O Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, através do escritório municipal em Petrolina, participa da III Vet Vale, encontro de medicina veterinária, com a palestra “Produção de Caprinos e Ovinos no Vale do São Francisco”. A atividade, que será realizada no próximo sábado (25) na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, discutirá o atual quadro do setor em Pernambuco e as políticas públicas voltadas à caprinovinocultura.
A palestra do Instituto tenta chamar a atenção para a importância do associativismo, organização social de produtores para orientar a produção, integração entre instituições de caráter agropecuário e contribuição das políticas públicas para o fortalecimento do setor. O encontro é uma oportunidade para que os caprinovinocultores conheçam as políticas disponíveis para o setor e as quais podem aderir. Atualmente, além do Crédito Rural, os agricultores podem participar do Programa de Aquisição de Alimento – PAA, ação do Governo Federal que compra a carne dos pequenos produtores e a repassa para entidades carentes.
Para o extensionista do IPA, Daerson Barroso, a meta é discutir as dificuldades da caprinovinocultura, a nível municipal e estadual, e ações para alavancar o desenvolvimento do setor em Pernambuco. Hoje, a taxa de mortalidade ainda elevada dos animais e o abate em idade inadequada contribuem para a manutenção dos baixos níveis de produtividade e qualidade da carne produzida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário