terça-feira, 23 de março de 2010

Torres Galvão - Paulista reabre Policlínica na sexta

A Unidade Mista Torres Galvão, no Paulista, será reaberta na próxima sexta-feira (5). O anúncio foi feito ontem pelo deputado Amaury Pinto (PR). O parlamentar justificou a necessidade do fechamento.

“Há muito tempo, o espaço necessita de reforma, a fim de acompanhar a modernização que vem sendo implementada na rede estadual de saúde pelo governador Eduardo Campos (PSB)”, ponderou, acrescentando que o gestor municipal não imaginou que a decisão resultaria em sobrecarga de trabalho para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O deputado Sérgio Leite (PT), por usa vez, após criticar a iniciativa do prefeito Yves Ribeiro (PSB), anteontem, no Plenário, voltou a classificar a medida como “uma falta de respeito com os moradores do Paulista e da Região Metropolitana Norte”.

A reforma, que tinha duração prevista para 90 dias, deve demorar um pouco mais, pois será feita em etapas, de acordo com Amaury. “A decisão de fechar a policlínica pode ter sido equivocada, mas a intenção foi a de melhorar as condições do prédio, que tem mais de cem anos”, explicou, acrescentando que a atenção dada à saúde dos municípes, nos últimos cinco anos, é maior que nos 12 anos anteriores.

O primeiro passo para o fechamento da policlínica, segundo Leite, foi dado no ano passado, quando a Prefeitura transferiu as pequenas cirurgias para o Hospital Central de Paulista.

“O assunto vem sendo discutido pela sociedade há algum tempo. A tentativa de esvaziar o Torres Galvão contraria a meta do Governo Estadual de melhorar a rede e desafogar os grandes hospitais do Recife”, observou o petista, informando que, de acordo com pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, Paulista tem o “pior” atendimento da Região Metropolitana do Recife.

Nenhum comentário: