quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Salão de Artes Plásticas oferece oficina do carioca Márcio Botner

A programação do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco – promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) – inclui uma série de atividades voltadas à reflexão da produção artística atual. Uma delas é a oficina Artista como agente, ministrada pelo galerista, artista e professor carioca Márcio Botner, que acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe).

A proposta é debater as ações e relações dos artistas plásticos e a cena contemporânea, além da produção de portfólio. A iniciativa é direcionada a artistas, críticos, curadores e estudantes de artes visuais que podem fazer sua inscrição até 12 de dezembro pelo telefone (81) 8639-1230 ou pelo e-mail: educativosalaope@gmail.com.

Figura circulante nas artes visuais do Rio de Janeiro, Botner é sócio-fundador da Galeria de Artes A Gentil Carioca, reconhecida pelas novidades que introduz no mercado artístico, seja apresentando nomes, trabalhos ou ainda na ousadia de suas obras.

CATÁLOGO – O próximo dia 17 será marcado pelo lançamento de duas publicações, também ligadas ao Salão de Artes Plásticas: o catálogo da exposição Narrativas em Madeira e Muro – Presença da xilogravura popular nas obras de Samico e Derlon e o Caderno do educativo da Mostra, ambos no Museu do Estado, às 16h, com distribuição gratuita de exemplares. O encontro entre as obras do gravador Gilvan Samico e do grafiteiro Derlon Almeida é a primeira mostra do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. A exposição fica aberta à visitação no Museu do Estado até o próximo dia 18 de janeiro.

SALÃO – O 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, que neste ano homenageia o pintor Jairo Arcoverde, oferece 21 bolsas para pesquisa ou produção e mais 24 prêmios, totalizando R$ 360 mil em fomento direto para diversas áreas de artes visuais. Com 260 projetos inscritos, o Salão de Artes Plásticas comemora um aumento de 40% nas inscrições em relação à edição passada. Ao invés de premiar obras prontas, o Salão seleciona, anualmente, projetos que serão fomentados pela instituição, com o intuito de incentivar as áreas de pesquisa, formação, difusão, etc. Já passaram pelo Salão, artistas pernambucanos como Vicente do Rego Monteiro, Francisco Brennand, Gilvan Samico, João Câmara, Paulo Bruscky.

SERVIÇO
Inscrições para oficina Artista como agente, com Márcio Botner
Data: até 12/12
Informações: (81) 8639-1230 ou educativosalaope@gmail.com
Data da oficina: 15/12 a 17/12
Local: Museu do Estado de Pernambuco - Av. Rui Barbosa, 960, Graças

Nenhum comentário: