terça-feira, 23 de março de 2010

Plano Estadual das Mulheres vai atingir 1 milhão de pernambucanas


O governador Eduardo Campos comandou, nesta segunda-feira (22.03), a primeira reunião do grupo de trabalho que vai atuar na execução do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais. Formada por dez secretarias, a equipe vai planejar e executar as ações voltadas para mais de um milhão de agricultoras em 181 municípios pernambucanos.

Trabalham no Plano as secretarias de Planejamento e Gestão, Cidades, Agricultura e Reforma Agrária, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Desenvolvimento e Articulação Social, além de Recursos Hídricos, Educação, Saúde, Defesa Social e Mulher, além da Procuradoria Geral do Estado.

A secretária da Mulher, Cristina Buarque, fez uma longa explicação do Plano detalhando os objetivos e a metodologia que será empregada. “É importante explicar que as ações se darão de forma regionalizada já que as mulheres rurais são bastante diferentes ao longo de todo o Estado”, afirmou.

O Plano foi entregue ao governador por trabalhadoras rurais que, no último dia oito, reuniram-se em frente ao Palácio do Campo das Princesas para marcar a passagem do centenário do Dia Internacional da Mulher. O documento visa oferecer oportunidade igual às mulheres rurais, tanto no que diz respeito aos homens, quanto às mulheres urbanas, erradicar a violência contra elas, combater a feminização da Aids, entre outras políticas públicas.

“Este Plano faz de Pernambuco um Estado pioneiro, já que é o primeiro a instituir, formalmente, uma política pública de gênero, tendo como foco as mulheres rurais. Desta forma, estamos contribuindo não só para a melhoria de vida dessas mulheres, mas para o desenvolvimento humano de Pernambuco como um todo”, explicou Eduardo.

Nenhum comentário: