sexta-feira, 31 de outubro de 2008
INOCÊNCIO OLIVEIRA APÓIA CRIAÇÃO DE CENTRO CULTURAL NA CIDADE DO RECIFE
O Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), 12, em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, a Presidente da Caixa Econômica Federal, Sra. Maria Fernanda Coelho, pela iniciativa de criar o Centro Cultural na cidade do Recife.
Segundo o Parlamentar, o Centro Cultural do Recife será construído no mesmo molde do que já existe em Brasília. De acordo com ele, esse projeto existe desde 2006, desde que o prédio, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foi adquirido pela Caixa Econômica Federal por R$ 1,65 milhão.
Inocêncio Oliveira ressaltou que as obras deverão começar em abril de 2009, assim que encerrar o processo licitatório e a inauguração, segundo ele, está prevista para 2010.
O Deputado frisou que além do museu, a área terá livraria, lanchonete, auditório, vestiário, copa e teatro com capacidade para 148 lugares. “O projeto "Caixa Cultural Recife" envolve investimentos da ordem de 10 milhões de reais e a Caixa pretende realizar, também, os espaços culturais de Fortaleza e Porto Alegre”, acrescentou.
“Renovando o apoio a essa iniciativa da Presidente Maria Fernanda Coelho, quero transmitir minha mensagem de felicitações a toda a equipe da Caixa reunida para esse projeto já em pleno curso e com a sua conclusão garantida”, concluiu Inocêncio Oliveira.
Leia a íntegra do discurso do Deputado Inocêncio Oliveira
O SR. INOCÊNCIO OLIVEIRA (PR-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero congratular-me, aqui desta tribuna, com a Presidente da Caixa Econômica Federal, Sra. Maria Fernanda Coelho, pela iniciativa de levar adiante o projeto de criação de um Centro Cultural na cidade do Recife, nos moldes do que já existe em Brasília. Se tudo correr conforme o cronograma, a Caixa poderá inaugurar esse Centro em 2010, nas instalações que pertenceram, no Bairro do Recife Antigo, à Bolsa de Valores de Pernambuco e Paraíba, adquiridas pela Caixa. Trata-se de um prédio do século XIX, cuja recuperação seguirá paralela às obras de remodelação do antigo edifício da Associação Comercial de Pernambuco, em frente ao "Marco Zero" da cidade. Encerrado o processo licitatório, as obras do "Centro Cultural Recife" deverão começar em abril de 2009.
Essa iniciativa da Caixa Econômica contrasta, visivelmente, com o retardamento de implantação do projeto do "Centro Cultural do Banco do Brasil" no Recife previsto para utilizar, remodelado, o prédio da antiga Estação Ferroviária da ex-"Great Western"/Refesa, no bairro de São José, cuja construção já apelamos aos dirigentes do Banco do Brasil, comungando solicitação dos intelectuais e jornalistas do nosso Estado, entre os quais destaco o jornalista Sérgio Scarpa, e que se arrasta há vários anos, quando o Banco já investiu uma soma razoável de recursos no pré-projeto, deslocando inclusive funcionários para o Recife, com esse objetivo específico, durante meses.
O "Centro Cultural" da Caixa Econômica, em contraposição, vai poder desenvolver exposições fixas de arte, com base no seu acervo, que é notável, e também exposições itinerantes, dispondo de uma área de 2.935,05 m².
Além da parte museológica, a área disponível permitirá a instalação de livraria, lanchonete, auditório, vestiário, copa e o depósito de obras. O teatro terá capacidade para 148 lugares, completando o circuito de artes cênicas que já existe no Bairro do Recife antigo com o "Teatro Hermilo Borba Filho", e "Teatro Apollo" e os "teatros - armazéns" na faixa do cais do porto do Recife.
Salas de oficina artesanal e dança estão previstas no projeto, que já foi discutido com representantes do setor cultural do Estado de Pernambuco.
O projeto da Caixa data de 2006, desde que o prédio, tombado pelo IPHAN, foi adquirido pela Caixa Econômica Federal por R$ 1,65 milhão.
O projeto "Caixa Cultural Recife" envolve investimentos da ordem de 10 milhões de reais e a Caixa pretende realizar, também, os espaços culturais de Fortaleza e Porto Alegre.
Renovando o apoio a essa iniciativa da Presidente Maria Fernanda Coelho, quero transmitir minha mensagem de felicitações a toda a equipe da Caixa reunida para esse projeto já em pleno curso e com a sua conclusão garantida.
Muito obrigado.
Governo regulamenta participação de servidores em cursos de pós-graduação
O decreto 32.487, publicado no Diário Oficial do último dia 18 de outubro, determina que as instituições que compõem o Poder Executivo Estadual, devem observar as novas instruções referentes à participação de servidores e empregados públicos em cursos de pós-graduação.
O secretário Paulo Câmara ressalta que a partir de agora o servidor interessado em participar dos cursos deve fazer sua solicitação, obedecendo aos prazos mínimos de antecedência estabelecidos pelo novo decreto. “Para os cursos de pós-graduação o pedido deve ser feito com 30 dias de antecedência, enquanto cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado o prazo para ser informado é de dois meses”, explica.
São consideradas pós-graduações lato sensu, os cursos de extensão, aperfeiçoamento ou equiparados, com carga horária igual ou superior a 180 horas, ou cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360 horas. Os cursos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado são considerados pós-graduação stricto sensu. Vale ressaltar que esses cursos deverão ser relacionados com as áreas de interesses da instituição em que o servidor trabalha e sua monografia, dissertação ou tese deve ser relacionada a essas mesmas áreas.
O decreto ainda determina alguns prazos no caso de o servidor precisar se afastar para realização dos cursos. No caso de extensão, esse afastamento será o mesmo do período de duração do curso. Para especialização o período estabelecido será de até 18 meses, prorrogáveis por mais três meses. O servidor que for fazer o curso de mestrado, o afastamento poderá ser de trinta meses e alongado por mais seis meses. Já doutorado ou pós-doutorado, o tempo de afastamento poderá ser de dois anos e com prorrogação de mais seis meses.
Agência do Trabalho divulga cronograma de pagamento das bolsas do Juventude Cidadã
O pagamento dos demais lotes está previsto para os dias 08, 15 e 29 de novembro e para o dia 13 de dezembro. No site estará o nome e CPF de quem terá direito ao pagamento da parcela da bolsa.A relação com os nomes e CPFs constantes nos demais lotes será divulgada um dia antes do pagamento dos respectivos lotes.
O Programa Juventude Cidadã é uma qualificação destinada a jovens com idade entre 16 e 24 anos, que não tenham registro de trabalho na carteira profissional e que estejam estudando ou que tenham terminado o ensino médio em escolas públicas. Foram contemplados 8.275 jovens de 82 municípios.
Plenária de Conselhos de Saúde discute desafios do SUS
Segundo a coordenadora da plenária, Vaneide Leão, o evento, que será realizado no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, também discutirá propostas para a melhoria do SUS. “Estas propostas serão enviadas para a Plenária Nacional de Saúde, que acontece entra os dias 26 e 29 de novembro”, explicou.
Ação de combate ao surto de meningite em 2007 concorre a prêmio nacional
A experiência tem como título “Relato de experiência: enfrentamento do surto de meningite viral em Pernambuco pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Correia Picanço”, e trata, exatamente, do enfrentamento ao surto de meningite viral, em 2007, feito pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Correia Picanço (NEPI-HCP). Na época, o NEPI chegou a atender mais de dois mil pacientes com meningite e exerceu papel importante na orientação de outros hospitais no combate e tratamento da doença. Na 8ª Expoepi, os trabalhos serão apresentados oralmente e uma comissão de avaliação, além de um júri popular, vai eleger o melhor trabalho. Os dois trabalhos que concorrem com o pernambucano são experiências do Rio Grande do Sul e de Tocantins.
De acordo com a coordenadora geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP), do Ministério da Saúde, Maria Regina Fernandes de Oliveira, “a experiência pernambucana foi escolhida para a mostra, dentre os 33 inscritos, porque atendeu aos critérios estabelecidos, como a relevância do tema, o impacto potencial para a saúde e a adequação dos métodos empregados, dentre outros. Estando, assim, entre os melhores”.
À frente da experiência, estão as médicas Eliane Fortuna, Maria Eulália Côrte Real e Millena Pinheiro. A escolhida para apresentar o trabalho em Brasília, Maria Eulália disse que “essa é a primeira experiência realizada no hospital e ter o trabalho selecionado entre os três melhores já gratifica o esforço e o trabalho desempenhados”. Para a diretora do HCP, Mirian Silveira, “essa experiência vai dar visibilidade ao trabalho executado pelo hospital e se ganhar o prêmio vai ser bom para a instituição, porque permitirá novos investimentos”.
Expoepi – A 8a. Expoepi é o maior encontro de epidemiologia e visa divulgar e premiar os serviços de saúde do país que se destacaram em 11 diferentes áreas da saúde, até o ano de 2007, pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública. Ao todo, para todas as áreas, foram recebidas inscrições de 350 experiências, que passaram por avaliação para serem apresentadas na mostra. Na programação da Expoepi, oficinas de trabalho, mesas-redondas, palestras e conferências.
Hospital – o HCP é hospital de referência na assistência a pacientes com HIV/AIDS e meningites. Atualmente, atende 95% da demanda estadual de pacientes com meningite e 60% da demanda de pacientes com HIV/AIDS. O hospital possui o Núcleo de Epidemiologia – NEPI, que é pioneiro e dentre outras atividades, notifica e investiga os casos destas patologias e suas co-infecções (tuberculose, leptospirose, hepatites virais, dentre outras).
Secretaria de Educação promove II Seminário Infantil de Direitos Humanos
A abertura acontece ao som da banda ‘Meninos do Coque’. Será às 9h na presença do secretário de Educação Danilo Cabral e da secretária executiva de Desenvolvimento Educacional, Aida Monteiro. Ao todo, 1,3 mil crianças da educação infantil (pré-escola) e ensino fundamental participam das dez oficinas de teatro, fantoche, desenho, escultura de papel e outras atividades lúdicas. Na chegada, eles recebem camisa e bolsa do evento, contendo o material pedagógico, que será utilizado nas oficinas.
As atividades acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h. Cada oficina terá, em média, 35 estudantes e todas elas vão trabalhar as temáticas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 18 anos de existência em outubro deste ano. ‘Avançamos muito nessa área. Fomos uma das primeiras secretarias, do país, a implantar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e o primeiro Estado brasileiro a inserir a discussão em DH como política pública. Além disso, implantamos a disciplina de DH no currículo e estamos capacitando nossos professores para trabalhar esse conteúdo em sala de aula’, relata Danilo Cabral.
A preocupação com a formação para a cidadania fez com que o seminário crescesse em tamanho e abrangência. Em 2007, participaram do seminário 800 crianças que estudam em escolas das quatro Gerências Regionais de Educação Recife (Sul e Norte) e Metropolitana (Sul e Norte). Este ano, são 1,3 mil estudantes, entre eles, os pequenos de 04 a 06 anos, que estudam nas escolas de Educação Infantil Bernard Van Leer, Nilo Pereira, Jardim Ana Rosa e 14 Bis. Para a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Aída Monteiro, a ação ‘é importante porque desperta na criança o sentimento de respeitar e ser respeitada com todos seus direitos assegurados, inclusive, o de estudar numa escola bonita e ter acesso a bons livros’.
Compesa e TIM firmam parceria para beneficiar clientes
Segundo a gerente de Marketing, Fabiola Coelho, essa é mais uma iniciativa da Compesa para incentivar o cumprimento dos prazos para pagamento por parte dos seus clientes, premiando aqueles que têm o hábito de pagar a sua conta de água em dia. "A parceria com a operadora é inédita e esperamos que os nossos clientes assimilem o benefício", comentou.
A Compesa antecipa que outras promoções estão em negociação com o objetivo de oferecer vantagens para os clientes adimplentes. Este ano, a Companhia fez duas promoções: durante a Semana Santa, em parceria com a sociedade teatral Fazenda Nova, e a do mês das crianças - Veneza Water Park, atualmente em vigor, com término previsto para esta sexta-feira (31).
Eduardo sanciona Plano Estadual de Juventude
Pernambuco é o primeiro estado a aprovar um Plano Estadual da Juventude. O processo de elaboração contou com a participação de jovens pernambucanos, que puderam sugerir quais as ações prioritárias. De acordo com o secretário de Juventude e Emprego, Pedro Mendes, o conjunto de ações que estão sendo implementadas pela SEJE representa o marco legal nas políticas públicas de juventude em Pernambuco. "Temos uma dívida para com os jovens, que são os que mais sofrem e praticam a violência e também os que são mais afetados pelo desemprego", destacou Mendes. A SEJE está capacitando mais de 30 mil jovens
Pedro Mendes acrescentou que o Plano objetiva provocar mudanças na qualidade de vida dos jovens, procurando contemplar as diversas áreas: mundo do trabalho, cultura da paz e não violência, diversidade, saúde, educação, cultura etc."Esse Plano foi feito pela juventude. Ele reflete os anseios dos jovens pernambucanos que participaram ativamente de sua elaboração", concluiu Mendes. Depois da solenidade, a Praça do Arsenal, no Recife Antigo, se transforma no palco de apresentações de Isaar, DJ Dolores e Eddie.O primeiro show começa às 19h.
SERVIÇO
Pernambuco Antenado – Sanção do Plano Estadual da Juventude e do Conselho Estadual de Políticas Públicas da Juventude, lançamento do Portal da Juventude
Data: Sexta-feira, dia 31 de outubro
Hora: 17h
Local: Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas
Operação do Ipem notifica nove lojas do Centro do Recife
O alvo da vistoria foi produtos da linha branca e eletroeletrônicos. A intenção era verificar se os estabelecimentos comerciais estavam vendendo os artigos contendo a Etiqueta Nacional de Consumo de Energia (ENCE), regulamentada pelo Inmetro e se os aparelhos de som traziam a indicação da potência em RMS (Root Mean Square), conforme determinação nacional. O objetivo da ação foi assegurar a qualidade e segurança do produto, bem como alertar os consumidores de possíveis abusos.
Os técnicos encontraram nas lojas notificadas: 21 micro systems sem a indicação da potência, em outros casos estavam com a indicação em PMPO (Peak Music Power Output), a qual foi proibida pela regulamentação do Inmetro; três geladeiras , sete máquinas de lavar, três fogões e um bebedouro sem a Etiqueta Nacional de Consumo de Energia (ENCE). Todos foram interditados. Os técnicos apreenderam ainda cerca de 28 luminárias, por não constarem nos cordões conectores (plugs) a certificação do Inmetro.
De acordo com a Portaria Inmetro nº. 054, de 13 de março de 2006, os equipamentos de som e seus similares de uso doméstico, nacionais e importados, comercializados em todo território nacional, devem indicar sua potência em RMS (Root Mean Square), não sendo mais admitida a utilização da potência PMPO (Peak Music Power Output).
Os proprietários das lojas notificadas terão que apresentar ao Ipem, no prazo de 15 dias, a nota fiscal do produto interditado juntamente com a defesa. Caso não comprovem por meio da nota fiscal, os donos dos estabelecimentos passam a ser os responsáveis pelas infrações. As multas aplicadas podem variar entre R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão.
"É importante que o consumidor saiba o que está levando pra casa. Deve-se atentar ao máximo as informações contidas na embalagem do produto. Esta ação que desencadeamos em eletroeletrônicos e domésticos, tem como objetivo garantir qualidade e segurança do produto comercializado no estado aos cidadãos pernambucanos", informa o presidente do Ipem, Alberto Salazar. Ainda segundo Salazar a fiscalização não só contempla o consumdor final como também orienta o empresário a se adequar à padronização de qualidade. "Trabalhamos em cima de dois viés – consumidor e empresário, ao modo que asseguramos a proteção ao cidadão, também buscamos orientar os lojistas para que se preze pela concorrência justa", completa o presidente.
Para denunciar alguma suspeita de irregularidade nos estabelecimentos, a população poderá ligar gratuitamente para a Ouvidoria do órgão: 0800 811526, ou acessar o site do órgão para enviar denúncias através do link da ouvidoria.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
INOCÊNCIO OLIVEIRA DEFENDE NOVA EMPRESA PARA PRÉ-SAL
O presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), defendeu a criação de uma nova empresa estatal para gerir a exploração do petróleo descoberto na camada pré-sal.
De acordo com o Parlamentar, a nova empresa é necessária porque a Petrobras "foi desnacionalizada", e os recursos da exploração das novas reservas deve ser gerido integralmente por companhias nacionais. "Tenho certeza de que, em 25 anos, o Brasil vai ser o primeiro na lista dos Brics", disse. O deputado se referiu ao grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China.
A declaração foi feita depois de o Conselho ter analisado estudo sobre mudanças na legislação para pesquisa e exploração de petróleo e gás natural elaborado pelo consultor legislativo da Câmara Paulo César Ribeiro Lima. Além dos aspectos legais, o estudo também aborda os desafios tecnológicos, os riscos comerciais e os impactos socioeconômicos sobre a indústria brasileira com a exploração das novas reservas.
Próxima reunião
O conselho vai realizar nova reunião na primeira semana depois do segundo
turno das eleições para prefeito (marcado para 26 de outubro). Será discutida a ampliação do estudo para outros recursos minerais.
INOCÊNCIO OLIVEIRA EXALTA ESTRATÉGIA MUNDIAL DE EXPANDIR A LÍNGUA PORTUGUESA
O Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) parabenizou em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, a aprovação do Fundo de Língua Portuguesa.
A proposta foi aprovada em Lisboa, durante a Sétima Cimeira, que constitui uma nova estratégia de reconhecimento e promoção da língua portuguesa no mundo.
O Parlamentar destacou que, durante o encontro, o Brasil se comprometeu a implantar o Acordo Ortográfico ainda em 2009, num esforço de valorização da língua portuguesa, mesmo com as distorções do ensino verificadas no país.
“Vejo, com muito otimismo, o futuro da expansão da nossa língua e espero que a ação diplomática dos nossos países cada vez mais se concatene com a ação cultural aqui exposta”, concluiu.
Leia a íntegra do discurso do Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE)
O SR. INOCÊNCIO OLIVEIRA (PR-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Encontro dos Países de Língua Portuguesa (ou VII Cimeira), em Lisboa, aprovou a criação de um Fundo da Língua Portuguesa, no âmbito de uma nova estratégia de reconhecimento e promoção da língua portuguesa no mundo.
E essa iniciativa foi muito importante, porque o Brasil se comprometeu a implantar o acordo ortográfico ainda em 2009, mesmo com as distorções do ensino em nosso País e o alto grau de iliteracia existente - isto é, pessoas alfabetizadas, mas que não compreendem ou entendem o texto dado para leitura.
O Fundo da Língua Portuguesa criado em Lisboa, com dotação inicial de 38 milhões de euros, tem como objetivo privilegiar "atividades, projetos e programas nas vertentes da comunicação, da capacitação, da utilização das novas tecnologias da informação, da formação e do ensino do português e em português", em todo o mundo.
Naturalmente, o Brasil, com sua população de mais de 190 milhões de habitantes, terá posição de vanguarda nesse plano de expansão do ensino do português, inclusive na promoção de cátedras de ensino da língua portuguesa e da literatura luso-afro-brasileira em universidades do Canadá - onde há grande população de origem portuguesa e centenas de brasileiros - dos Estados Unidos, da Austrália, da Nova Zelândia e da própria Europa - a dos 27 e a do restante dos países europeus não vinculados à Comunidade Econômica Européia (CEE).
Não descarto que essa promoção - e aqui fica a sugestão ao governo - seja extensiva aos países hispano-americanos, pois o Brasil vem adotando o ensino do espanhol no segundo ciclo. E até nos concursos e exames curriculares a opção pelo espanhol pode ser exercida pelos candidatos, como língua estrangeira. A Universidade de Salamanca, por outro lado, em ação conjunta com o Instituto Ibero-americano de Cooperação vem realizando no Brasil provas de habilitação de brasileiros ao exercício do magistério do espanhol como segunda língua do concursado.
O esforço do Governo brasileiro, em cooperação com os governos de Portugal e dos outros países de língua portuguesa, deve exercer-se no sentido de introduzir o português como "língua de trabalho e de negociação internacional". Isto pode ser feito concomitantemente com a transmissão de uma "imagem contemporânea" do Brasil nas áreas de comércio, negócios e cultura.
Em Portugal, os resultados da VII Cimeira ou Encontro da CPLP refletem-se na próxima reestruturação do Instituto Camões, núcleo muito ativo de promoção cultural de Portugal, que atua, também, na área de concessão de bolsas de estudos. Mais ainda: há, em curso, projeto de valorização do patrimônio cultural de origem portuguesa espalhado pelo mundo, boa parte do qual se encontra em terras brasileiras: igrejas, capelas, conventos, fortes, fortalezas, pinturas, esculturas, livros, mapas, litografias, gravuras, móveis e tapeçarias.
No Brasil, a assinatura do acordo feito pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e todos os países de língua portuguesa será um marco para unificação de nossa língua e terá grande repercussão em todo o mundo.
Nesse contexto de promoção da língua portuguesa e da literatura dos países de língua portuguesa, ressalto a importância do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, cujas ações serão concertadas com organizações e entidades educativas e culturais dos países membros da CPLP, principalmente do Brasil.
Vejo, com muito otimismo, o futuro da expansão da nossa língua e espero que a ação diplomática dos nossos países cada vez mais se concatene com a ação cultural aqui exposta.
Muito obrigado.
Alunos da Etepam se inscrevem para cursos no Centro de Inovação da Microsoft
Esses primeiros cursos serão voltados exclusivamente para alunos da Etepam. As inscrições para o público em geral (pessoas que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio) serão feitas no início do próximo ano de 2009, com data a ser ainda definida.
Os 400 primeiros inscritos participarão de uma aula no dia 5 de novembro, às 14h, no auditório da Etepam, quando farão um teste. Serão selecionados os 60 candidatos com maior nota, sendo 30 para o curso de Desenvolvimento e 30 para o curso de Infra-estrutura. Os cursos terão duração de dois meses. O resultado final da seleção será divulgado no dia 10 de novembro.
Interdição no Lardo do Varadouro altera o itinerário de 21 linhas
Todos os coletivos que utilizam o ponto de embarque e desembarque próximo ao Mercado Eufrásio Barbosa terão seus ponto de parada deslocado, provisoriamente, para o abrigo implantado após o Colégio São Bento, no sentido Olinda/Recife.
Para outras informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, através do telefone 0800.081.01.58, ou pelo site do Grande Recife.
Espanhóis confirmam fábrica de torres eólicas em Pernambuco
Com um investimento de R$ 60 milhões, a RM ocupará uma área de 15 hectares, situada no Engenho Massangana, à altura do Km 10, da Rodovia PE 60, no município de Ipojuca, fomentando o cluster metalmecânico, junto com empresas como a Impsa, Medabil e Fasal. "Estamos felizes porque Suape está se consolidando como um pólo de fabricação de equipamentos voltados para a geração desse tipo de energia limpa, proporcionada pelos ventos. Um mercado promissor que cresce diante da demanda mundial de se produzir energia sem agredir o meio ambiente", explica Fernando Bezerra Coelho.
Acompanhado por um grupo de executivos espanhóis, o diretor Antônio Orue Mera, garantiu que a vinda da Gonvarri para Pernambuco só foi decidida pela agilidade e relação amistosa que o grupo estabeleceu com a equipe do Governo, através do secretário Fernando Bezerra, e ressaltou a excelência do Estado como ideal para o investimento. "Buscamos outros estados, mas Pernambuco tem as melhores condições logísticas e ganhou nossa confiança", argumentou o diretor.
O empreendimento vai gerar 200 empregos diretos quando entrar em operação e outros 100 trabalhadores atuarão no canteiro de obras civis. A previsão é que a RM Eólica esteja funcionando a pleno vapor em 2014 faturando R$ 55 milhões por ano e gerando 260 postos de trabalhos. No seu início em 2009, a empresa já conta com uma encomenda de 400 torres, feita pela empresa dinamarquesa Vesta.
Para receber o empreendimento, O Governo do Estado vai oferecer toda a infra-estrutura do terreno (terraplenagem, acesso viário, rede de fornecimento de água e energia e o terreno será entregue ainda este ano. O Estado ainda vai oferecer qualificação de mão-de-obra local para essas vagas serem ocupadas pelos pernambucanos.
Histórico - No mês de julho passado, o representante da empresa no Brasil, Antônio Orue Mera, foi recebido pelo governador, quando a instituição confirmou sua intenção de se instalar em Pernambuco. Na época, o governador frisou o bom momento de fortalecer o setor para gerar mais empregos e baratear o preço final da energia. "Esses equipamentos crescem cinco vezes mais do que qualquer outro equipamento gerador de energia. Assim, vamos poder reduzir seus custos que resultarão numa baixa também no valor da energia eólica", falou o governador.
O Grupo Gonvarri tem mais de 45 anos de mercado e é líder espanhol de centros de serviço de aço e umas das principais referências no mercado europeu e brasileiro. O Grupo fornece material para as montadoras de automóveis de linha branca e para a indústria em geral, possuindo um quadro de 2.142 trabalhadores. A Gonvarri Brasil é constituída com duas unidades: uma em Campinas (São Paulo) e outra em Curitiba (Paraná).
Iniciadas as obras de infra-estrutura nos assentamentos públicos
O Assentamento Salgadinho, localizado no município de Correntes, foi o primeiro beneficiado. Lá já foram construídos 10 barreiros, o que vai possibilitar uma melhoria da qualidade de vida para os assentados do local. “Com a construção destes barreiros os assentados poderão ter a geração de renda através da piscicultura. O Funtepe e a SARA vão realizar também um treinamento em piscicultura e em peixamento dos barreiros garantindo melhoria da renda para os assentados”, explica o Gestor de Desenvolvimento de Assentamentos do Funtepe, Marcos Nascimento.
O Assentamento Salgadinho tem 28 famílias assentadas em 111 hectares. Todos estão satisfeitos com a intervenção do Governo de Pernambuco na localidade. “Isso aqui estava abandonado, agora as coisas tão chegando", comemora o agricultor Manoel Serafim de Souza, conhecido como Seu Neco.
A meta do Funtepe em 2008 é realizar 50 obras hídricas, como construção de poços artesianos, abastecimento de água, cisternas, açude, barragem e barreiros, em 17 assentamentos de propriedade do Estado, localizados em terras públicas.
Grande Recife estoca 13 ônibus para o confronto entre Sport x Santos
A partir das 20h30, o Grande Recife distribuirá, exclusivamente para atender a demanda de torcedores para o jogo, os 13 coletivos nos Terminais Integrados de Joana Bezerra (07), de Afogados (04) e da PE-15 (02), garantindo um melhor deslocamento dos usuários na volta para casa.
Para mais informações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), através do telefone 0800 081 0158 ou pelo site do Grande Recife.
Secretaria de Administração e Fundação Getúlio Vargas assinam contrato
Entre os serviços a serem executados pela FGV estão sistematizar a legislação relativa à gestão de pessoal e de folha de pagamento; verificar processos e procedimentos, mediante a aplicação de testes de conformidade; elaborar manual descritivo de regras validadas para cada código de pagamento existente na folha e avaliar e emitir parecer sobre a qualidade dos dados, das informações e do sistema eletrônico utilizado no processamento da folha de pagamento.
Além disso, está prevista capacitação dos servidores estaduais para que, após a atuação da FGV, o próprio governo execute a tarefa de forma periódica. Caberá também a contratada normatizar o trabalho e elaborar um manual que será repassado à Secretaria de Administração. Com a assinatura do contrato com a Fundação Getúlio Vargas, a instituição terá o prazo de 12 meses para a conclusão dos trabalhos.
Comunidade e poder público debatem qualidade de vida
A abertura será realizada pela diretora do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP/UFPE), Ronice Franco de Sá, pelo presidente da Agência Condepe/Fidem, Luiz Quental Coutinho, pelo Cônsul Geral do Japão, Toshio Watanabe, e pela coordenadora da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), no Brasil, Naho Goto. Após as apresentações, Olinda recebe o Certificado de Participação na Rede pernambucana de Municípios Saudáveis.
Os temas abordados durante o encontro serão “Conceito e Metodologia da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis”, “Atividade da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis”, “Fortalecimento da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis e políticas Públicas Saudáveis”, “Conversando com Redes de Apoio de Municípios Saudáveis”.
A REDE – A Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis está inserida no movimento internacional de “Cidades Saudáveis”, que nasceu em 1986, no Canadá. O projeto interinstitucional local é fruto de um convênio entre a Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Pernambuco, através da Agência CONDEPE/FIDEM, a Universidade Federal de Pernambuco, através de seu Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) e o Governo do Japão, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Mulheres da RMR são qualificadas para mercado de trabalho
O objetivo da qualificação é oferecer às trabalhadoras com mais de 18 anos a oportunidade de inserção profissional através do desenvolvimento pessoal, social e profissional. As aulas serão divididas em 40 horas de cidadania (de 27/10 a 04/11) e 160 horas de qualificação (05/11 a 11/12), sendo 5 horas diárias de aula, seis dias por semana. Serão beneficiadas mulheres moradoras dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Escada e Moreno.
Inscrições para seleção pública simplificada da Agência do Trabalho vão até sexta (31)
Estão sendo ofertadas vagas para assessor jurídico, psicólogo e técnicos (em informática, marketing e de atendimento). Do total de vagas, 3% são destinadas a candidatos portadores de deficiência, desde que haja compatibilidade entre a deficiência da qual o candidato é portador e as atividades previstas para o desempenho da função. A recomendação é que os
candidatos leiam o edital antes de preencher o formulário, pois contém todas as informações a respeito do processo de seleção.
Fiscalização do Ipem notificada três lojas no Recife
No Centro, foram interditados fogões e máquinas de lavar por não terem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Também foi interditado aparelhos de micro sytem sem a indicação da potência, e em outros casos também apresentavam a potência em PMPO, indicação que não é mais utilizada pelo Inmetro. Já no bairro do Pina, 17 luminárias foram apreendidas numa loja, por não constarem nos cordões conectores – plugs a certificação do Inmetro.
Os proprietários das lojas notificadas terão que apresentar ao Ipem, no prazo de 15 dias, a nota fiscal do produto interditado juntamente com a defesa. Caso não comprove por meio da nota fiscal, o dono do estabelecimento passa a ser o responsável pela infração. As multas aplicadas podem variar entre R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão.
"É importante que o consumidor saiba o que está levando pra casa. Deve-se atentar ao máximo as informações contidas na embalagem do produto. Esta ação que desencadeamos em eletroeletrônicos e domésticos, tem como objetivo garantir qualidade e segurança do produto comercializado no estado aos cidadãos pernambucanos", informa o presidente do Ipem, Alberto Salazar.
Ainda segundo Salazar, a fiscalização faz com que o consumidor adquira o produto correto, e faz um reforço: "Nesse período do ano, em que muitos vão às lojas comprar presente para familiares, amigos é importante esclarecer para o público o que deve se observar no produto para não ser lesado, ou mais tarde vir a ter prejuízos", alerta.
Operação – Esta ação intensificada em eletroeletrônicos e domésticos é uma continuidade da operação nacional do Inmetro denominada "Som Maneiro", e executada em todo país. Em Pernambuco, é a primeira vez que a operação é realizada nestes produtos direcionados. A blitz aconteceu nos dias 20 a 24 deste mês, na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 15 estabelecimentos receberam a visita dos técnicos do Ipem, desse total quatro lojas foram notificadas. Os fiscais vistoriaram um total de 779 produtos, dos quais 39 foram interditados, dentre eles geladeira, fogão, máquina de lavar, aparelho de som e ar condicionado.
Obras de urbanização no Cabo ficarão prontas antes do prazo
“Queremos implantar também uma Academia das Cidades nesta comunidade, com equipamentos de esportes e também inclusão digital, uma parceria da Secretaria das Cidades com a Petrobras”, afirmou o secretário. Representantes da comunidade também participaram da visita e disseram que esse projeto é um sonho antigo da população da Charnequinha.
Na Vila Charnequinha está sendo investido o montante R$ 17,8 milhões beneficiando cerca de 1.500 famílias, com a construção de 194 habitações, Escola, Centro Comunitário e Praças, além de toda a urbanização integrada com obras de esgotamento sanitário e tratamento d’água. A Secretaria das Cidades e Governo Federal também estão investindo R$ 27,3 milhões em outra ação do PAC nas comunidades da Favela do Maruim, Chiado do Rato e Vila Esperança em Ponte dos Carvalhos. Essas obras estão sendo executadas pela Prefeitura do Cabo, com supervisão da Secretaria das Cidades.
Por intermédio da CEHAB, a Secretaria também está investindo R$ 1 milhão na construção de casas populares na região de Cidade Garapu. Além disso, está em fase de construção, o Terminal do Cabo, executado pelo Grande Recife Consórcio de Transportes (antiga EMTU), com recursos do Governo do Estado no valor de R$ 3 milhões.
Taxa de desemprego no Recife apresenta maior queda do país
Nesta quarta-feira (29), a Agência Condepe/Fidem e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgaram a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana do Recife (RMR), referente ao mês de setembro. De acordo com os dados, o desemprego na RMR sofreu queda de 4,2%, em setembro, o que significa menos 15 mil desempregados na Região Metropolitana do Recife. A queda nas outras capitais pesquisadas (Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Distrito Federal) apresentou queda de 2,8% no mesmo mês.
O nível de ocupação cresceu pelo quinto mês consecutivo (1,5%) em relação ao mês anterior, gerando 20 mil novas ocupações na RMR. O crescimento da taxa foi resultado do bom desempenho dos setores de atividade na região, como por exemplo a Indústria de Transformação, que cresceu 3,6%. No setor de Comércio o aumento foi de 3,5%, nos Serviços foi de 1,5% e na Construção Civil, 1,7%. Houve diminuição apenas no indicativo Outros Setores (-3,6%).
De acordo com o gerente de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães, esse movimento decrescente da taxa de desemprego é reflexo do período de final de ano. “Essa redução da Região Metropolitana do Recife é resultado de diversos fatores como o período de moagem da cana-de-açúcar, aquecimento no setor industrial, além do período de fim de ano”, explica.
Em setembro, mais 17 mil pessoas passaram a trabalhar com carteira assinada (3,4%). O rendimento médio do trabalhador também sofreu aumento entre julho e agosto deste ano. No setor privado, o aumento foi de 2,6%, passando de R$ 660, 00, em julho, para R$ 677,00, em agosto. Os trabalhadores com carteira assinada também tiveram aumento de R$ 713,00, em julho, para R$ 732,00, em agosto, uma variação de 2,7%.
Fundarpe amplia Edital do Audiovisual para R$ 4 milhões
O anúncio da abertura do edital foi feito na manhã desta quarta-feira (29), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), pela presidente da Fundação, Luciana Azevedo. Cerca de 80 pessoas compareceram ao local, entre cineastas, produtores, estudantes de audiovisual, jornalistas e alunos dos cursos Desenhando Culturas e Comunicando Culturas.
O II Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco contemplará todas as fases de execução, pesquisa, produção e difusão e também todos os segmentos da cadeia produtiva do audiovisual. A distribuição dos recursos será feita da seguinte maneira: R$ 1,9 milhões para a categoria Longa-Metragem; R$ 700 mil para projetos de Curta-Metragem; R$ 840 mil para projetos de Produtos para TV; R$ 530 mil para a categoria Difusão e Formação; e R$ 30 mil para Desenvolvimento do Cineclubismo.
Este ano, cada etapa dos projetos em Longa-Metragem terá um teto. Para a fase de Pesquisa, o valor máximo será de R$ 30 mil; em Produção o montante é de R$ 520 mil por projeto; já as propostas de Finalização não deverão ultrapassar os R$ 300 mil e as de Distribuição os R$ 150 mil. No caso da realização integral do filme, o teto é de R$ 1 milhão.
Os interessados em inscrever projetos em Curta-Metragem, deverão apresentar propostas para produção e/ou finalização. Já na categoria Difusão e Formação – festivais e mostras de cinema ou vídeo, e de oficinas, cursos e seminários ligados à área e prensagem e distribuição de DVD de obras já produzidas – somente serão aceitos trabalhos de realização integral do projeto
A realização de todas as fases do projeto também é aplicada à categoria Produtos para TV, que corresponde à elaboração de mini-séries, micro-séries, especiais para TV, séries de documentários, telefilmes, com qualquer duração destinadas a exibição em canais de televisão brasileiros em ficção, documentário ou animação.
INSCRIÇÕES – Poderão participar do Edital do Audiovisual pessoas físicas jurídicas pernambucanas ou residentes ou sediadas no Estado há, no mínimo, um ano. No caso dos longas-metragens, será exigida a apresentação por pessoa jurídica, com sede em Pernambuco há, pelo menos, um ano. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Fundarpe.
Ipem fiscaliza comércio de eletros eletrônicos e domésticos
Os técnicos irão observar se os equipamentos e produtos contêm o selo do Inmetro, a etiqueta do consumo de energia, além de outras observações técnicas. Já nos eletros eletrônicos, os fiscais vão atentar para potência indicada. De acordo com a legislação do Inmetro, os equipamentos de som devem indicar a potência em RSM (indicação em watts).
Em caso de irregularidade constatada, o técnico, no ato da vistoria, interdita o produto no local e notifica quem forneceu ao comerciante. Após isso, o proprietário da loja deve encaminhar ao Ipem uma defesa, apresentando a nota fiscal do artigo fornecido. Caso não comprove por meio da nota, o dono do estabelecimento passa a ser o responsável pela infração. As multas aplicadas podem variar entre R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão.
Assistência Técnica Rural terá recursos de R$ 14 milhões para novos investimentos
Para o Zoé, a ação mostra a importância que a agricultura familiar tem na atual gestão administrativa. “O Governador Eduardo Campos tem apoiado desde o início o fortalecimento da extensão rural, seja investindo na contratação e na capacitação de pessoal, ou instalando e equipando os escritórios municipais de recursos materiais e humanos para o trabalho”, disse.
Ainda de acordo com o presidente do IPA, a extensão rural é extremamente importante para a redução da pobreza e a distribuição de renda no meio rural. Ele enfatizou o grande volume de recursos aplicados pelo Governo do Estado. No ano passado o IPA recebeu R$ 10 milhões do MDA, que já foram investidos na ATER. “Queremos dar condições necessárias para que o extensionista chegue ao agricultor e esteja preparado para respostar as solicitações, e que haja a inclusão social do homem do campo”, finalizou.
Treinamento prevê incentivo à agroecologia e atividades não-agrícolas
A Secretária Especial da Mulher, Cristina Buarque, proferiu a palestra inaugural de um dos cursos, o de Agroecologia, falando sobre o tema "A Mulher nas Políticas Públicas". “Dentro da nova proposta da extensão rural, a mulher precisa saber de sua importância na agricultura familiar”, ressaltou a Secretária.
De acordo com Maria Emília Barros, articuladora da Rede ATER de Agroecologia do IPA, é a primeira vez que a temática da mulher é abordada em um treinamento da extensão rural. "A presença da secretária mostra a importância do trabalho da mulher no desenvolvimento rural”, frisa. Estiveram presentes na abertura dos cursos, o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito e o Diretor de Extensão Rural, Ruy Carlos Barros.
Nas turmas do curso de agroecologia, haverá palestras, apresentação de filmes ligados a Temática Agroecologia e uma excursão a uma propriedade que desenvolve agricultura agroecológica. Serão discutidos temas como os mercados e estratégias de comercialização dos produtos de base agroecológica.
No Curso de Formação de Atividade Não Agrícola – Turismo e Artesanato na Agricultura Familiar, serão abordados temas como Atrativos Turísticos; Planejamento do Município para o Turismo; e Comercialização no Turismo Rural. O curso visa orientar a formatação dos produtos serviços e equipamentos turísticos na agricultura familiar, considerando as tendências de mercado; promover e divulgar os produtos e serviços turísticos; e propiciar a inclusão social dos artesãos no meio rural; entre outros.
Especialistas discutem fortalecimento da Segurança Alimentar
No primeiro dia, será realizado o Seminário Regional para Fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco – Fomento à Implementação e/ou Ampliação dos Sistemas Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco. Participam cerca de 20 pessoas, entre gestores públicos, secretários de Assistência Social, prefeitos dos municípios pernambucanos e representantes dos Conselhos de Segurança Alimentar Estadual e Municipal.
O secretário-executivo de Captação de Recursos e Acompanhamento de Programas, Antônio Barbosa, ministrará uma palestra sobre desenvolvimento local e o Índice de Desenvolvimento Humano municipal e a intersetorialidade municipal. Ainda nesta ocasião, acontece discussões sobre as realidades dos municípios no que se refere à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
No segundo dia do encontro, será promovido o II Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergética. Além do público-alvo do evento anterior, participam técnicos sociais, pesquisadores e estudantes. Para a superintendente das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, Mariana Suassuna, “essas ações vão servir para fortalecer políticas públicas dirigidas a alimentação”.
A Doutora do departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, Josiclêda Dominiciano, irá expor sobre as mudanças climáticas e o que elas afetam na produção alimentar. Também estará presente o Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Júlio Zoé, que discutirá a questão bioenérgéticas.
Comitê - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dará posse ao Comitê Gestor Executivo das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, que será um articulador e integrador de politicas do Estado voltados para SAN. “A partir de agora, o conselho tentará integrar todas as de secretarias que tenham programas voltados para a segurança alimentar”, afirma Mariana Suassuna.
Inscrições para seleção de bolsistas da Fundarpe terminam na segunda-feira (03)
O objetivo é formar novos especialistas em Política Pública de Cultura – com base do Plano Pernambuco Nação Cultural, com foco em preservação, fomento, formação, difusão e gestão. Serão oferecidas 33 bolsas no valor de R$ 855 por mês, durante um ano, com possibilidade de renovação por igual período. Ao final, o participante receberá um certificado emitido pela Fundarpe sobre seu desempenho no planejamento anual, na realização de projetos desenvolvidos.
Das 33 vagas, quatro são para a área de Administração, uma para Arquitetura e Urbanismo, nove para História, quatro para profissionais de Biblioteconomia, oito para Licenciatura em Artes Plásticas, uma para Letras, duas para Pedagogia, uma para Engenharia Civil, uma para Jornalismo e duas para Turismo.
Podem participar pessoas com até cinco anos de formados, que tenham concluído o curso superior entre junho de 2003 e junho de 2008, estando quites com as obrigações eleitorais e militares. Quem já recebeu anteriormente algum auxílio do governo brasileiro para a mesma finalidade ou é servidor ativo da Administração Pública não está apto para o concurso.
INSCRIÇÕES – Os interessados devem enviar o formulário de inscrição, disponível no site da Fundarpe, devidamente preenchido, acompanhado dos documentos solicitados no Edital, em envelope lacrado, identificado com o nome do profissional e a área para a qual pretende se candidatar, para a sede da Fundarpe, seituada na Rua da Aurora, nº 463/469 - Boa Vista . As correspondências devem ser enviadas através dos Correios, via Sedex ou carta registrada, ou podem ser entregues pessoalmente no setor de Protocolo da Fundarpe.
Serviço:
Informações adicionais através do e-mail dpcultural@fundarpe.pe.gov.br, ou pelo telefone (81) 3184.3022.
Compesa realiza serviços preventivos no Sistema Gurjaú
"A partir dessa ação, será iniciada a fase de testes na rede de distribuição de água dos bairros Cajueiro Seco e Massagana, em Jaboatão dos Guararapes, visando o fim do rodízio nessas localidades, no prazo de 30 dias", adiantou o superintendente das Unidades de Negócios da Região Metropolitana, Rômulo Aurélio. A paralisação vai provocar a falta d'água em bairros do Recife,Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, atingindo cerca de 500 mil pessoas.
Em função dos serviços, haverá falta d'água no Jordão (Recife/Jaboatão); Ponte dos Carvalhos e Pontezinha (Cabo); Barra de Jangada, Piedade, Candeias, Cajueiro Seco, Massangana, Muribeca dos Guararapes e Prazeres, todos em Jaboatão dos Guararapes. O Distrito Industrial de Prazeres e indústrias situadas entre o reservatório da Compesa da Bela Vista e o de Ponte dos Carvalhos, que compreende o trecho do centro da cidade do Cabo e a Fábrica Muller também serão afetados.
A parada do Sistema Gurjaú será iniciada às 7h, da quinta-feira (30) e se estenderá até as 7h da manhã do sábado (01). Serão 36 horas para execução dos serviços e mais 12 para o restabelecimento do sistema, com o processo de enchimento da adutora e reservatórios, que precirão ser esvaziados para realização das intervenções. A regularização do abastecimento, ocorrerá de forma gradativa, obedecendo ao calendário de distribuição em vigor nos bairros.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Inocêncio Oliveira Faz sua Prestação de Contas, ele é Transparência Total.
Valor máximo de gastos na campanha 2006 declarado ao TSE:
R$ 1.200.000.00
Bens declarados ao TSE (2006):
1 - 07 apartamentos 101,102,202, 403,404,703,704 no Ed. Gran Beach a Rua Capitão Ribelinho s/n - Boa Viagem - Recife/PE Adq em 01/2003 a Const. Araujo Pinto LTDA - R$ 366.000.00
2 - 1.107 Cabeças de Gado Bouvino e 09 Equinos e Muares - R$ 690.000.00
3 - 1.378 Ações Ordinárias e 1.377 Ações Preferenciais da TELPE - R$ 2.755.00
4 - 10 Andar do Prédio a Rua Inocêncio G de Andrade, 602 - Serra Talhada/PE - R$ 3.489.45
5 - 12(doze) apartamentos no Edf. Pedra do Mar - Candeias- Jaboatão dos Guararapes/PE Adq da Construtora Araujo Pinto CNJ: 24429667/0001-06 - R$ 420.000.00
6 - 250 mil quotas (50% do Capital Social) da Jamoto - Jaboatão Motos e Peças LTDA - R$ 250.000.00
7 - 31% (197.650) quotas do Capital Rede Nordeste de Comunicação LTDA ( TV Asa Branca) com sede em Caruaru/PE - R$ 328.600.00
8 - 40.000 quotas de participação da Firma SERTAMOL LTDA- Serra Talhada - R$ 400.000.00
9 - 50% (345.795) quotas no valor nominal de R$ 1,00 do Capital da Casa de Saúde São Vicente LTDA - Serra Talhada/PE CNPJ: 10280543/0001-63 - R$ 345.795.00
10 - 56% do Capital ( 33.600) quotas da Rádio A Voz do Sertão - Serra Talhada/PE - R$ 56.000.00
11 - 60% do Capital da IGOPAR - R$ 3.272.74
12 - 9.000 mil quotas(60%) do Capital da Firma Laticinio Nossa Senhora da Conceição LTDA com sede em Limoeiro/PE - R$ 90.000.00
13 - Apartamento 1501 Edf. El Greco Bl A - Av. Boa Viagem, 6500 - Recife/PE Adq em junho de 1991 - R$ 49.549.65
14 - Apartamento 303 Edf Santa Alice, Rua Dr. Sebastião Lins - Boa Vista - R$ 41.638.37
15 - Apartamento 904 Bl B Rua Barão de Souza Leão, 225 - boa Viagem Recife/PE Adq em 1979 - R$ 43.859.07
16 - Apartamento Edf. Maria Alice apto 1501 Av. Boa Viagem, 5526 Recife/PE Adq 30/04/2001 - R$ 326.436.84
17 - Apartamento, 101 Edf. Maria Juliana Av. Boa Viagem, 4398 Recife/PE Adq em 12/1998 - R$ 287.000.00
18 - Banco do Brasil Private AG: 3596 Conta Corrente: 267118( BB RF LP 150 mil) - R$ 472.652.34
19 - Caderneta de Poupaça Caixa Econômica Federal Serra Talhada/PE Conta:43270-0 - R$ 3.973.74
20 - Caminhoneta Toyta Hyllux SW4 /2002 Cabine Dupla cor Verde Placa KIO-2525 - R$ 88.700.00
21 - Carro Corola Preto ano 2003 Placa KHT 8016/PE - R$ .00
22 - Carro Hylux ano 2003 4x2 Placa KHY 2417/PE - R$ 55.900.00
23 - Carro Marea/Fiat ano 98/99 Cinza Placa KLO-3936 Adq em a SERVEL LTDA - R$ 18.000.00
24 - Casa A R 15 de Novembro, 756 - Serra Talhada Adq em 30/01/1968 - R$ 8.327.67
25 - Casa A R. João Pessoa, 1145 - Serra Talhada/PE Adq em 30/01/1968 - R$ 27.758.90
26 - Casa A Rua Cornélio Soares, 127 - Serra Talhada/PE - R$ 1.387.93
27 - Casa Rua 15 de Novembro, 750- Serra Talhada/PE Adq em 1981 - R$ 1.387.93
28 - Casa em Porto de Galinhas Lot.01 QD 01 Lot. Merepe I -Ipojuca/PE Adq em 12/01/1998 - R$ 130.000.00
29 - Conta Poupança Caixa Econômica Federal Ag: Serra Talhada/PE Conta: 5539-6 - R$ 4.443.85
30 - Credito Emprestimo JAMOTO LTDA CNPJ: 0222663/0001-86 - R$ 250.000.00
31 - Credito a receber do INCRA por desapropriação de imóvel rural (Fazenda Laginha - R$ 108.973.68
32 - Crédito a receber da Usina Peribu - CPPJ: 10645075/0001-83 - R$ .00
33 - Dinheiro em Espécie - Moeda Nacional - R$ 250.000.00
34 - Dois Apartamentos 201 e 202 do Edf. Morado do Sol em Porto de Galinhas/PE Adq em 08/2001 - R$ 86.539.87
35 - Faz CIPOAL no município de Passira/PE com 288,08 Ha - R$ 152.185.00
36 - Faz Nossa Senhora conceição - Limoeiro /PE c/ 348,0 Ha Conforme descrito em declaração/2004 Adq em 14/06/2005 1(um) através de cessão de Direito a Manoel Teixeira da Silva Sobrinho CPF: 165.541.594-87 - R$ 367.500.00
37 - Fazenda Cacimba de Baixo,498,83 Ha Serra Talhada Adq em 15/04/1989 vendida em 20/07/2005 a João Barbosa Pereira CPF:212.404.424-91 Por R$ 50.000,00 - R$ .00
38 - Plantel Suíno ( 975 cabeças) - R$ 95.980.00
39 - Prédio Comercial A R Muritiba, 120 Imbiribeira - Recife Adq em 17/05/2000 - R$ 40.000.00
40 - Prédio Comercial A, Rua Rui Barbosa ,102 - Serra Talhada/PE Adq em 09/09/1971 - R$ 4.163.83
41 - Quotas da Soc. de Ensino Superior de Serra Talhada/PE - R$ 18.000.00
42 - SAldo Conta Corrente Banco do Brasil Ag:3596-3 - Brasília Conta: 267118-2 - R$ 10.996.80
43 - Salas 801, 802 e 804 Localizada no Centro Empresarial Boa viagem a Rua Ernesto de Paula Santos, 960 Adq 12/1997 - R$ 60.000.00
44 - Saldo C/C 277118-7 AG; 3596-3 Banco do Brasil - R$ 655.50
45 - Saldo C?C Caixa Economica Federal AG:0005.1 Conta: 276660-0 - R$ 133.24
46 - Saldo Conta Corrente Banco do Brasil : 16855 AG: 0246 - R$ 1.587.48
47 - Saldo Conta Corrente Banco do Brasil AG: 1836-8 Imbiribeira Conta: 267118-2 - R$ 9.176.16
48 - Terreno com 2.500m2 na Faz Cachichola - 10 Dist de Serra Talhada/PE Adq 08/1989 - R$ 971.50
49 - Um Prédio Av. Alvaro Cabral, 222 Bairro do Recife (Antiga Recife) ADQ de Carlos Buarque de Gusmão e Esposa CPF: 493.622.834-68 em 06/01/2004 - R$ 318.000.00
Nesta segunda-feira, em que se comemora o Dia do Servidor, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou a data de pagamento do 13º salário.
Nesta segunda-feira (27), em que se comemora o Dia do Servidor, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou a data de pagamento do 13º salário para os cerca de 190 mil servidores estaduais ativos e inativos. O abono natalino será pago de uma só vez a partir do dia 10 de novembro até o dia 14 do mesmo mês. A tabela de pagamento você confere abaixo.
Eduardo explicou que o pagamento antecipado do décimo terceiro salário é um agradecimento aos servidores e faz parte da política de valorização desses profissionais, um dos objetivos estratégicos do Governo: “É um gesto de respeito aos servidores que têm sido parceiros neste novo momento de Pernambuco. E também um gesto com a economia do estado”, afirmou o governador, em entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas.
A antecipação do pagamento também marca o esforço feito pelo Governo do Estado para combater os efeitos da crise econômica mundial. Até a véspera do Natal, o Poder Executivo irá pagar quatro folhas salariais, injetando cerca de R$ 1,5 bilhão na economia pernambucana. “Isso é bom para os servidores colocarem suas compras em dia e isso é bom pro comércio, pra atividade produtiva do nosso estado”, finalizou Eduardo.
Tabela de Pagamento:
10 de novembro - Inativos da Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria Especial da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria Chefe da Assessoria Especial do Governador, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria Especial de Imprensa, Secretaria Especial Cultura, Secretaria Especial da Mulher, Secretaria Especial de Esportes, Secretaria Especial de Articulação Social, Secretaria Especial de Articulação Regional, Secretaria Especial de Juventude e Emprego, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Defensoria Pública), Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social (Polícia Civil), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria de Turismo, DER, DETELPE, FUNDAC, FUNDARPE, UPE, FIDEM, CONDEPE, HEMOPE, ITEP e IRH.
11 de novembro - Inativos da Secretaria de Defesa Social (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), Secretaria de Educação/CPM, FEPPA, Pensões Especiais, Pensionistas de Prefeituras e Pensionistas.
12 de novembro - Ativos da Secretaria de Educação/CPM
13 de novembro - Ativos da Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria Especial da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria Chefe da Assessoria Especial do Governador, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Casa Civil, Secretaria Especial de Imprensa, Secretaria Especial de Cultura, Secretaria Especial da Mulher, Secretaria Especial de Esportes, Secretaria Especial de Articulação Social, Secretaria Especial de Articulação Regional, Secretaria Especial de Juventude e Emprego, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Secretaria de Transportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Defensoria Pública) e Secretaria da Fazenda.
14 de novembro - Ativos da Secretaria de Defesa Social (Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Civil), Médicos Residentes, DER, DETELPE, FUNDAC, FUNDARPE, FUNAPE, FACEPE, UPE, FIDEM, CONDEPE/AGPLPS, HEMOPE, ITEP, IPA, PERPART, CEHAB, EMPETUR, CPRH, AD/DIPER, ATI, Distrito Estadual de Fernando de Noronha e IRH (funcionários).
Maior feira de Ciências do Nordeste começa na nesta quarta-feira (29)
Este ano, serão apresentados 177 trabalhos durante os três dias do evento. Os visitantes podem votar na categoria júri popular. "A Ciência Jovem é fruto de nossa concepção da feira de ciências como uma revolução pedagógica", analisa o diretor-executivo do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.
Além do júri popular, os alunos concorrem em outras quatro categorias: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série), Divulgação Científica (Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série), Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa (duas categorias para o Ensino Médio). Os vencedores receberão material didático e viagens para participação em feiras nacionais e internacionais como a SBPC Jovem, Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) e Febrace (Feira Nacional de Ciências e Engenharia).
Professores - Os professores, além de orientar projetos, também participam da Ciência Jovem na categoria Educação Científica, que procura incentivar a reflexão sobre o processo de ensino e estimular práticas de voltadas para a educação científica. Os trabalhos nessa categoria serão no formato de relatos a respeito de experiências pedagógicas vivenciadas pelos professores.
A Ciência Jovem é uma realização do Espaço Ciência com apoio da Secretaria de Tecnologia, Ciência e Meio Ambiente e Secretaria da Educação do Governo de Pernambuco. Para o secretário de Educação de Pernambuco, Danilo Cabral, "a parceria firmada com o Espaço Ciência na realização da XIV Ciência Jovem, traz excelentes resultados para o aluno, professor e para a escola, uma vez que incentiva o desenvolvimento de projetos em educação científica".
Serviço:
A lista com todos os trabalhos inscritos, regulamento e fotos das edições passadas podem ser conferidos no site do Espaço Ciência.
Secretaria de Saúde implanta novidades para combater a dengue em 2009
Uma das ações é a implantação de unidades sentinelas de combate à dengue nos principais hospitais públicos. A idéia é formar uma rede com 21 hospitais, com núcleos de epidemiologia responsáveis pelo monitoramento dos casos suspeitos e notificação imediata à SES. Inicialmente, seis hospitais já começam a operar como sentinela: Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Oswaldo Cruz e Imip. Esses hospitais foram inicialmente escolhidos por terem núcleos de epidemiologia bem estruturados e por serem bastante procurados por pacientes com suspeita da doença, tanto a clássica como a hemorrágica.
Essas unidades contarão com um método mais rápido para o diagnóstico laboratorial – o NS1, que detecta uma proteína presente no sangue do infectado, indicando se há a presença do vírus. O NS1 tem seu resultado pronto em 24 horas, enquanto o método tradicional (sorologia) leva até 7 dias. Os kits com o novo método foram comprados pela SES a um laboratório particular e serão enviados ao Lacen.
"Além de diagnosticar em muito menos tempo, melhorando o tratamento do paciente e qualificando as ações de bloqueio na comunidade do paciente, faremos, pela primeira vez, um monitoramento da circulação viral. Ou seja, quais os sorotipos (DEN-1, DEN -2 ou DEN-3) estão acometendo os pernambucanos e onde eles se concentram", explica o secretário-executivo de Gestão e Vigilância em Saúde, Cláudio Duarte.
Para integrar as unidades sentinelas, a Secretaria coloca em funcionamento uma Unidade de Resposta Rápida (URR), estrutura localizada dentro da SES e que contará com telefones, fax, computadores, vídeo-conferência e GPS, para compor mapas com os casos notificados. O local, que contará com profissionais das áreas de medicina, enfermagem, veterinária e serviço social, terá a função de buscar os casos nas unidades hospitalares e compor um banco de dados, repassando informações para os municípios de origem dos doentes.
ASPIRADORES - A SES adotará um novo método para eliminar os Aedes Aegypti dentro dos domicílios e ambientes internos onde há infestação do mosquito. Já foram adquiridos seis aspiradores mecânicos para apoiar os municípios de Ipojuca e Santa Cruz do Capibaribe. Outros 15 chegarão em alguns dias para serem utilizados na Região Metropolitana do Recife. Cada aparelho, que possui uma tela em seu interior capaz de prender os insetos, foi adquirido ao preço de R$ 400,00.
Estudantes da rede pública conhecem Complexo Industrial Portuário de Suape
Durante o percurso, orientadores realizarão atividades recreativas e irão exibir filmes institucionais sobre os empreendimentos que estão se instalando no complexo. Na chegada, funcionários irão acompanhar os ônibus e contar um pouco da história do local onde o porto foi instalado e da evolução de Suape, desde a construção à sua expansão, durante seus 30 anos de existência.
No Complexo, os estudantes acompanharão a movimentação de navios, as obras da refinaria, do estaleiro, do moinho de trigo e de outras empresas, além de conhecerem fábricas que já funcionam no local. Após o passeio, os estudantes irão até o auditório do Centro Administrativo para assistir a uma palestra, onde receberão kits com material escolar e uma cartilha sobre Suape.
Segundo o secretário de Educação, Danilo Cabral, é fundamental que os estudantes da rede tenham conhecimento dos novos investimentos que chegam ao estado. "Pernambuco vive um momento ímpar e é essencial que esses jovens saibam disso. Pois para atender esse novo mercado que se abre e aproveitarmos a mão-de-obra local, estamos buscando melhorar a qualidade do ensino", disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho, um projeto como esse torna-se indispensável, já que os jovens que estarão visitando Suape, poderão vir a ser, futuramente, funcionários em uma das empresas do Complexo. "Esses estudantes irão se aproximar de um lugar que só escutam falar. Na visita a Suape, elas terão lições de geografia, biologia, história e economia que servirão para seu aprendizado escolar e social", explica Bezerra Coelho. "Esperamos que esses pernambucanos percebam o que está acontecendo em nosso Estado e divulguem, para seus familiares e amigos, que eles também fazem parte dessa história" completou o secretário.
Visitas - Independente do projeto "Ônibus Itinerante", Suape recebe, diariamente, visitas de grupos interessados em conhecer o complexo industrial portuário. O Programa de Recepção a Visitantes já existe há 10 anos e é coordenado pela Assessoria de Imprensa de Suape. O programa atende a grupos de estudantes de ensino fundamental, médio e superior, de instituições públicas e privadas, além de grupos da terceira idade e cursos técnicos. Em 2007, cerca de 5 mil pessoas conheceram o complexo através desta iniciativa. São realizadas palestras e visitas à área portuária, ministradas por funcionários e guiadas por um orientador pedagógico, respectivamente. O horário de recebimento de visitas é a partir das 9h e elas precisam ser previamente marcadas através do telefone: 3527-5068.
Jovens participam do I Jogos Internos da Fundac
Adolescentes de 12 a 14 anos vão ser protagonistas do evento que tem o apoio da Secretaria de Educação e do 4º BPE. Para a coordenadora do Case Jaboatão, Elusiane Prado, esta é uma das formas de integrar os meninos à comunidade. "O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que uma unidade de internação deve promover um atendimento socioeducativo, e isso também pode ser feito fora da unidade. Por isso, a Fundac procura parcerias com outros atores das políticas públicas", explicou ela. Ainda de acordo com Eluisiane, "através de atividades esportivas, ensinamos valores como liderança, tolerância, disciplina, confiança e equidade étnico-racial e de gênero".
Cada sócioeducando escolheu a atividade que vai praticar de acordo com a sua aptidão e o seu interesse, como determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o ECA. As opções são futsal, voleibol, damas e dominó. Durante a abertura do I Jogos Internos, haverá desfile dos adolescentes, apresentações culturais e esportivas, desfile dos cães do 4º BPE, hasteamento da bandeira, cantos dos hinos do Brasil e de Pernambuco, passagem da tocha e juramento.
DETRAN-PE expõe veículos que vão a leilão
Parte desses veículos encontra-se também em exposição aberta para visitação no Depósito de Veículos Apreendidos da EPTTC – Empresa Petrolinense de Trânsito e Transportes -, localizado na Av. Sete de Setembro, em Petrolina. No interior, o horário de visitação também das 8h às 16h30.
Dos 95 veículos, são 43 automóveis e 52 motos. "É importante que as pessoas vejam antes o que interessa a elas para que no dia do leilão já tenham uma noção do que irão querer arrematar, do produto que estarão levando", explica Paulo Brito, Presidente da Comissão de Leilão do Detran. O Leilão será a partir das 10h, na sede do DETRAN-PE, no bairro da Iputinga. Podem participar do leilão pessoas física ou jurídica que, no ato do arremate, deverão apresentar documentos como CPF ou CNPJ. O pagamento é à vista.
Calendário de Retirada – Os bens adquiridos poderão serão retirados a partir do dia 4 de novembro de 2008 das 8h às 13h, na sede do Detran-PE. Será necessária a comprovação da quitação do lote arrematado. O prazo máximo para retirada do veículo irá até o dia 14/11. Em caso de vários lotes adquiridos por uma só pessoa, todos poderão ser retirados de uma só vez, valendo a numeração do primeiro lote.
sábado, 25 de outubro de 2008
Vote em Fernando de Noronha para ser uma das 7 maravilhas do mundo
Fernando de Noronha precisa do seu voto para estar no ranking das 77 formações naturais mais votadas até o dia 31 de dezembro, quando vão ser escolhidas 21 para a próxima fase. Na pré-seleção, a ilha aparece junto a outros candidatos do Brasil, entre eles os Lençóis Maranhenses, Pão de Açúcar, Foz do Iguaçu e Pantanal.
Em janeiro de 2009, as finalistas passarão por uma nova eleição e em 2010 sai o resultado final. Se ainda não visitou Fernando de Noronha, vote em nosso Blog no link ao lado e conheça mais sobre esse paraíso. Se já conhece, dê o seu voto e ajude a eleger a ilha como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
Polícia revela detalhes da prisão de quadrilha que assaltava casas de veraneio
De acordo com testemunhas, um grupo de turistas estava em quatro casas vizinhas perto da praia. Os assaltantes obrigaram todos a se reunirem em uma única casa e começaram a pegar os mais diversos pertences, desde eletrodomésticos a telefones celulares. Entre as vítimas, havia sete casais argentinos.
Segundo a polícia, os suspeitos estavam armados e, enquanto uns pegavam os objetos das casas, outros ameaçavam os moradores. Quando terminaram de pegar o que queriam, levaram um dos turistas como refém para que dirigisse um carro para eles, já que nenhum dos integrantes da quadrilha sabe dirigir.
Liberado, o homem ligou para a polícia, que montou uma operação e foi até o esconderijo dos assaltantes. Os suspeitos comemoravam o êxito do crime quando 23 policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar chegaram. Todos foram presos e levados para a Delegacia do Cabo de Santo Agostinho.
Os suspeitos foram identificados como sendo José Leonardo da Silva, 30 anos; Manuel Cristóvão Filho da Silva, 20 anos; Carlos Barreiro dos Santos, 20 anos; Valdecir Francisco da Silva, 22 anos; Valdenilson Francisco da Silva, 18 anos, Fernando José da Silva, de idade não revelada.
Com eles os policiais encontraram todos os objetos roubados, cinco revólveres calibre 38, uma espingarda caseira e outra calibre 12. A suspeita é de que o bando tenha praticado vários assaltos com as mesmas características durante o mês de setembro.
Os adolescentes serão levados para a Gerência de Proteção da Criança e do Adolescente. Os seis adultos vão este sábado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. Ninguém ficou ferido durante a operação.
Saiba tudo sobre o segundo turno que acontece neste domingo
Trinta e uma cidades brasileiras, sendo 11 capitais, escolhem neste domingo (26) os prefeitos que administrarão suas cidades pelos próximos quatro anos. Em 30 delas, há segundo turno; em uma, Benedito Leite (MA), onde eleitores destruíram urnas no dia 5 de outubro, as eleições tinham sido canceladas. No total, são 27.166.643 eleitores de volta às urnas, que estarão abertas das 8h às 17h.
A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que sejam conhecidos os resultados das eleições até as 20h, três horas após o fim da votação. Se você tem dúvida onde é o seu local de votação, digite o número do seu título de eleitor no site do TSE, clicando aqui . Para quem não tem o número do título, o site oferece uma busca pelo nome do eleitor.
Como votar sem título - Quem perdeu o título, poderá votar apenas com a carteira de identidade ou com documento com fotografia. Para saber onde votar é preciso conhecer os números da zona e da seção eleitoral, que constam no título. Se você não se lembra deles, deve procurar antes da eleição o seu cartório eleitoral.
Como justificar o voto - O formulário de justificativa para os eleitores que estiverem fora da cidade onde votam está disponível na página do TSE e também será distribuído nos locais de votação no dia da eleição.
A justificativa é gratuita e o formulário deve ser entregue, no dia da eleição, das 8h às 17h, em qualquer seção eleitoral ou em postos de justificativa montados pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Para justificar, o eleitor deve apresentar o título de eleitor ou documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista). Nesse caso é necessário que o eleitor tenha o número de seu título para preenchimento do formulário. Quem não tem o número deve procurar o seu cartório eleitoral.
Vinte segundos para votar - Serão usadas 77 mil urnas eletrônicas na votação em todo o país. O TSE estima que, em média, cada eleitor levará 20 segundos na cabine de votação. Para votar, os eleitores precisam apertar três teclas: os dois algarismos que compõem o número do candidato e, em seguida, a tecla confirma. É importante olhar a foto do candidato para certificar que o voto foi para o escolhido.
Caso o eleitor decida votar em branco, deve apertar a tecla branca, para em seguida confirmar o voto na tecla verde. A opção "corrige" serve para que o eleitor faça alguma mudança antes de confirmar o voto. A Justiça Eleitoral recomenda aos eleitores que, caso necessário, levem os números anotados para facilitar a votação.
Entre as capitais, haverá segundo turno no Rio de Janeiro, onde a disputa entre Fernando Gabeira (PV/PSDB/PPS) e Eduardo Paes (PMDB/PP/PSL/PTB) está acirrada, e em Belo Horizonte, onde Márcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB) disputam a eleição voto a voto.
Salvador (BA), São Paulo, Manaus (AM), Macapá (AP), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) também escolhem seus novos administradores.
No Estado do Rio, os eleitores ainda escolhem novo prefeito em Campos, onde a ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB) disputa a prefeitura com Arnaldo Vianna (PDT), e em Petrópolis, onde a disputa está entre Paulo Mustrangi (PT) e Ronaldo Medeiros (PSB).
As outras 17 cidades do interior em que haverá um novo pleito neste domingo são Anápolis (GO), Bauru (SP), Canoas (RS), Campina Grande (PB), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Pelotas (RS), Ponta Grossa (PR), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP) e Vila Velha (ES).
Prefeito e vereador - Além destas 30 cidades, que reúnem 21,09% do eleitorado apto a votar, o município de Benedito Leite, no Maranhão, realizará eleições para escolher o prefeito e vereadores. Isso porque o pleito do último dia 5 foi cancelado pela Justiça Eleitoral depois que várias urnas foram queimadas por eleitores. No local, 4.271 votantes são esperados nas 17 seções instaladas.
O município com o maior número de eleitores aptos a votar é São Paulo, onde 8.198.282 eleitores escolhem entre o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e a ex-prefeita e ex-ministra do Turismo Marta Suplicy (PT). Em seguida, vem o Rio, com 4.579.365 eleitores, Belo Horizonte, com 1.772.227, e Salvador, com 1.747.278. Ainda aparecem com mais de um milhão de eleitores as cidades de Manaus (1.056.277) e Porto Alegre (1.038.885).
Das cidades em que haverá segundo turno, as que têm o menor número de eleitores são Ponta Grossa (210.535), Anápolis (217.127) e Macapá (219.241).
Exército em quatro cidades - Quatro cidades, entre elas três capitais, recebem o reforço das tropas do Exército no segundo turno. O TSE determinou o envio de militares para Manaus, Belém, Campina Grande e Benedito Leite. No Rio, o TRE-RJ descartou o uso de tropas federais no segundo turno.
Da Agência O Globo
Médicos têm até esta sexta (24) para se inscreverem em seleção simplificada
Os médicos que quiserem concorrer às 372 vagas temporárias oferecidas pela Secretaria Estadual de Saúde tem até esta sexta-feira (24), no horário das 8h30 às 15h, para se inscreverem na seleção. Os contratados trabalharão por um período de seis meses (com possível prorrogação por mais seis) como plantonistas nos hospitais da Região Metropolitana do Recife e Caruaru. As inscrições podem ser feitas sede da Secretaria de Saúde (Praça Oswaldo Cruz, s/n, Boa Vista) ou na IV Gerência Regional de Caruaru (Rua Estilaque Leal, s/n, Caruaru).
Na RMR, as vagas são para os hospitais da Restauração (68), Agamenon Magalhães (58), Barão de Lucena (55), Getúlio Vargas (51), Otávio de Freitas (38), Jaboatão-Prazeres (11), Correia Picanço (09) e Geral de Areias (08). Além dos hospitais, a Central de Leitos, no Recife, será reforçada com cinco clínicos. Em Caruaru, o Regional do Agreste abre vagas para 61 médicos e a Maternidade Jesus Nazareno, para oito.
Os profissionais das mais diversas especialidades médicas podem concorrer: cirurgiões, cirurgiões pediátricos, infectologistas, neurologistas, neuropediatras, pediatras, neonatologistas, cardiologistas, clínicos, uteístas adulto e infantil, obstetras, traumatologistas, urologistas, cirurgiões vasculares, endoscopistas e nefrologistas.
Os contratos trabalharão em regime de plantão (um plantão de 24 horas ou dois de 12 horas por semana), com salários de R$ 3,8 mil, conforme o último acordo firmado entre o Governo e a categoria, em 16 de setembro. A seleção simplificada obedecerá aos critérios de análise de currículo e de comprovação da experiência na especialidade (mínimo de 6 meses), conforme o edital. Dúvidas dos interessados podem ser tiradas pelo fone 3181-6208 ou 6193, da Unidade de Controle e Avaliação de Pessoas da SES.
Polícia prende dois suspeitos de homicídio na Zona Norte
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apresenta, nesta sexta-feira (24), Hilário Pereira da Silva Júnior, conhecido como “Júnior”, de 20 anos, e Carlos Alexandre Rosa da Silva, conhecido como “Baixinho”, de 28 anos. A prisão da dupla, acusada de vários homicídios qualificados, ocorreu em cumprimento de determinação judicial.
A prisão ocorreu numa operação conjunta de policiais civis do DHPP e da Delegacia do Alto do Pascoal. Os dois tiveram a prisão decretada por envolvimento em assassinatos ocorridos em vários bairros, entre eles, Água Fria, Alto do Pascoal, Linha do Tiro e Dois Unidos, todos na Zona Norte.
“Júnior” é também acusado de vários assaltos à mão armada e participação em mais de 20 homicídios. Após a autuação e apresentação, a dupla será encaminhada ao Cotel, em Abreu e Lima, onde aguardará decisão do Tribunal do Júri.