sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Profissionais do Samu trocam experiências em operações de atendimento

Médicos, enfermeiros e socorristas que integram o Samu de 16 municípios – 13 da RMR, fora Araçoiaba, mais Vitória de Santo Antão, Goiana e Condado - reúnem-se nestas quinta e sexta-feiras (23 e 24) para apresentar estudos, experiências e discutir o funcionamento programa. A programação faz parte da Iª Jornada do Samu Metropolitano, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde no Centro de Convenções, no período das 8h30 às 17h. Na sexta-feira, está marcada uma simulação de um resgate aéreo, com uso de um helicóptero, a vítimas de acidentes.

Na Iª Jornada do Samu, que integra a programação da 7ª Feira e Seminário Norte-Nordeste de Saúde, Segurança no Trabalho e Emergência, as palestras abordarão a assistência necessária às vítimas de desastres, que precisam de atendimento pré-hospitalar e de deslocamento. "Este encontro é uma oportunidade para que os profissionais da área se reúnam e mostrem os seus trabalhos, serviços e experiências próprias", disse o coordenador estadual de Urgência e Emergência, Carlos Eduardo Cunha.

Na sexta-feira, vai haver, também, simulação de resgate (com a participação de uma equipe do Samu) e salvamento de uma vítima encarcerada. Uma segunda simulação mostrará um resgate a uma vítima de acidente, feito com o auxílio de um helicóptero. As simulações ocorrem na área externa do Centro de Convenções. Além de profissionais do Samu, participam também bombeiros que atuam no atendimento pré-hospitalar. A participação nos eventos da Prevenor é gratuita e exclusiva para quem se inscreveu. Ao todo, foram 1.200 inscrições.

Nenhum comentário: