segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mesa redonda discute a situação das mulheres negras no Brasil e em Pernambuco

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, a Secretaria Especial da Mulher promove, em parceria com o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial e o Museu do Estado de Pernambuco, a mesa redonda 120 Anos da Abolição Inconclusa: Mulheres Negras em Foco. O evento, que será realizado nesta segunda-feira (24), a partir das 18h, terá como palestrante a ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro; e como debatedoras Vanda Meneses, ativista dos movimentos Negro e Feminista; Givânia Silva, coordenadora de Território Quilombola do INCRA; e, Vera Regina Paula Baroni, representante das mulheres de terreiro.

Na ocasião, serão lançadas as versões em Braille e em meio eletrônico do livro Mulheres Negras do Brasil, de autoria de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil. A iniciativa pioneira da Secretaria Especial da Mulher tem como objetivo proporcionar aos portadores de deficiência visual a oportunidade de conhecer a importância das mulheres negras na construção da identidade social, política, econômica e cultural do nosso País.

A publicação aborda, de maneira inédita, a história das mulheres negras desde a chegada ao Brasil até os dias atuais. De acordo com os autores, com exceções dos escritos sobre o sistema escravocrata e algumas alusões à Chica da Silva, não se encontram referências e informações detalhadas sobre as mulheres negras em currículos escolares, museus, livros didáticos e narrativas oficiais.

Serviço:
Mesa redonda 120 Anos da Abolição Inconclusa: Mulheres Negras em Foco e lançamento das versões em Braille e em meio eletrônico do livro Mulheres Negras do Brasil.
Data: 24 de novembro de 2008 (segunda-feira)
Hora: 18h
Local: Museu do Estado de Pernambuco, Av. Rui Barbosa, nº 960, Graças.

Nenhum comentário: