terça-feira, 23 de março de 2010

Tensão pré-mudança

A tensão que antecede mudanças no secretariado do governador Eduardo Campos (PSB) e do prefeito do Recife, João da Costa (PT), está movimentando os bastidores dos partidos aliados. Alguns líderes tratam do assunto com discrição. Outros preferem tornar pública a peregrinação para manter o espaço político nas duas administrações. Ontem, o deputado federal e presidente estadual do PR, Inocêncio Oliveira, dedicou parte do seu tempo a essas articulações. No início da tarde, chegou no Palácio do Campo das Princesas para uma conversa com Eduardo. O encontro não estava na agenda oficial do governador. O parlamentar, então, teve que esperar um pouco para ser atendido em um intervalo das audiências.

"Essa 'pactuação' faz parte do nosso compromisso de governo com a frente de partidos que nos apoiam "
João da Costa - prefeito

A conversa com o socialista foi rápida. Não durou mais do que 20 minutos. No Palácio, Inocêncio corria contra o tempo, uma vez que também tinha agendado uma reunião com o prefeito João da Costa. "O governador vai me chamar domingona casa dele", relatou. O deputado, na verdade, tentou antecipar um assunto do qual, segundo fontes socialistas, o governador só vai tratar na próxima semana. O anúncio dos novos secretários só deve acontecer no dia 31 deste mês. O prazo limite para quem ocupa cargos públicos e pretende disputar mandato eletivo é 3 de abril. Atualmente, o PR ocupa a Secretaria de Transportes, com o deputado estadual licenciado Sebastião Oliveira.

Na conversa com Eduardo, Inocêncio também ouviu que o debate sobre o Senado na base aliada só deve acontecer a partir de maio. De acordo com o parlamentar, o socialista garantiu, no entanto, que uma das vagas será do PT. "Os petistas vão escolher internamente entre João Paulo (ex-prefeito do Recife) e Humberto Costa (secretário estadual das Cidades). O nome escolhido será apresentado ao presidente Lula (PT) para que seja referendado", previu o parlamentar, antecipando que a maioria dos prefeitos do PR tem preferência por João Paulo.

Na Prefeitura, o presidente do PR apresentou umalista tríplice de futuros candidatos à Secretaria municipal de Saneamento. Atualmente, o cargo é ocupado pelo ex-deputado estadual José Marcos de Lima, que tentará retornar à Assembleia Legislativa. Ao sair da reunião, Inocêncio confirmou ter apresentado sugestões de nomes, mas não revelou os indicados.

Na avaliação de João da Costa, a movimentação do líder partidário demonstra o intenção do PR de manter a parceria com a administração petista. "Isso é importante para a continuidade do governo. O Recife é uma cidade complexa, que precisa da ajuda de todos. Essa 'pactuação' faz parte do nosso compromisso de governo com a frente de partidos que apoia a nossa gestão", observou o petista. O prefeito disse, também, que algumas questões ainda precisam ser ajustadas e que esse seria o momento adequado. "Temos que tomar cuidado para o governo não sofrer descontinuidade", ponderou.

Na tarde de ontem, o prefeito também conversou com o deputado federal e presidente estadual do PTB, Armando Monteiro Neto. Os dois trataram da indicação do novo secretário de Serviços Públicos. A pasta, que está sob o comando do secretário geral do PTB, José Humberto, poderá passar para as mãos da secretária executiva da pasta, Maria Isabel Viana. O atual secretário vai disputar um mandato de deputado estadual.

Nenhum comentário: