segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Inaugurado ambulatório do Instituto do Câncer Infantil do Agreste


O vice-governador do Estado e secretário da saúde, João Lyra Neto, esteve em Caruaru para a inauguração do ambulatório do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia), no último sábado (22). O espaço é a primeira etapa do Centro de Tratamento do Icia, que atenderá pacientes de todo o interior do Estado, e foi construído com renda obtida por meio de doações. A meta do instituto é concluir a próxima etapa do Centro de Tratamento no final de 2009, quando deverá contar com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Na construção do ambulatório, o Icia utilizou renda de campanhas sociais, realizadas nas cidades do Agreste, e da contribuição dos 14 mil doadores parceiros do instituto, em especial da fundação italiana Marcelo Candia. O presidente da fundação, Marco Liva, e o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Cláudio Galvão de Castro Junior, também estiveram na inauguração do espaço.

O ambulatório tem capacidade para atender cerca de 40 pessoas, por dia. Com isso, será ampliado o número de crianças e adolescentes beneficiados com tratamento oncológico, pela instituição. Foram equipados consultórios de tratamento oncológico pediátrico, de psicologia, fisioterapia, oftalmologia, odontologia e nutrição, além de salas de enfermagem, assistência social e brinquedoteca.

Icia – Há cinco anos o instituto atende e faz o acompanhamento de crianças e adolescentes carentes com câncer no interior do Estado. As famílias dos pacientes também são atendidas e recebem assistência social e psicológica. Com a construção do Centro de Tratamento do Icia, será reduzido o número de famílias que se deslocam para o Recife, em busca de tratamento. Cerca de 60% das crianças e adolescentes portadores de câncer, que se tratam no Recife, vem do interior de Pernambuco e 70% dos casos de câncer diagnosticados precocemente tem chance de cura.

Nenhum comentário: