quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CEHAB entrega 225 casas em Afogados da Ingazeira



Douglas Fagner/CEHAB
O Governo do Estado, por intermédio do Programa Minha Casa, entregou 225 unidades habitacionais no município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, localizado a 375 km da capital pernambucana. A ação beneficiou diretamente 1.115 pessoas de baixa renda que deixaram de pagar aluguel ou viver em moradias precárias. A casas foram construídas por meio de uma parceria dos governos Federal e Estadual e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, as Operações Coletivas, e totalizam um investimento de R$ 2.062.750. O Conjunto residencial recebeu o nome do ex-governador do Estado, Miguel Arraes.

No evento, estiveram presentes o secretário das Cidades, Humberto Costa, o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), Jorge Carreiro, o prefeito de Afogados, Totonho Valadares e o superintente regional da Caixa Econômica Federal, Alex Norat. “Essa foi uma das primeiras parcerias que firmamos no governo Eduardo Campos, que é um governo popular e está olhando para as pessoas que mais precisam”, ressaltou Humberto Costa. O secretário ainda prometeu entregar o mais rápido possível a Academia das Cidades que está sendo construída no município. “Com o projeto, as pessoas terão acesso a uma vida melhor e mais saudável por meio da prática de exercícios físicos”, explicou.

“Temos aqui a prova de que unir esforços faz toda a diferença. São muitas as mudanças construídas pelo Governo, frutos do trabalho e da capacidade de somar”, enfatizou o presidente da CEHAB, Jorge Carreiro. Ele ainda lembrou que “mais de seis mil casas já foram entregues às famílias pernambucanas de baixa renda. A nossa expectativa é que, através do Minha Casa, possamos entregar oito mil unidades até o final do ano”.

“Só temos a agradecer ao Governo do Estado por buscar esses recursos e tornar Afogados da Ingazeira uma cidade melhor. Agora, essas pessoas têm casas mais saudáveis e higiênicas”, declarou o prefeito Totonho Valadares.
O superintendente regional da Caixa Econômica, Alex Norat, também destacou o trabalho do Governo do Estado. “Jorge Carreiro e Humberto Costa têm feito muitos esforços para assegurar o maior volume de recursos e, conseqüentemente, um grande número de casas para o povo pernambucano”, disse.

Mas nenhuma satisfação foi maior do que a da auxiliar de serviços gerais, Fátima Maria, de 42 anos. Ela, que recebeu uma das 225 casas, vai sair do aluguel que paga há mais de 20 anos. “Recebo um salário mínimo por mês para sustentar sete filhos. Hoje, agradeço a Deus a casa que ganhei. Esse é o começo de uma nova vida e um sonho que está se realizando”, comemora a nova moradora do Conjunto Residencial Miguel Arraes. Na ocasião, também houve a entrega simbólica das chaves das casas a dez moradores.

Minha Casa - Programa realizado pelos Governos Federal, Estadual (Secretaria das Cidades e CEHAB) e Municipal, tem como foco a produção de habitação de interesse social, que representa 91% do déficit habitacional de todo o Estado. Ao todo, j´s estão contratadas 20.931 unidades habitacionais que representam recursos na ordem de R$ 181 milhões.

Um comentário:

Anônimo disse...

quem foram os ganhadores