quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Eduardo enaltece extensionistas rurais no dia da profissão
“Vocês estão próximos daqueles que mais precisam do Estado. Por isso o nosso Governo está trabalhando de forma determinada para reconstruir e valorizar a extensão rural”. Foi com essas palavras que o governador Eduardo Campos saudou o trabalho dos extensionistas que participaram do II Seminário de Extensão Rural, realizado no Recife.
Promovido pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o evento teve como tema "Mãos que Constroem e Transformam", e marcou o Dia Nacional do Extensionista Rural. Também presentes ao encontro o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira e o presidente do Instituto de Pesquisa Agropecuária, Júlio Zoé de Britto.
Eduardo explicou que um dos maiores desafios de Pernambuco é realizar o crescimento de forma equilibrada e que isso não é possível sem olhar para o mundo rural. “O trabalho dos extensionistas está nos surpreendendo, não só por levar assistência técnica aos trabalhadores rurais, mas por ter um espírito público extraordinário. Tenho testemunhos de que esta tropa é fundamental para o funcionamento do Programa Mãe Coruja no Sertão do Moxotó”, exemplificou o governador.
A extensionista Mônica Barbosa, que trabalha em Tracunhaém, acha importantíssima a revitalização da extensão rural porque os trabalhadores da zona rural não têm acesso à assistência técnica. “Nosso trabalho melhora a renda e a vida desses trabalhadores. Sem falar que não ajudamos só na agricultura. Questões de saúde, educação e noções sobre direito também são abordadas pelos extensionistas”, comentou Mônica.
Segundo Ângelo Ferreira, a assistência técnica rural, que estava praticamente abandonada em Pernambuco, conseguiu, através de um projeto aprovado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, R$ 11 milhões em 2007. “Pernambuco já tem garantidos mais R$ 14 milhões para o serviço de extensão em 2009”, afirmou Ângelo.
O Governo do Estado vem investindo na recuperação e fortalecimento da assistência técnica e extensão rural em Pernambuco, com a instalação de escritórios, aquisição de equipamentos, contratação de extensionistas e viabilização de recursos para os projetos. “Acredito que juntos podemos fazer o que antes parecia impossível”, disse Eduardo para os extensionistas.
“Ontem, durante o Fórum dos Governadores o Presidente Lula assinou um decreto que regulamenta um novo procedimento para o Programa Nacional de Crédito Fundiário que vai favorecer muito a agricultura familiar. Estamos com uma emenda de bancada para ser aprovada que vai aumentar os recursos para o IPA. Ou seja, em 2009 o trabalho será redobrado para melhorar a vida na zona rural de Pernambuco. Parabéns a vocês todos pelo belíssimo trabalho”, finalizou o Governador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário