segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TJPE lança projeto de Conciliação em escolas públicas


A cultura da conciliação afasta a violência e aproxima os cidadãos da Justiça Preventiva. Dessa forma, o Poder Judiciário de Pernambuco, na ocasião da Semana Nacional da Conciliação, vai lançar o projeto "Conciliação nas Escolas", que compreende um conjunto de ações, em parceria com instituições de ensino médio, a fim de levar aos alunos o conhecimento sobre o Poder Judiciário, seu funcionamento e práticas conciliatórias. O projeto surge, então, da necessidade de se apresentar a Conciliação como melhor ferramenta para a resolução de conflitos judiciais.

Nesta terça-feira (25), o presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, vai se reunir com os secretários de Educação do Estado e da região metropolitana do Recife, com o objetivo de apresentar o projeto "Conciliação nas Escolas". O encontro acontecerá no gabinete da presidência do TJPE, no Palácio da Justiça, às 9h. Presentes na reunião de terça-feira estarão os secretários de Educação das Comarcas de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima e São Lourenço da Mata.

A primeira escola a receber os representantes do Poder Judiciário será a Escola Estadual Engenheiro Lauro Diniz, localizada no bairro do Ipsep, no Recife. A visita acontecerá na próxima quarta-feira (26), às 9h. Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário pretende orientar os novos cidadãos sobre a necessidade do ato conciliatório. Assim, consciente de sua missão com o jurisdicionado pernambucano, o TJPE, através de seus gestores, pretende fomentar a política da prevenção de conflitos judiciais.

Semana Nacional - A Semana da Conciliação é fruto de uma das ações do Movimento pela Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que envolve todos os tribunais brasileiros. A Semana da Conciliação acontece no período de 1º a 5 de dezembro e tem como intuito tornar a Justiça mais rápida e efetiva, incentivando o diálogo e a celebração de acordos.

Nenhum comentário: