sábado, 21 de novembro de 2009

Oficina quer melhorar cobertura vacinal no Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) dá inicio nesta sexta-feira (20/11) a uma série de oficinas de vigilância em cobertura vacinal. O evento vai passar por todas as 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco e pretende melhorar os trabalhos executados pelos 185 municípios. A ideia é evitar que a falta de imunização acarrete em brechas que permitam a reintrodução de doenças perigosas no Estado. O primeiro encontro ocorre às 9h, no auditório da II Geres, em Limoeiro, distante 77 km do Recife.

O Estado é um dos campeões no quesito vacinação e mobilização social. Neste ano, mais de 780 mil crianças menores de cinco anos foram imunizadas na segunda etapa contra a poliomielite, resultando numa cobertura de 103,58%, a segunda melhor do Brasil. O número só é possível porque Pernambuco tem a tradição de vacinar meninos e meninas de estados fronteiriços, como Paraíba e Alagoas. “Em geral, as coberturas são altas, mas, quando avaliamos município por município, encontramos lacunas”, explica Ana Catarina Melo, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ela informa que, no caso da vacina tríplice viral, oferecida gratuitamente nos postos de saúde para o combate à caxumba, ao sarampo e à rubéola, algumas cidades chegam a apresentar uma cobertura vacinal acima de 100% e outras abaixo de 70%. “Queremos que todos os municípios possam homogeneizar suas coberturas”, salienta a coordenadora Ana Catarina Melo. O patamar definido pelo Ministério da Saúde é de 95% na maioria das coberturas vacinais.

“Quando as coberturas não estão homogeneizadas, nós não sabemos se o PNI local está sendo efetivo. O que dá a entender é que as crianças daquela localidade não foram imunizadas”, frisa a coordenadora. “Muitas vezes as baixas coberturas são porque os meninos e meninas não foram vacinados, o que pode ocasionar na reintrodução do vírus de algumas doenças que ainda não foram erradicadas”, acrescenta.

Na próxima terça-feira (24/11), a mesma oficina chega a VIII Geres, em Petrolina. No dia 1º de dezembro, o evento será realizado em Caruaru, sede da IV Geres. Já no dia 14, 15, 16 e 17 de dezembro, a oficina de vigilância em cobertura vacinal acontece nas cidades de Recife (I Geres), Palmares (III Geres), Garanhuns (V Geres) e Arcoverde (VI Geres). Em Janeiro será a vez das VII, IX, X e XI Geres. As datas do encontro nessas outras localidades ainda estão sendo definidas.

Nenhum comentário: