sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Comunidades Quilombolas são inseridas no Programa Bolsa Família

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove nesta quinta-feira (23), às 14h, o seminário de encerramento do Projeto Inclusão Social Para Populações Quilombolas em Pernambuco, no Centro Cultural Prof. Luiz Freire, no bairro do Carmo, em Olinda. Dentro da programação estão previstas a apresentação do projeto, lançamento do livro Sertão Quilombola – A formação dos quilombolos no Sertão de Pernambuco e o documentário Quilombos de Pernambuco, que teve produção e autoria do Governo do Estado em conjunto com órgãos parceiros. O evento conta ainda com a apresentação do mapeamento etnográfico dos quilombos do Sertão e com debates sobre identidade quilombola e os desafios para a promoção dos seus direitos.

Participam do encontro o secretário executivo de Desenvolvimento e Assistência Social, Acácio de Carvalho, que fará a abertura do seminário, e sua equipe gerencial do SUAS e Assistência Social Básica, além de representantes do Centro Cultural Prof. Luiz Freire, Comissão Estadual de Comunidades Quilombolas, Secretaria Especial de Políticas Públicas Inter-racial (SEPPIR), dentre outras autoridades.

“A pesquisa surgiu da necessidade de mapear as comunidades quilombolas, objetivando inseri-las no Programa Bolsa Família. O livro e o documentário é um reflexo do mapeamento realizado”, avalia a gerente de Proteção Social Básica, Rizete Costa. Ainda segundo ela, o encontro retrata a importância das comunidades quilombolas para os programas do Governo Federal e Estadual, no âmbito social.

PROJETO - O projeto é uma iniciativa do Governo Estadual em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Centro de Cultura Luiz Freire e a Comissão Estadual de Comunidades Quilombolas de Pernambuco, e tem como objetivo geral contribuir para a inclusão social de famílias quilombolas. Como objetivos específicos, o projeto prevê a realização de um mapeamento das comunidades quilombolas existente no sertão de Pernambuco; Inserção das famílias quilombolas, dos municípios alvos do Projeto, no Programa Bolsa Família, bem como a promoção e capacitação sobre o direito das pessoas quilombolas para os gestores públicos e lideranças quilombolas dos municípios contemplados com o respectivo projeto.

Nenhum comentário: