNO - O secretário de Educação, Danilo Cabral, apresentou as metas e os resultados na área, que vão de ordenamento e modernização da rede com reformas e manutenção de todas as unidades de ensino do Estado à valorização do servidor, com entrega de notebooks e assinaturas de jornais e revistas especializadas, alem do fardamento e do material didático proporcionado aos estudantes da rede estadual. A grande novidade anunciada pelo secretário foi o convênio assinado com o Banco Mundial para ser investido, em três anos, na educação de Pernambuco 15 milhões de dólares, o que mostra os saldos positivos da gestão adotada na educação e a determinação do governo em mudar o ensino público no Estado.
“Estamos trabalhando forte para dar uma guinada fundamental na educação de Pernambuco, o que vai ter um impacto tremendo da economia e nos índices sociais em todo o Estado”, revelou Danilo.
Na saúde, o foco do secretário e vice-governador João Lyra foi a construção dos três hospitais públicos na Região Metropolitana do Recife, previstos para estarem funcionando até o final de 2010, e também a estruturação de um sistema regulatório na Saúde, que pretende gerir e planejar melhor as ações em todo o Estado.“Estou convicto de que com gestão e com vontade política, nós vamos dar um salto de qualidade na Saúde de Pernambuco”, comentou João Lyra.
Já na área de Segurança Pública, o secretário de Planejamento, Geraldo Júlio apresentou os dados do programa Pacto pela Vida, que vem apresentando uma redução de 12,7% acumulada, em três anos de governo. E o secretário de Articulação Social do Estado e secretário executivo do Cedes, Waldemar Borges, apresentou dados sobre o Governo Presente, ação do Governo do Estado que reúne projetos e programas sociais de nove secretarias e que vem atuando em áreas de vulnerabilidade da Região Metropolitana do Recife. O Governo Presente integra também o Pacto pela Vida. Em algumas dessas áreas, como em Santo Amaro, o primeiro a ser implantando, se conseguiu uma redução de criminalidade em mais de 70%. “Não queremos esconder nenhuma dificuldade, queremos dar luz para resolver os problemas”, finalizou Waldemar Borges.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário