segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Detran reforma fiscalização da Lei Seca


O secretário das Cidades, Humberto Costa, realizou na manhã desta segunda-feira (24) a entrega de novos veículos e etilômetros (aparelhos que medem o consumo de álcool) para o Detran. Os novos equipamentos fazem parte da estratégia do órgão de intensificar a fiscalização do cumprimento da Lei Federal 11.705/08, a chamada Lei Seca. Com a entrega, o Detran vai aumentar em 100% o número de veículos nas ruas (de 8 para 16) e quase triplicar o número de etilômetros que serão usados em todo o Estado (dos atuais 16 para 40).

"Esse é mais um passo no sentido de fortalecer a Lei Seca que teve um impacto muito forte no sentido de combater as mortes no trânsito. Queremos criar uma cultura no Estado de que álcool e bebida não combinam. Por isso vamos intensificar a fiscalização", afirmou Humberto Costa. O diretor-presidente do Detran, Roberto Leandro, também comemorou a iniciativa. "Esses novos carros e aparelhos vão ajudar o Detran a fazer o seu trabalho de fiscalização e de salvar vidas", afirmou.

Parte dos etilômetros será cedida, em forma de concessão de uso, para instituições parceiras do Detran no trabalho de fiscalização em todo o Estado, como é o caso da Polícia Rodoviária Federal (5), do Batalhão de Trânsito Estadual (02), Batalhão de Polícia Rodoviária (03), CTTU (03) e Batalhão do Interior (5).

A Lei Seca proíbe o consumo de bebidas alcoólicas por condutores de veículos. Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses.

Nenhum comentário: