sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PERNAMBUCO É HOMENAGEADO POR INVESTIMENTOS NAS EXPORTAÇÕES

Em evento que contou com a participação de mais de duas mil lideranças empresariais de todo o país, o governador Eduardo Campos foi homenageado na noite dessa terça-feira (22), em São Paulo, em reconhecimento ao esforço do Governo de Pernambuco pelos investimentos em infra-estrutura e de estimular e organizar o setor de exportação do estado. Eduardo recebeu o Prêmio Apex-Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Promoção das Exportações e dos Investimentos (Apex) pela implantação em Pernambuco de medidas concretas visando a ampliação do número de produtos exportados e aumento do número de destinos. Com isso, o estado vem alcançando índices acima da média regional na pauta das exportações.


Eduardo Campos garantiu que é "prioridade do Governo de Pernambuco participar do esforço exportador do país, que tem sido a força motriz do desenvolvimento brasileiro nos últimos anos". Na pauta de exportações do estado ainda se mantém como destaque a indústria açucareira, mas produtos como plásticos, frutas, peixes e borracha, entre outros, apresentaram, no período de janeiro a setembro de 2008, bons índices de crescimento. Além disso, Pernambuco se prepara, através dos investimentos em Suape, para alavancar o número das exportações.

O Prêmio Apex-Brasil é atribuído em categorias como Inserção de Novas Empresas no Esforço Exportador; Ação de Promoção Comercial Diferenciada e Inteligência Comercial. Grandes empresas, como a Sadia, e poderosas associações empresariais, como a ABIT, foram vencedoras do Prêmio que, este ano, pela primeira vez, foi atribuído na categoria Estados, para a qual o júri presidido pelo ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero declarou Pernambuco como o grande vencedor.

"É uma honra para Pernambuco receber esta distinção, fruto do trabalho de milhões de brasileiros que, em nosso estado, estão empreendendo o grande esforço de mudar a base produtiva e a realidade social da região", afirmou o governador.

Fundada há dez anos, a Apex-Brasil foi reestruturada no Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e trabalha com o objetivo de estimular as exportações brasileiras. A entidade executa projetos com mais de 60 entidades de classe representativas de setores da indústria e serviços.

Segundo o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, presente na solenidade, a entidade vem contribuindo para os excelentes resultados da balança comercial por meio da diversificação da pauta exportadora, abertura de novos mercados e consolidação e ampliação dos mercados tradicionais e, particularmente, do crescimento notável nas vendas de itens com maior valor agregado.

Nenhum comentário: