terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Apóstolo das Vocações - Livro relata trajetória de monsenhor Jonas


O lançamento do livro Reverenciando um Sacerdote, no último domingo, motivou o pronunciamento do deputado Sebastião Rufino (PSB), na reunião plenária de ontem. Da escritora Wilia de Souza Gomes, a publicação conta a história apostólica e ministerial do monsenhor Jonas Menezes e Silva. Além da obra, o parlamentar socialista enalteceu o trabalho do religioso, que é direcionado à orientação religiosa dos jovens do Agreste pernambucano e aos menos favorecidos.

Nascido no sítio Cajá, no município de Taquaritinga do Norte, ele era o único homem numa família de sete mulheres. Desde cedo, mostrou disciplina nas instituições de ensino pelas quais passou. Ainda jovem, em 1933, a vocação católica falou alto, levando-o a ingressar no Seminário de Olinda. Aos 28 anos, ordenou-se sacerdote. Atuante, esteve à frente da recuperação da capela do município de Macaparana e de diversas outras ações. Por fim, em 1952, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade de João Alfredo.

O sacerdote, que faleceu em julho de 2000, passou a ser conhecido como Apóstolo das Vocações. “Na sua simplicidade e sabedoria, realizou um belo trabalho ao longo dos 40 anos que passou na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição”, complementou Rufino.

Nenhum comentário: