segunda-feira, 13 de julho de 2009

Juizado do Torcedor promove cursos técnicos para alunos exemplares


O Juizado do Torcedor está concluindo, nesta sexta-feira (10), o primeiro Curso de Técnicas de Vendas oferecido a torcedores que cumpriram medidas alternativas em razão de conflitos ocorridos durante jogos de futebol. Realizado em parceria com o Senac, o curso com duração de uma semana, das 19h às 22h, beneficia, a princípio, 15 jovens integrantes do primeiro grupo de torcedores que participaram do Programa Futebol Cidadão.

Além do curso de Técnicas de Vendas - que teve início da segunda-feira (6) e termina nesta sexta-feira (10) -, um Curso de Logística também será ministrado para outro grupo de 15 ex-participantes das dinâmicas do Futebol Cidadão. Segundo o juiz titular do Jetep, Ailton Alfredo, o projeto foi pensado para premiar os torcedores que participaram exemplarmente das atividades do programa.

“O objetivo principal do programa não é punir por punir, mas transmitir aos jovens uma nova orientação para o convívio em sociedade. Entre os jovens que integraram a primeira turma do Futebol Cidadão, alguns se destacaram com participações muito positivas, de forma bastante integrada ao espírito do projeto, e por isso foram premiados com esses cursos”, disse Ailton Alfredo.

A iniciativa do Jetep foi bem recebida pelos torcedores punidos, que aprovaram tanto a iniciativa da Justiça de criar o Juizado do Torcedor, como também receberam com satisfação a iniciativa dos cursos técnicos. “A gente aprendeu muito no Jetep. Lá ficou todo mundo junto, pessoas de torcidas inimigas ficaram amigos. Muita gente disse que se fosse pra ficar lá mais tempo ficaria. Agora ninguém quer mais ficar no foco da bagunça”, disse Erlito Farias, 25 anos.

Além da oportunidade de aprender “outra maneira de ver as coisas”, Farias, que trabalha como vendedor de frios e laticínios no Mercado de São José, também teve a chance de melhorar sua capacitação profissional. “Para fazer um curso desses precisa ter dinheiro para pagar. Para mim foi muita vantagem, porque aprendi várias maneiras de atender o freguês e agora tenho outra maneira de tratar o cliente”, disse.

Futebol Cidadão

Promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, através do Juizado do Torcedor, o Programa Futebol Cidadão consiste em um conjunto de ações como dinâmicas de grupo, palestras e oficinas. Os eventos acontecem sempre nos mesmos horários das partidas de futebol, deixando os participantes impossibilitados de freqüentarem os estádios em dias de jogos. O público alvo é constituído de torcedores que participaram de brigas ou atos de vandalismo em jogos anteriores.

Os primeiros torcedores que participaram programa, durante três meses ficaram impedidos de assistir a partidas de futebol. Essa é a principal punição atribuída aos autores de infrações de menor potencial ofensivo. Mas a ação do Jetep não se restringe ao ato punitivo. Sua proposta final é promover uma cultura de paz entre os torcedores que vão a campo.

Nenhum comentário: